Page tree

Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

Anchor
Voltar
Voltar

Table of Contents
minLevel2
stylenone
separatorpipe

Produto: maxPedido

Resumo

Esse artigo descreve os recursos


Este tutorial irá descrever as funcionalidades da tela inicial do maxPedido, um aplicativo de vendas que está disponível dentro do maxSoluções. Por por ele o vendedor pode pesquisar os clientes, enviar orçamentos e pedidos, acompanhar pedidos enviados para o ERP, dentre outras funções. 

O

aplicativo será utilizado pelo representante para confeccionar pedidos ou orçamentos, e realizar consultas, entre outras funcionalidades1.0 -

maxPedido utiliza a estrutura de nuvem para realizar a comunicação do aparelho com o banco de dados do ERP. O aplicativo faz contato com o servidor da MáximaTech alocado na nuvem, grava as informações, faz contato com o ERP enviando as informações, capta as atualizações feitas no ERP, devolve para o servidor da MáximaTech e no momento que o Vendedor faz a sincronização do aplicativo, atualiza as informações no mesmo.

Primeiros passos - instalação do aplicativo

Expand


A instalação é simples e rápida. O aplicativo está disponível na Play Store, então basta buscar no campo de pesquisa o aplicativo maxSoluções para ser baixado e

clique

clicar em Instalar;

Image Removed
Image Added


Ao concluir a instalação será aberta a tela do aplicativo maxSoluções, ou será necessário localiza-lo em seu smartfone, clique em Abrir;

Image Removed
Image Added

Preencha o campos Login e Senha e clique

em Entrar

em Entrar. Será aberta a tela inicial do maxSoluções com os produtos disponíveis para uso, clique no

produto maxPedido

produto maxPedido;

Image Removed
Image Added


Tip

Verifique com o TI de sua empresa os seus dados

de

com Login e senha.


Clique na opção Instalar, caso apareça a mensagem “Para sua segurança, seu smartphone não tem permissão para instalar apps desconhecidos dessa fonte", clique em Configurações e irá abrir a tela de segurança do smartfone para

habilitar

habilitar a permissão para utilização de fontes desconhecidas;

Image Removed
Image Added


Após aplicar a permissão retorne ao aplicativo do maxPedido e clique na opção de Instalar;

Image Removed
Image Added


Ao final da instalação serão solicitadas algumas permissões de acesso para o maxPedido como contatos, tirar fotos e gravar vídeos, acesso a localização do dispositivo, acesso a fotos, mídia e arquivos do dispositivo, clique em Permitir em todos; 

Image Removed
Image Added


Warning

Na solicitação " Permitir que o app maxPedido acesse a localização deste dispositivo" escolha a opção " Permitir o tempo todo".


Após aplicar as permissões será feita de forma automática a primeira sincronização, irá baixar a base do vendedor para que ele possa começar a utilizar o maxPedido

.

;

Image Removed
Image Added


Tip
  • A primeira sincronização pode levar um tempo maior, pois está baixando toda a base e montando o ambiente

de venda do Vendedor
  • para o vendedor;

  • O login é feito pelo menu único o maxSoluções,

sendo assim
  • ou seja, ao abrir o maxPedido não irá pedir usuário e senha novamente.

2.0 -

Voltar

Verifique abaixo

cada

cada aba


Mensagens
Expand
1.0 -

O ícone

de 

Image Modified se refere a mensagem enviada do ERP ao vendedor e também do vendedor ao ERP. Nela serão visualizadas as opções de acesso a Caixa de entrada, onde será encontrada a Mensagem Circular que é a mensagem que aparece na tela inicial ao entrar no maxPedido

e

, terá acesso também Caixa de Saída onde são visualizadas as mensagens que o usuário encaminha para a

Empresa

empresa e

também

a opção de envio de mensagem

.

;

Image Removed
Image Added

















Tip
  •  Pela Caixa de entrada
:
  •  é possível clicar em Image Modified e excluir as mensagens
. Esta opção
  • , serve para selecionar as mensagens já lidas e exclui-las;
  • Para ler a mensagem basta clicar sobre a mensagem desejada, irá abrir a tela e detalhes da mensagem;

  • Quando abrir uma mensagem, para voltar para a tela anterior, é necessário clicar no botão voltar do Aparelho

,
  • ao final da tela.


Para enviar uma mensagem clique na Caixa de Saída e em seguida no menu lateral direito Image Modified em Novo Recado. Preencha o setor, destinatário, assunto e o recado e depois clique em Salvar.

