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Produto: maxPedido

Resumo


Este tutorial irá descrever as funcionalidades da tela inicial do maxPedido, um aplicativo de vendas que está disponível dentro do maxSoluções. O maxPedido é a evolução do pedido de vendas, Por por ele o vendedor pode pesquisar os clientes, enviar orçamentos e pedidos, acompanhar pedidos enviados para o ERP, dentre outras funções. 

O maxPedido utiliza a estrutura de nuvem para realizar a comunicação do aparelho com o banco de dados do ERP. O aplicativo faz contato com o nosso servidor da MáximaTech alocado na nuvem, grava as informações, nosso servidor faz contato com o ERP enviando as informações, capta as atualizações feitas no ERP, devolve para nosso o servidor da MáximaTech e no momento que o Vendedor faz a sincronização do aplicativo, atualiza as informações no mesmo.

Primeiros passos - instalação do aplicativo


A instalação é simples e rápida. O aplicativo está disponível na Play Store, então basta buscar no campo de pesquisa o aplicativo maxSoluções para ser baixado e clicar em Instalar;

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Ao concluir a instalação será aberta a tela do aplicativo maxSoluções, ou será necessário localiza-lo em seu smartfone, clique em Abrir;

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Preencha o campos Login e Senha e clique em Entrar. Será aberta a tela inicial do maxSoluções com os produtos disponíveis para uso, clique no produto maxPedido;

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Tip

Verifique com o TI de sua empresa os seus dados com Login e senha.


Clique na opção Instalar, caso apareça a mensagem “Para sua segurança, seu smartphone não tem permissão para instalar apps desconhecidos dessa fonte", clique em Configurações e irá abrir a tela de segurança do smartfone para habilitar a permissão para utilização de fontes desconhecidas;

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Após aplicar a permissão retorne ao aplicativo do maxPedido e clique na opção de Instalar;

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Ao final da instalação serão solicitadas algumas permissões de acesso para o maxPedido como contatos, tirar fotos e gravar vídeos, acesso a localização do dispositivo, acesso a fotos, mídia e arquivos do dispositivo, clique em Permitir em todos; 

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Warning

Na solicitação " Permitir que o app maxPedido acesse a localização deste dispositivo" escolha a opção " Permitir o tempo todo".


Após aplicar as permissões será feita de forma automática a primeira sincronização, irá baixar a base do vendedor para que ele possa começar a utilizar o maxPedido.;

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Tip
  • A primeira sincronização pode levar um tempo maior, pois está baixando toda a base e montando o ambiente para o vendedor;

  • O login é feito pelo menu único o maxSoluções, ou seja, ao abrir o maxPedido não irá pedir usuário e senha novamente.

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Verifique abaixo

cada

cada aba


Mensagens
Expand

O ícone de   se refere a mensagem enviada do ERP ao vendedor e também do vendedor ao ERP. Nela serão visualizadas as opções de acesso a Caixa de entrada, onde será encontrada a Mensagem Circular que é a mensagem que aparece na tela inicial ao entrar no maxPedido e , terá acesso também Caixa de Saída onde são visualizadas as mensagens que o usuário encaminha para a empresa e também a opção de envio de mensagem;

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Tip
  •  Pela Caixa de entrada é possível clicar em  e excluir as mensagens. Esta opção , serve para selecionar as mensagens já lidas e exclui-las;
  • Para ler a mensagem basta clicar sobre a mensagem desejada, irá abrir a tela e detalhes da mensagem;

  • Quando abrir uma mensagem, para voltar para a tela anterior, é necessário clicar no botão voltar do Aparelho , ao final da tela.


Para enviar uma mensagem clique na Caixa de Saída e em seguida no menu lateral direito  em Novo Recado. Preencha o setor, destinatário, assunto e o recado e depois clique em Salvar.



Tip

As opções de mensagens podem mudar de empresa para empresa, pois depende de permissões para libera-las.

