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Produto: maxPedido

Resumo

Este tutorial irá descrever as funcionalidades da tela inicial do maxPedido, um aplicativo de vendas que está disponível dentro do maxSoluções. O maxPedido é a evolução do pedido de vendas, por ele o vendedor pode pesquisar os clientes, enviar orçamentos e pedidos, acompanhar pedidos enviados para o ERP, dentre outras funções. 

O maxPedido utiliza a estrutura de nuvem para realizar a comunicação do aparelho com o banco de dados do ERP. O aplicativo faz contato com o nosso servidor da MáximaTech alocado na nuvem, grava as informações, nosso servidor faz contato com o ERP enviando as informações, capta as atualizações feitas no ERP, devolve para nosso servidor da MáximaTech e no momento que o Vendedor faz a sincronização do aplicativo, atualiza as informações no mesmo.


Primeiros passos - instalação do aplicativo


A instalação é simples e rápida. O aplicativo está disponível na Play Store, então basta buscar no campo de pesquisa o aplicativo maxSoluções para ser baixado e clicar em Instalar;


Ao concluir a instalação será aberta a tela do aplicativo maxSoluções ou será necessário localiza-lo em seu smartfone, clique em Abrir;

Preencha o campos Login e Senha e clique em Entrar. Será aberta a tela inicial do maxSoluções com os produtos disponíveis para uso, clique no produto maxPedido;


Tip

Verifique com o TI de sua empresa os seus dados com Login e senha.


Clique na opção Instalar, caso apareça a mensagem “Para sua segurança, seu smartphone não tem permissão para instalar apps desconhecidos dessa fonte", clique em Configurações e irá abrir a tela de segurança do smartfone para habilitar a permissão para utilização de fontes desconhecidas;


Após aplicar a permissão retorne ao aplicativo do maxPedido e clique na opção de Instalar;


Ao final da instalação serão solicitadas algumas permissões de acesso para o maxPedido como contatos, tirar fotos e gravar vídeos, acesso a localização do dispositivo, acesso a fotos, mídia e arquivos do dispositivo, clique em Permitir em todos; 


Warning

Na solicitação " Permitir que o app maxPedido acesse a localização deste dispositivo" escolha a opção " Permitir o tempo todo".


Após aplicar as permissões será feita de forma automática a primeira sincronização, irá baixar a base do vendedor para que ele possa começar a utilizar o maxPedido.


Tip
  • A primeira sincronização pode levar um tempo maior, pois está baixando toda a base e montando o ambiente para o vendedor;

  • O login é feito pelo menu único o maxSoluções, ou seja, ao abrir o maxPedido não irá pedir usuário e senha novamente.

maxPedido, como trabalhar com o aplicativo


Verifique abaixo cada aba

Mensagens

Expand

O ícone de  se refere a mensagem enviada do ERP ao vendedor e também do vendedor ao ERP. Nela serão visualizadas as opções de acesso a Caixa de entrada, onde será encontrada a Mensagem Circular que é a mensagem que aparece na tela inicial ao entrar no maxPedido e a Caixa de Saída onde são visualizadas as mensagens que o usuário encaminha para a empresa e também a opção de envio de mensagem

















Tip
  •  Pela Caixa de entrada é possível clicar em  e excluir as mensagens. Esta opção serve para selecionar as mensagens já lidas e exclui-las;
  • Para ler a mensagem basta clicar sobre a mensagem desejada, irá abrir a tela e detalhes da mensagem;

  • Quando abrir uma mensagem, para voltar para a tela anterior, é necessário clicar no botão voltar do Aparelho, ao final da tela


Para enviar uma mensagem clique na Caixa de Saída e em seguida no menu lateral direito  em Novo Recado. Preencha o setor, destinatário, assunto e o recado e depois clique em Salvar.



Tip

As opções de mensagens podem mudar de empresa para empresa pois depende de permissões para libera-las.

maxPedido, como trabalhar com o aplicativo


Sincronização

Expand



Ao clicar em Sincronização, o maxPedido irá realizar a comunicação com o banco de dados Máxima tech. Serão enviados os dados ainda não sincronizados buscando  as informações que ainda não foram enviadas ao aparelho. Ao final do processo de sincronização voltará automaticamente para a tela inicial do aplicativo.