Image Removed


Image Added


Tip

As opções de mensagens

,

podem mudar de empresa para empresa, pois depende de permissões para libera-las.

Voltar



Sincronização

Expand

Ao clicar em Sincronização, o maxPedido irá realizar a comunicação com o banco de dados Máxima tech. Serão enviados os dados ainda não sincronizados

buscando 

buscando as informações que

que

ainda não foram enviadas ao aparelho. Ao final do processo de

sincronização 

sincronização voltará automaticamente para a tela inicial do aplicativo

.

;

Image Modified
Image Removed
Image Added


Tip

O processo de sincronização precisa ser realizado sempre que o vendedor necessitar dos dados atualizados.


Voltar


Informações

Expand
Em de Informações, teremos todas

No canto superior direito da tela, clique em Image AddedInformações teremos todos os dados referentes a empresa que o aplicativo está buscando, como nome da empresa, nome do usuário, chave de instalação, data da

ultima

última sincronização e a versão do aplicativo

No canto superior direito da tela, clique em Image Removed e clique em Informações.Image Removed

;

Image Added

Tip

Image Modified Para voltar clique na seta na parte superior esquerda do seu aplicativo.

Voltar


Ferramentas

Expand

No canto superior direito da tela, clique em Image Modified e em seguida clique

em 

em Ferramentas

.

;

Image Removed

Image Added

Serão apresentadas varias opções para uso do aplicativo, como importação de dados, backup e restauração, configurações etc.;

Image Modified


Image Added


                                                                                                          Image Modified     Image Modified                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   



















Warning

Ao alterar qualquer parâmetro clique no ícone Image Modified para salvar as configurações selecionadas ou clique no botão voltar do aparelho, surgirá uma mensagem Deseja salvar as configurações? clique em salvar.



Image Modified


Warning

Para fazer o suporte via Quicksupport, o usuário não pode estar recebendo ligação no aparelho, o

QuickSupport suporte

quickSupport deve estar aberto em primeiro plano

,

para que

ser

possa se estabelecer a primeira conexão.

Voltar



Clientes

Expand

Ao clicar no menu

clientes

Clientes,

será aberto

abrirá a tela com todos os clientes do RCA

conforme abaixo. Nesta tela serão encontradas

, apresentando as opções de

Cadastro

cadastro de cliente,

Configurações

configurações de listagem,

Pesquisa de cliente e um Menu lateral superior com

informação do Pedido/Cliente e no menu lateral superiorImage Added , mais opções relacionada ao cliente. É por esta tela que será iniciado o pedido, segurando o cliente desejado e arrastando a seleção para direita ou esquerda.

Quando clicar sobre o cliente, irá abrir a tela de Cliente, onde terá todos os seus dados

Image Removed


Image Added


Cadastro de Clientes

Expand

Acesse o menu Clientes, clique no menu superior direito Image Modified

 e

em seguida em Gerenciar clientes, será aberto a tela de Carteira de clientes.

Image Removed


Image Added

Na tela de Carteira de Clientes, clique no menu superior direito Image Modified, abrirá a tela  de Cadastro do clientes;

Image Removed

Image Added



Na tela de Cadastro de cliente poderão ser inseridos os dados

de Dados

cadastrais,

Localização, Roteiro

localização, endereço comercial, roteiro de visitas,

Endereço comercial, Endereço de Cobrança, Endereço de Entrega, Informações Adicionais, Posição Financeira, Observações Gerenciais, Contatos e Referências Comerciais:

 endereço de cobrança, endereço de entrega, posição financeira, observações gerenciais, contatos e referências comerciais;


Na Aba Dados Cadastrais 

serão  colocadas

serão inseridas as informações principais do cliente

,

e na aba localização

,

pode ser

pesquisada

pesquisado a

localização

posição do cliente pelo mapa, selecione a localização e clique em salvar

.

;

Image Removed

Image Added           Image Modified



As abas seguintes serão de cadastro de

Endereço Comercial

endereço comercial,

Roteiro

roteiro de

Visitas

visitas,

Endereço

endereço de

Cobrança

cobrança e

Endereço

endereço de

Entrega

entrega;

Image Removed

Image Added


Na aba de Informações Adicionais, poderá ser

adicionado

inserido o contato financeiro,

o

contato do comprador, marcar os dias para atendimento comercial onde é possível realizar ligações e etc. Na aba Posição financeira, poderão ser inseridas as informações de agência e banco que o cliente trabalha

.