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Sincronização

Expand

Ao clicar em Sincronização, o maxPedido irá realizar a comunicação com o banco de dados Máxima tech. Serão enviados os dados ainda não sincronizados buscando  buscando as informações que ainda não foram enviadas ao aparelho. Ao final do processo de sincronização voltará automaticamente para a tela inicial do aplicativo.;

Image ModifiedImage Modified


Tip

O processo de sincronização precisa ser realizado sempre que o vendedor necessitar dos dados atualizados.


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Informações

Expand

No canto superior direito da tela, clique em Image ModifiedInformações  Informações teremos todos os dados referentes a empresa que o aplicativo está buscando, como nome da empresa, nome do usuário, chave de instalação, data da última sincronização e a versão do aplicativo;

Image Modified

Tip

 Para voltar clique na seta na parte superior esquerda do seu aplicativo.

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Ferramentas

Expand

No canto superior direito da tela, clique em  em  e em seguida clique em em Ferramentas.;

Serão apresentadas varias opções para uso do aplicativo, como importação de dados, backup e restauração, configurações etc.;



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  



















Warning

Ao alterar qualquer parâmetro clique no ícone  para salvar as configurações selecionadas ou clique no botão voltar do aparelho, surgirá uma mensagem Deseja salvar as configurações? clique em salvar.



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Warning

Para fazer o suporte via Quicksupport, o usuário não pode estar recebendo ligação no aparelho, o QuickSupport suporte quickSupport deve estar aberto em primeiro plano , para que ser possa se estabelecer a primeira conexão.

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Clientes

Expand

Ao clicar no menu clientes Clientes, abrirá a tela com todos os clientes do RCA . Nesta tela serão encontradas , apresentando as opções de Cadastro cadastro de cliente, Configurações configurações de listagem, informação do Pedido/Cliente  Cliente e um no menu lateral superiorImage Modified com  , mais opções relacionada ao cliente. É por esta tela que será iniciado o pedido, segurando o cliente desejado e arrastando a seleção para direita ou esquerda.

Quando clicar sobre o cliente, irá abrir a tela de Cliente, onde terá todos os seus dados



Cadastro de Clientes

Expand

Acesse o menu Clientes, clique no menu superior direito  e em seguida em Gerenciar clientes, será aberto a tela de Carteira de clientes.


Na tela de Carteira de Clientes, clique no menu superior direito , abrirá a tela  de Cadastro do clientes;



Na tela de Cadastro de cliente poderão ser inseridos os dados de Dados cadastrais, Localizaçãolocalização, Endereço endereço comercial,  Roteiro roteiro de visitas, Endereço  endereço de Cobrançacobrança, Endereço endereço de Entregaentrega, Posição Financeira, Observações Gerenciais, Contatos e Referências Comerciais:posição financeira, observações gerenciais, contatos e referências comerciais;


Na Aba Dados Cadastrais serão  colocadas serão inseridas as informações principais do cliente , e na aba localização , pode ser pesquisada pesquisado a localização posição do cliente pelo mapa, selecione a localização e clique em salvar.;

           



As abas seguintes serão de cadastro de Endereço Comercialendereço comercial, Roteiro roteiro de visitas, Endereço endereço de Cobrança cobrança e Endereço endereço de Entregaentrega;


Na aba de Informações Adicionais, poderá ser adicionado inserido o contato financeiro, o contato do comprador, marcar os dias para atendimento comercial onde é possível realizar ligações e etc. Na aba Posição financeira, poderão ser inseridas as informações de agência e banco que o cliente trabalha.;


Em observações Gerenciais existe um campo de texto, onde o vendedor pode apontar suas observações sobre o cliente.;


Permanecendo na tela de cadastro Cadastro de clientes clique  no menu lateral direito  , irá abrir a opção de cadastrar Contatos Cadastrar Contatos,  onde terá com as informações referentes ao contato deste cliente;


A última aba do cadastro de cliente será a de Ainda em Cadastro de Cliente, em  Referência comercial, clique no menu lateral direito Image Modified, irá abrir a opção para realizar o cadastro. Depois , depois de preencher clique no menu lateral superior direito Image Modifiedpara  para salvar.