Tip

O processo de sincronização precisa ser realizado sempre que o vendedor necessitar dos dados atualizados.

maxPedido, como trabalhar com o aplicativo


Informações

Expand


No canto superior direito da tela, clique em Informações  teremos todos os dados referentes a empresa que o aplicativo está buscando, como nome da empresa, nome do usuário, chave de instalação, data da última sincronização e a versão do aplicativo;


Tip

 Para voltar clique na seta na parte superior esquerda do seu aplicativo.

maxPedido, como trabalhar com o aplicativo


Ferramentas


Expand


No canto superior direito da tela, clique em  em seguida clique em Ferramentas.

Serão apresentadas varias opções para uso do aplicativo, como importação de dados, backup e restauração, configurações etc.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  




















Warning

Ao alterar qualquer parâmetro clique no ícone  para salvar as configurações selecionadas ou clique no botão voltar do aparelho, surgirá uma mensagem Deseja salvar as configurações? clique em salvar.




Warning

Para fazer o suporte via Quicksupport, o usuário não pode estar recebendo ligação no aparelho, o QuickSupport suporte deve estar aberto em primeiro plano, para que ser possa estabelecer a primeira conexão.

maxPedido, como trabalhar com o aplicativo


Clientes

Expand


Ao clicar no menu clientes, será aberto abrirá a tela com todos os clientes do RCA conforme abaixo . Nesta tela serão encontradas as opções de Cadastro de cliente, Configurações de listagem, Pesquisa de cliente informação do Pedido/Cliente  e um Menu menu lateral superiorImage Added com mais opções relacionada ao cliente. É por esta tela que será iniciado o pedido, segurando o cliente desejado e arrastando a seleção para direita ou esquerda.

Quando clicar sobre o cliente, irá abrir a tela de Cliente, onde terá todos os seus dados



Cadastro de Clientes

Expand

Acesse o menu Clientes, clique no menu superior direito  e em seguida em Gerenciar clientes, será aberto a tela de Carteira de clientes.


Na tela de Carteira de Clientes, clique no menu superior direito , abrirá a tela  de Cadastro do clientes;



Na tela de Cadastro de cliente poderão ser inseridos os dados de Dados cadastrais, Localização, Endereço comercial, Roteiro de visitas, Endereço comercial, Endereço de Cobrança, Endereço de Entrega, Posição Financeira, Observações Gerenciais, Contatos e Referências Comerciais:

Na Aba Dados Cadastrais serão  colocadas as informações principais do cliente, e na aba localização, pode ser pesquisada a localização do cliente pelo mapa, selecione a localização e clique em salvar.

           


As abas seguintes serão de cadastro de Endereço Comercial, Roteiro de Visitasvisitas, Endereço de Cobrança e Endereço de Entrega;


Na aba de Informações Adicionais, poderá ser adicionado o contato financeiro, o contato do comprador, marcar os dias para atendimento comercial onde é possível realizar ligações e etc. Na aba Posição financeira, poderão ser inseridas as informações de agência e banco que o cliente trabalha.


Em observações Gerenciais existe um campo de texto, onde o vendedor pode apontar suas observações sobre o cliente.


Permanecendo na tela de cadastro de clientes clique  no menu lateral direito  direito Image Added , irá abrir a opção de cadastrar Contatos, onde terá as informações referentes ao contato deste Clientecliente


A última aba do cadastro de cliente será a de Referência comercial, clique no menu lateral direito direito Image Added, irá abrir a opção para realizar o cadastro. Depois de preencher clique no menu lateral superior direito  , Image Addedpara salvar.