;

Image Removed

Image Added


Em observações Gerenciais existe um campo de texto, onde o vendedor pode apontar suas observações sobre o cliente

.

;

Image Removed

Image Added


Permanecendo na tela de

cadastro

Cadastro de clientes clique  no menu lateral

direito  

direito Image Added , irá abrir a opção de

cadastrar Contatos

Cadastrar Contatos,

 onde terá

com as informações referentes ao contato deste

Cliente

cliente;

Image Removed

A última aba do cadastro de cliente será a de 

Image Added


Ainda em Cadastro de Cliente, em  Referência comercial, clique no menu lateral

direito 

direito Image Added, irá abrir a opção para realizar o cadastro

. Depois

, depois de preencher clique no menu lateral superior direito Image Added para salvar.


Image Added

Por fim,

para salvar.

Image Removed

em Cadastro de Cliente, em Anexos é apresentada a opção para tirar uma foto ou busca-la na galeria de seu aparelho.


Image Added  Image Added


Warning

Os dados do cadastro do cliente serão enviados para o ERP

ao fazer

quando é realizada a sincronização do maxPedido

, a

. A integradora do ERP irá validar os dados e emitir a critica de retorno deste cadastro de cliente

, para consultar o status deste cadastro, clique em Clientes, menu superior direito Gerenciar Clientes, irá mostrar todos os cadastros feitos, clique no cadastro desejado.

Voltar


Pedidos

Expand

Na tela de pedidos encontramos os pedidos e orçamentos enviados para o ERP e o status de envio e retorno deste pedido. No menu superior direito Image Modified,será encontrada a legenda, onde poderá ser identificado todos os significados;

                                                                                                

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
Image Removed
Image Added





Image Modified




Na opção de filtros de pesquisa Image Modified serão encontradas diversas opções para serem utilizadas na pesquisa de pedidos e /ou orçamentos, para configurar cada um, clique na seta no final do filtro, irá abrir as opções para serem selecionadas ou preenchidas. Selecione também as opções de pesquisa de Pedido

ou orçamento ou os dois

e/ou orçamento  e clique em

aplicar

Aplicar, será impresso na tela de pedidos e/ou orçamentos referente a pesquisa feita;


Image Modified


Ao clicar em Image Modified abrirá o campo para que seja digitada a pesquisa;

Image Removed


Image Added


Tip
titleImportante:

Image Modified - Quando o Cadeado está

laranja 

laranja o pedido está salvo enviado e bloqueado na nuvem (salvar e bloquear no pedido),

Image Modified - Quando

ele

estiver azul o pedido está enviado, mas ainda não está na nuvem (geralmente acontece quando está sem conexão com a internet).


No menu Pedidos ainda temos outras 3 funcionalidades importantes:


Clicar e segurar sobre o pedido/orçamento -
 Ao clicar e segurar sobre o pedido ou orçamento, irá
  Irá apresentar as opções liberadas para trabalhar com este orçamento ou pedido, como editar, duplicar, cancelar, reenviar e etc. Deve-se lembrar também que as opções informadas para este recurso dependem de parametrização dentro do maxPedido
.
;

Image Removed



Image Added


Clicar e fazer a rolagem para baixo -
 Ao clicar e fazer a rolagem para baixo, o
status do pedido
irá ser
será atualizado
, e
de acordo com o que for processado na nuvem do maxPedido
.
;

Image Removed


Image Added


Apenas Clicar - Quando clicar sobre um dos pedidos e/ou orçamento, será aberto a tela de crítica e detalhes deste pedido e/ou orçamento, clique em Abrir Crítica e terá a leitura da crítica que foi gerada pelo ERP

;

Image Removed


Image Added


Os próximo

menus são os Detalhes que irá

menu de Detalhes irá apresentar o resumo do pedido ou orçamento e Itens, que irá informar os itens deste pedido ou orçamento;

Image Removed


Image Added                Image Modified



Ainda temos os menus: Faltas, Cortes, Movimentação e Observação

:

;

Image Modified


Image Modified    Traz a informação de faltas caso tenha alguma nos itens do pedido no ERP;

Image Modified    Traz as informações de corte caso o pedido tenha sofrido algum corte no ERP;

Image Modified Traz a visualização das movimentações do pedido dentro do ERP;

Image Modified   Traz as observações do pedido, como observações de entrega e número de pedido do cliente.


  Voltar


Objetivos 

Expand

Em objetivos, através do Resumo de Vendas é possível obter as informações de venda e conta corrente do usuário, que dependendo da parametrização pode trazer mais opções de informações, como metas de cadastros no ERP.