Por fim, em Cadastro de Cliente, em Anexos é apresentada a opção para tirar uma foto ou busca-la na galeria de seu aparelho.


Image Added  Image Added


Warning

Os dados do cadastro do cliente serão enviados para o ERP ao fazer quando é realizada a sincronização do maxPedido. A integradora do ERP irá validar os dados e emitir a critica de retorno deste cadastro de cliente, para consultar o status deste cadastro, clique em Clientes, menu superior direito Gerenciar Clientes, irá mostrar todos os cadastros feitos, clique no cadastro desejado.

maxPedido, como trabalhar com o aplicativo

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Pedidos

Expand

Na tela de pedidos encontramos os pedidos e orçamentos enviados para o ERP e o status de envio e retorno deste pedido. No menu superior direito Image Modified,será encontrada a legenda, onde poderá ser identificado todos os significados;

                                                                                                

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        








Na opção de filtros de pesquisa  serão encontradas diversas opções para serem utilizadas na pesquisa de pedidos e /ou orçamentos, para configurar cada um, clique na seta no final do filtro, irá abrir as opções para serem selecionadas ou preenchidas. Selecione também as opções de pesquisa de Pedido ou orçamento ou os dois e/ou orçamento  e clique em aplicar Aplicar, será impresso na tela de pedidos e/ou orçamentos referente a pesquisa feita;



Ao clicar em  abrirá o campo para que seja digitada a pesquisa;



Tip
titleImportante:

 - Quando o Cadeado está laranja  laranja o pedido está salvo enviado e bloqueado na nuvem (salvar e bloquear no pedido),

 - Quando ele estiver azul o pedido está enviado, mas ainda não está na nuvem (geralmente acontece quando está sem conexão com a internet).


No menu Pedidos ainda temos outras 3 funcionalidades importantes:


Clicar e segurar sobre o pedido/orçamento - Ao clicar e segurar sobre o pedido ou orçamento, irá   Irá apresentar as opções liberadas para trabalhar com este orçamento ou pedido, como editar, duplicar, cancelar, reenviar e etc. Deve-se lembrar também que as opções informadas para este recurso dependem de parametrização dentro do maxPedido.;




Clicar e fazer a rolagem para baixo -  Ao clicar e fazer a rolagem para baixo, o status do pedido irá ser será atualizado , e de acordo com o que for processado na nuvem do maxPedido.;



Apenas Clicar - Quando clicar sobre um dos pedidos e/ou orçamento, será aberto a tela de crítica e detalhes deste pedido e/ou orçamento, clique em Abrir Crítica e terá a leitura da crítica que foi gerada pelo ERP;



Os próximo menus são os Detalhes que irá menu de Detalhes irá apresentar o resumo do pedido ou orçamento e Itens, que irá informar os itens deste pedido ou orçamento;


                



Ainda temos os menus: Faltas, Cortes, Movimentação e Observação:;


    Traz a informação de faltas caso tenha alguma nos itens do pedido no ERP;

    Traz as informações de corte caso o pedido tenha sofrido algum corte no ERP;

 Traz a visualização das movimentações do pedido dentro do ERP;

   Traz as observações do pedido, como observações de entrega e número de pedido do cliente.


  maxPedido, como trabalhar com o aplicativoVoltar


Objetivos 

Expand

Em objetivos, através do Resumo de Vendas é possível obter as informações de venda e conta corrente do usuário, que dependendo da parametrização pode trazer mais opções de informações, como metas de cadastros no ERP.