Warning

Os dados do cadastro do cliente serão enviados para o ERP ao fazer a sincronização do maxPedido

, a

. A integradora do ERP irá validar os dados e emitir a critica de retorno deste cadastro de cliente, para consultar o status deste cadastro, clique em Clientes, menu superior direito Gerenciar Clientes, irá mostrar todos os cadastros feitos, clique no cadastro desejado.



maxPedido, como trabalhar com o aplicativo


Pedidos

Expand


Na tela de pedidos encontramos os pedidos e orçamentos enviados para o ERP e o status de envio e retorno deste pedido. No menu superior direito ,será encontrada a legenda, onde poderá ser identificado todos os significados;

                                                                                                

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        










Na opção de filtros de pesquisa  serão encontradas diversas opções para serem utilizadas na pesquisa de pedidos e /ou orçamentos, para configurar cada um clique na seta no final do filtro, irá abrir as opções para serem selecionadas ou preenchidas. Selecione também as opções de pesquisa de Pedido ou orçamento ou os dois e clique em aplicar, será impresso na tela de pedidos e/ ou orçamentos referente a pesquisa feita;



Ao clicar em  abrirá o campo para que seja digitada a pesquisa;



Tip
titleImportante:

 - Quando o Cadeado está laranja  o pedido está salvo enviado e bloqueado na nuvem (salvar e bloquear no pedido),

 - Quando ele estiver azul o pedido está enviado, mas ainda não está na nuvem (geralmente acontece quando está sem conexão com a internet).


No menu Pedidos ainda temos outras 3 funcionalidades importantes:


Clicar e segurar sobre o pedido/orçamento - Ao clicar e segurar sobre o pedido ou orçamento, irá apresentar as opções liberadas para trabalhar com este orçamento ou pedido, como editar, duplicar, cancelar, reenviar e etc. Deve-se lembrar também que as opções informadas para este recurso dependem de parametrização dentro do maxPedido.




Clicar e fazer a rolagem para baixo - Ao clicar e fazer a rolagem para baixo, o status do pedido irá ser atualizado, e acordo com o que for processado na nuvem do maxPedido.



Apenas Clicar - Quando clicar sobre um dos pedidos e/ou orçamento, será aberto a tela de crítica e detalhes deste pedido e/ou orçamento, clique em Abrir Crítica e terá a leitura da crítica que foi gerada pelo ERP, 



Os próximo menus são os Detalhes que irá apresentar o resumo do pedido ou orçamento e Itens, que irá informar os itens deste pedido ou orçamento


                


Ainda temos os menus Faltas, Cortes, Movimentação e Observação:


    Traz a informação de faltas caso tenha alguma nos itens do pedido no ERP;

    Traz as informações de corte caso o pedido tenha sofrido algum corte no ERP;

 Traz a visualização das movimentações do pedido dentro do ERP;

   Traz as observações do pedido, como observações de entrega e número de pedido do cliente.


  maxPedido, como trabalhar com o aplicativo

Objetivos 

Expand

Em objetivos, através do Resumo de Vendas é possível obter as informações de venda e conta corrente do usuário, que dependendo da parametrização pode trazer mais opções de informações, como metas de cadastros no ERP.


Acesse ao aplicativo do maxPedido e clique no campo Objetivos;

Será aberta a tela de Resumo de Vendas com varias informações como, informações de Limite de Conta Corrente Temporário, Saldo Disponível em Conta Corrente do RCA, Saldo de Conta Corrente;


1.3 - No canto inferior direito, ao clicar em Pesquisar será aberto um filtro  para que sejam preenchidas as informações de período que se deseja imprimir os dados na tela do Usuário.



Warning

Para que sejam impressos os dados nesta tela, é necessário fazer esta pesquisa inicialmente, assim será impresso na tela o Resumo do usuário.

maxPedido, como trabalhar com o aplicativo


Produtos

Expand

No menu de produtos ao abrir o mesmo, será aberto uma tela de pesquisa, depois de preencher os campos de acordo com a necessidade clique em Pesquisar, o botão limpar, irá limpar todos os campos que foram preenchidos.