Acesse ao aplicativo do maxPedido e clique no campo Objetivos;

Image Modified

Será aberta a tela de Resumo de Vendas com varias informações como, informações de

Limite de Conta Corrente Temporário, Saldo Disponível em Conta Corrente do RCA, Saldo de Conta Corrente

limite de conta corrente temporário, saldo disponível em conta corrente do RCA e saldo de conta corrente;

Image Modified

1.3 - No


 No canto inferior direito, ao clicar em Pesquisar Image Modifiedserá aberto um

filtro 

filtro para que sejam preenchidas as informações de período que

se

deseja imprimir os dados na tela do

Usuário.

usuário;


Image Modified


Warning

Para que sejam impressos os dados nesta tela, é necessário fazer esta pesquisa inicialmente, assim será impresso na tela o Resumo do

usuário

Usuário.

Voltar



Produtos

Expand

No menu de produtos

ao abrir o mesmo, será aberto

, abrirá uma tela de pesquisa,

depois de preencher

preencha os campos de acordo com a necessidade e clique em Pesquisar

, o botão limpar, irá limpar

. Ao clicar na opção Limpar Filtros, irá apagar todos os campos que foram preenchidos

.

;

Image Removed

Ao clicar em Image Modified serão apresentadas as legendas com a pesquisa para o produto, nesse caso também funciona como critério de pesquisa se os campos forem marcados ou demarcados.

Image Removed


Image Added

Image Removed


Warning

Após a realização da pesquisa

e clicar em confirmar

, será visualizado na tela todos os produtos dentro da pesquisa feita

;

Na tela de resultado de produtos ao clicar no menu superior direito, terá a opção de emitir a Legenda de produtos, diferente da legenda da tela de pesquisa esta não tem a opção de utilizá-la como parte da pesquisa.

.

Voltar



Consultas

Expand

No menu

consultas

Consultas, o vendedor terá acesso as informações como clientes com vendas já realizadas, situação financeira do cliente, histórico de pedidos e clientes aniversariantes;

Image Removed

Políticas Comerciais

Expand

A opção de Políticas Comerciais, possibilita que sejam verificadas todas as políticas comerciais separadas por tipo;

Image Removed          Image Removed

 Ao clicar no menu de Políticas Comerciaisserá emitida uma lista de políticas caso tenha alguma cadastrada para esta seleção. Para voltar para o menu de políticas só clicar no botão voltar de seu aparelho.

Image Removed

Warning

As políticas comerciais são cadastradas no ERP, serão vistas as que foram liberadas para o força de vendas, ou todos os tipos de vendas.

Histórico de Pedidos

Expand

Ao clicar no menu de Histórico de Pedidos, abrirá uma nova tela solicitando que seja selecionado o período que deseja pesquisar os pedidos. Ao clicar em Pesquisar já será emitido os pedidos na tela.

Image Removed

Image Removed

Em legendas do Sistema é possível identificar pela cor o status do Pedido

Image Removed 

Em ordenação poderá ser selecionado a forma de ordenação dos pedidos gerados na tela, e a ordem conforme a flag Ordem decrescente, caso desmarcada será em ordem crescente.

Image Removed                  

Consulta de aniversários

Expand

A consulta de Aniversários, irá trazer os contatos cadastrados para o cliente, e suas datas de aniversários de acordo com a pesquisa feita na tela inicial.

Image Removed

Image Added


Positivação de clientes

Expand

Image RemovedNa positivação de cliente, pode ser pesquisado os clientes positivados e não positivados, ou seja, os clientes que já tiveram e não tiveram vendas.

Ao selecionar este menu, será aberta uma nova tela para ser escolhido o tipo de filtro Positivado ou Não positivado, o período que deseja ser pesquisado, e ainda os filtros por Cliente ou Fornecedor. Ao preencher os campos desejados clique em Confirmar para que será impresso na tela, o cliente e os produtos vendidos para este cliente.

Image Removed

Pesquisa de Clientes Positivados

Image Removed

Pesquisa de Clientes não Positivados

Image Removed

Tip

Obs.: Para sair da tela de resultado da pesquisa de Clientes Positivados ou Não Positivados, clique no botão voltar do seu aparelho.

Títulos

Expand

A consulta de títulos, pode ser parametrizada para trazer todos os títulos do cliente pagos e não pagos, títulos gerados apenas pelo vendedor ou não e também títulos apenas vencidos

Warning

Esta é uma parametrização feita dentro da parte administrativa

Ao pesquisar os títulos, será impresso uma tela com a posição financeira dos clientes

Image Removed

Ao selecionar o ícone Image Removed será exibido a opção Selecione os filtros, com opções de filtros para pesquisa, clicando na opção Mais filtros irá abrir a tela de filtros adicionais para aprimorar a pesquisa.