Acesse ao aplicativo do maxPedido e clique no campo Objetivos;

Será aberta a tela de Resumo de Vendas com varias informações como, informações de Limite de Conta Corrente Temporário, Saldo Disponível em Conta Corrente do RCA, Saldo de Conta Correntelimite de conta corrente temporário, saldo disponível em conta corrente do RCA e saldo de conta corrente;


1.3 - No  No canto inferior direito, ao clicar em Pesquisar será aberto um filtro  filtro para que sejam preenchidas as informações de período que se deseja imprimir os dados na tela do Usuário.usuário;



Warning

Para que sejam impressos os dados nesta tela, é necessário fazer esta pesquisa inicialmente, assim será impresso na tela o Resumo do usuárioUsuário.

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Produtos

Expand

No menu de produtos ao abrir o mesmo, será aberto , abrirá uma tela de pesquisa, depois de preencher preencha os campos de acordo com a necessidade e clique em Pesquisar, o botão limpar, irá limpar . Ao clicar na opção Limpar Filtros, irá apagar todos os campos que foram preenchidos.;

Ao clicar em  serão apresentadas as legendas com a pesquisa para o produto, nesse caso também funciona como critério de pesquisa se os campos forem marcados ou demarcados.



Warning

Após a realização da pesquisa e clicar em confirmar , será visualizado na tela todos os produtos dentro da pesquisa feita;

Na tela de resultado de produtos ao clicar no menu superior direito, terá a opção de emitir a Legenda de produtos, diferente da legenda da tela de pesquisa esta não tem a opção de utilizá-la como parte da pesquisa.

maxPedido, como trabalhar com o aplicativo

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Consultas

Image RemovedNa positivação de cliente, pode ser pesquisado os clientes positivados e não positivados, ou seja, os clientes que já tiveram e não tiveram vendas.

Ao selecionar este menu, será aberta uma nova tela para ser escolhido o tipo de filtro Positivado ou Não positivado, o período que deseja ser pesquisado, e ainda os filtros por Cliente ou Fornecedor. Ao preencher os campos desejados clique em Confirmar para que será impresso na tela, o cliente e os produtos vendidos para este cliente.

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Pesquisa de Clientes Positivados

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Pesquisa de Clientes não Positivados

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Expand

No menu

consultas

Consultas, o vendedor terá acesso as informações como clientes com vendas já realizadas, situação financeira do cliente, histórico de pedidos e clientes aniversariantes;

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Positivação de clientes

Expand
Tip

Obs.: Para sair da tela de resultado da pesquisa de Clientes Positivados ou Não Positivados, clique no botão voltar do seu aparelho.

Títulos

Expand

A consulta de títulos, pode ser parametrizada para trazer todos os títulos do cliente pagos e não pagos, títulos gerados apenas pelo vendedor ou não e também títulos apenas vencidos

Warning

Esta é uma parametrização feita dentro da parte administrativa

Ao pesquisar os títulos, será impresso uma tela com a posição financeira dos clientes

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Ao selecionar o ícone Image Removed será exibido a opção Selecione os filtros, com opções de filtros para pesquisa, clicando na opção Mais filtros irá abrir a tela de filtros adicionais para aprimorar a pesquisa.

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Ao selecionar o ícone Image Removed, serão visualizadas todas as legendas do sistema, sendo possível identificar pela cor o status do titulo do cliente.

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Notificação de Estoque

Expand

Na opção de Notificação de Estoque poderá ser pesquisado notificações de Chegada de Mercadoria e Término de mercadoria, essa notificação é envida pelo ERP. Selecione o tipo de notificação, a Filial e a data de inicio e fim ( De: / Até:), que será impresso na tela as notificações recebidas.

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        A notificação de estoque consiste em:

  • Verificar a tabela de estoque determinando a Chegada de mercadoria/Término de mercadoria, ou seja, tinha estoque anteriormente e agora o estoque ficou zerado, deste modo é tratado como "Término de mercadoria", os produtos que estavam com estoque igual a zero e a partir da movimentação ficou maior que zero serão tratados como "Chegada de mercadoria".
  • Chegada de mercadoria = (Estoque anterior = 0 e estoque atual > 0);
  • Término de mercadoria = (Estoque anterior > 0 e estoque atual = 0).