Ao clicar em  serão apresentadas as legendas com a pesquisa para o produto, nesse caso também funciona como critério de pesquisa se os campos forem marcados ou demarcados



Warning

Após a realização da pesquisa e clicar em confirmar, será visualizado na tela todos os produtos dentro da pesquisa feita;

Na tela de resultado de produtos ao clicar no menu superior direito, terá a opção de emitir a Legenda de produtos, diferente da legenda da tela de pesquisa esta não tem a opção de utilizá-la como parte da pesquisa.

maxPedido, como trabalhar com o aplicativo


Consultas

Expand

No menu consultas, o vendedor terá acesso as informações como clientes com vendas já realizadas, situação financeira do cliente, histórico de pedidos e clientes aniversariantes


Positivação de clientes

Expand


Na positivação de cliente, pode ser pesquisado os clientes positivados e não positivados, ou seja, os clientes que já tiveram e não tiveram vendas.

Ao selecionar este menu, será aberta uma nova tela para ser escolhido o tipo de filtro Positivado ou Não positivado, o período que deseja ser pesquisado, e ainda os filtros por Cliente ou Fornecedor. Ao preencher os campos desejados clique em Confirmar para que será impresso na tela, o cliente e os produtos vendidos para este cliente.


Pesquisa de Clientes Positivados





Pesquisa de Clientes não Positivados


Tip

Obs.: Para sair da tela de resultado da pesquisa de Clientes Positivados ou Não Positivados, clique no botão voltar do seu aparelho.

Títulos

Expand

A consulta de títulos, pode ser parametrizada para trazer todos os títulos do cliente pagos e não pagos, títulos gerados apenas pelo vendedor ou não e também títulos apenas vencidos


Warning

Esta é uma parametrização feita dentro da parte administrativa


Ao pesquisar os títulos, será impresso uma tela com a posição financeira dos clientes


Ao selecionar o ícone  será exibido a opção Selecione os filtros, com opções de filtros para pesquisa, clicando na opção Mais filtros irá abrir a tela de filtros adicionais para aprimorar a pesquisa.




Ao selecionar o ícone , serão visualizadas todas as legendas do sistema, sendo possível identificar pela cor o status do titulo do cliente.





Notificação de Estoque

Expand

Na opção de Notificação de Estoque poderá ser pesquisado notificações de Chegada de Mercadoria e Término de mercadoria, essa notificação é envida pelo ERP. Selecione o tipo de notificação, a Filial e a data de inicio e fim ( De: / Até:), que será impresso na tela as notificações recebidas.


        A notificação de estoque consiste em:

  • Verificar a tabela de estoque determinando a Chegada de mercadoria/Término de mercadoria, ou seja, tinha estoque anteriormente e agora o estoque ficou zerado, deste modo é tratado como "Término de mercadoria", os produtos que estavam com estoque igual a zero e a partir da movimentação ficou maior que zero serão tratados como "Chegada de mercadoria".
  • Chegada de mercadoria = (Estoque anterior = 0 e estoque atual > 0);
  • Término de mercadoria = (Estoque anterior > 0 e estoque atual = 0).

Políticas Comerciais

Expand


A opção de Políticas Comerciais, possibilita que sejam verificadas todas as políticas comerciais separadas por tipo;


          


 Ao clicar no menu de Políticas Comerciaisserá emitida uma lista de políticas caso tenha alguma cadastrada para esta seleção. Para voltar para o menu de políticas só clicar no botão voltar de seu aparelho.





















Warning

As políticas comerciais são cadastradas no ERP, serão vistas as que foram liberadas para o força de vendas, ou todos os tipos de vendas.

Histórico de Pedidos

Expand


Ao clicar no menu de Histórico de Pedidos, abrirá uma nova tela solicitando que seja selecionado o período que deseja pesquisar os pedidos. Ao clicar em Pesquisar já será emitido os pedidos na tela.




Em legendas do Sistema é possível identificar pela cor o status do Pedido

 

Em ordenação poderá ser selecionado a forma de ordenação dos pedidos gerados na tela, e a ordem conforme a flag Ordem decrescente, caso desmarcada será em ordem crescente.

                  

Consulta de aniversários

Expand

A consulta de Aniversários, irá trazer os contatos cadastrados para o cliente, e suas datas de aniversários de acordo com a pesquisa feita na tela inicial.



maxPedido, como trabalhar com o aplicativo





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Artigo sugerido pelo analista Angelita Santana