Image Removed

Ao selecionar o ícone Image Removed, serão visualizadas todas as legendas do sistema, sendo possível identificar pela cor o status do titulo do cliente.

Image Removed

Notificação de Estoque

Expand

Na opção de Notificação de Estoque poderá ser pesquisado notificações de Chegada de Mercadoria e Término de mercadoria, essa notificação é envida pelo ERP. Selecione o tipo de notificação, a Filial e a data de inicio e fim ( De: / Até:), que será impresso na tela as notificações recebidas.

Image Removed

        A notificação de estoque consiste em:

  • Verificar a tabela de estoque determinando a Chegada de mercadoria/Término de mercadoria, ou seja, tinha estoque anteriormente e agora o estoque ficou zerado, deste modo é tratado como "Término de mercadoria", os produtos que estavam com estoque igual a zero e a partir da movimentação ficou maior que zero serão tratados como "Chegada de mercadoria".
  • Chegada de mercadoria = (Estoque anterior = 0 e estoque atual > 0);
  • Término de mercadoria = (Estoque anterior > 0 e estoque atual = 0).

Para saber mais sobre acesse → Como verificar Positivação de clientes no App do maxPedido - Base de Conhecimento MáximaTech - Base de Conhecimento MáximaTech (maximatech.com.br)


Títulos

Para saber mais sobre acesse → Como consultar os Títulos no App do maxPedido - Base de Conhecimento MáximaTech - Base de Conhecimento MáximaTech (maximatech.com.br)


Notificação de Estoque 

Para saber mais sobre acesse → Como verificar Notificação de Estoque no App do maxPedido - Base de Conhecimento MáximaTech - Base de Conhecimento MáximaTech (maximatech.com.br)


Políticas Comerciais

Para saber mais sobre acesse→ Como ter acesso as Políticas Comerciais no App do maxPedido - Base de Conhecimento MáximaTech - Base de Conhecimento MáximaTech (maximatech.com.br)


Histórico de Pedidos

Para saber mais sobre acesse → Como ter acesso ao Histórico de Pedidos no App do maxPedido - Base de Conhecimento MáximaTech - Base de Conhecimento MáximaTech (maximatech.com.br)


Consulta Aniversários

Para saber mais sobre acesse  Como realizar Consulta de Aniversários no App do maxPedido - Base de Conhecimento MáximaTech - Base de Conhecimento MáximaTech (maximatech.com.br)



Relatórios

Expand

No menu Relatórios são apresentados os relatórios por requisição, onde os dados são solicitados do banco da nuvem do ERP, gerando o resultado em PDF nas notificações do aparelho do usuário. Acesse o aplicativo do maxPedido e clique no campo Relatórios;


Image Added


Existem os relatórios que estão disponíveis pelo central de configurações, podendo ser liberados ou não para os usuário do maxPedido. Ao abrir a tela de relatórios, clique no ícone Image Added, serão apresentadas algumas opções de relatórios, clique no que deseja visualizar;


Image Added



Existem também os relatórios para o usuário do ERP Winthor, extraídos pela rotina 800(Gerador de Relatórios), são relatórios personalizados liberados para o usuário. Clique no ícone Image Added, abrirá a tela para filtrar o relatório desejado, faça a seleção e em seguida clique em Gerar Relatório, será apresentada a tela com a relação de relatórios gerados, clique no que deseja visualizar.


Image Added


Warning

O Relatório 800 - Winthor é exclusivo para cliente com ERP winthor.


Voltar

Gerenciar Itens

Expand

Em Gerenciar Itens  é possível escolher os menus que farão parte da tela inicial do maxPedido. Após marcar os menus desejados clique em salvar, na tela inicial já será configurado com os menus selecionados.

Image Added


Warning
titleObservação:

Os menus Clientes e Pedidos não podem ser ocultados


Voltar

Content by Label
showLabelsfalse
max5
spacesBMX
showSpacefalse
sortmodified
reversetrue
typepage
cqllabel in ("maxpedido","aplicativo","funcionalidades","passo","instalação","ferramentas","configurações") and space = "BMX"
labelscerca eletrônica geolocalização portal executivo maxPromotor

Artigo sugerido pelo analista Angelita Santana

Image Added

Image Added