Políticas Comerciais

Expand

A opção de Políticas Comerciais, possibilita que sejam verificadas todas as políticas comerciais separadas por tipo;

Image Removed          Image Removed

 Ao clicar no menu de Políticas Comerciaisserá emitida uma lista de políticas caso tenha alguma cadastrada para esta seleção. Para voltar para o menu de políticas só clicar no botão voltar de seu aparelho.

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Warning

As políticas comerciais são cadastradas no ERP, serão vistas as que foram liberadas para o força de vendas, ou todos os tipos de vendas.

Histórico de Pedidos

Expand

Ao clicar no menu de Histórico de Pedidos, abrirá uma nova tela solicitando que seja selecionado o período que deseja pesquisar os pedidos. Ao clicar em Pesquisar já será emitido os pedidos na tela.

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Em legendas do Sistema é possível identificar pela cor o status do Pedido

Image Removed 

Em ordenação poderá ser selecionado a forma de ordenação dos pedidos gerados na tela, e a ordem conforme a flag Ordem decrescente, caso desmarcada será em ordem crescente.

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Consulta de aniversários

Expand

A consulta de Aniversários, irá trazer os contatos cadastrados para o cliente, e suas datas de aniversários de acordo com a pesquisa feita na tela inicial.

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maxPedido, como trabalhar com o aplicativo

Para saber mais sobre acesse → Como verificar Positivação de clientes no App do maxPedido - Base de Conhecimento MáximaTech - Base de Conhecimento MáximaTech (maximatech.com.br)


Títulos

Para saber mais sobre acesse → Como consultar os Títulos no App do maxPedido - Base de Conhecimento MáximaTech - Base de Conhecimento MáximaTech (maximatech.com.br)


Notificação de Estoque 

Para saber mais sobre acesse → Como verificar Notificação de Estoque no App do maxPedido - Base de Conhecimento MáximaTech - Base de Conhecimento MáximaTech (maximatech.com.br)


Políticas Comerciais

Para saber mais sobre acesse→ Como ter acesso as Políticas Comerciais no App do maxPedido - Base de Conhecimento MáximaTech - Base de Conhecimento MáximaTech (maximatech.com.br)


Histórico de Pedidos

Para saber mais sobre acesse → Como ter acesso ao Histórico de Pedidos no App do maxPedido - Base de Conhecimento MáximaTech - Base de Conhecimento MáximaTech (maximatech.com.br)


Consulta Aniversários

Para saber mais sobre acesse  Como realizar Consulta de Aniversários no App do maxPedido - Base de Conhecimento MáximaTech - Base de Conhecimento MáximaTech (maximatech.com.br)



Relatórios

Expand

No menu Relatórios são apresentados os relatórios por requisição, onde os dados são solicitados do banco da nuvem do ERP, gerando o resultado em PDF nas notificações do aparelho do usuário. Acesse o aplicativo do maxPedido e clique no campo Relatórios;


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Existem os relatórios que estão disponíveis pelo central de configurações, podendo ser liberados ou não para os usuário do maxPedido. Ao abrir a tela de relatórios, clique no ícone Image Added, serão apresentadas algumas opções de relatórios, clique no que deseja visualizar;


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Existem também os relatórios para o usuário do ERP Winthor, extraídos pela rotina 800(Gerador de Relatórios), são relatórios personalizados liberados para o usuário. Clique no ícone Image Added, abrirá a tela para filtrar o relatório desejado, faça a seleção e em seguida clique em Gerar Relatório, será apresentada a tela com a relação de relatórios gerados, clique no que deseja visualizar.


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Warning

O Relatório 800 - Winthor é exclusivo para cliente com ERP winthor.


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Gerenciar Itens

Expand

Em Gerenciar Itens  é possível escolher os menus que farão parte da tela inicial do maxPedido. Após marcar os menus desejados clique em salvar, na tela inicial já será configurado com os menus selecionados.

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Warning
titleObservação:

Os menus Clientes e Pedidos não podem ser ocultados


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Artigo sugerido pelo analista Angelita Santana