Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Produto: Pedido de Venda


Alertas

Leia com atenção os termos de uso da Jornada de Trabalho no passo 4.

Versão mínima de aplicativo do Pedido de Venda 17.74, versão mínima do Portal Admin 17.6.



Importante!

Antes de habilitar este recurso deve-se atentar se a empresa trabalha com RCA/Vendedor vinculados a empresa (CLT) ou se os RCA's/Vendedores são autônomos, caso caia na segunda opção este processo não é indicado para a empresa.


1 - Acesse a área administrativa do Pedido de Venda.

2 - Clique na aba Configurações.

3 - Clique na opção Controle de Jornada.

4 - Clique no link Termos de Uso e leia com bastante atenção os termos de utilização.



5 - Para prosseguir basta fechar a tela dos termos e marcar a opção Aceito o termo e condições de uso e quero prosseguir com a utilização do Controle de Jornada.




6 - Clicar na aba Cadastro.

7 - Na parte inferior clique na opção Cadastro de horário de trabalho.


Aqui você deverá cadastrar horário de início da jornada, início do almoço, término do almoço e fim da jornada. É possível criar várias jornadas diferentes, de acordo com a necessidade de sua empresa.



Observação:

Existe no menu Cadastro de Horário de Trabalho, uma checkbox  Bloquear o sistema no horário do almoço. De modo geral, quando a checkbox está marcada, ao dar o horário de entrada do tipo almoço, a aplicação irá fechar, caso o usuário tente realizar o login, será mostrado uma tela com um cronômetro informando o tempo restante para que o RCA possa utilizar a aplicação novamente.


8 - Clique novamente na aba Cadastro e em seguida em Cadastro de Jornada de Trabalho. Aqui será definido como será a semana do RCA, quais serão os dias de folga e qual o horário de trabalho.


Observação:

Caso haja um dia com horário de trabalho diferente dos demais, volte no passo anterior e cadastre um horário específico para aquele dia, em seguida venha no Passo 9 e vincule o horário ao dia desejado.



9 - Por último, acesso novamente a aba Cadastro e clique na opção Definir jornada de trabalho para usuárioAqui será vinculado o RCA à jornada criada nos passos anteriores.


Será emitida a mensagem que foi vinculada a jornada de trabalho ao RCA/Vendedor selecionado, clique em OK, a próxima vez que o RCA/Vendedor fizer a sincronização será atualizado as informações na APK do mesmo.

No aplicativo Pedido de Venda aparecerá um novo botão Jornada.



Caso o representante tente iniciar a jornada antes do horário determinado irá apresentar a seguinte mensagem:


Ao tocar no botão Jornada, o sistema emite o seu comprovante e confirma o registro da entrada:

  

A funcionalidade serve somente para bloquear entrada no sistema em horários fora da jornada, portanto não se trata de um sistema de ponto.


Parametrizações importantes:

No Portal Admin, na aba Parâmetros do Sistema:

Pode ser marcado a opção FORCAR_JORNADA - Faz validação se o RCA possui Jornada, para forçar-lo a dar entrada na jornada. No horário de almoço o mesmo impedirá o inicio de pedido caso esteja ativo.

Quando marcado a opção acima, irá aparecer ao iniciar o pedido uma mensagem informando para o RCA/Vendedor que ele precisa iniciar a jornada de trabalho dele, caso ele clique na opção Não, ele não irá conseguir iniciar o pedido para o Cliente. Esta mensagem só irá aparecer caso ele ainda não tenha iniciado a jornada de trabalho.

Caso tenha dúvidas de como criar um parâmetro pode ser lido o artigo Como criar parâmetro pela Área Administrativa?

Na aba Cadastro, opção Cadastro de horário de trabalho:

Ao fazer o cadastro do horário de trabalho  existe a opção Bloquerar o sistema no horário de almoço, quando marcado, ao dar o horário de Entrada do Tipo almoço, a aplicação irá fechar, caso o usuário tente realizar o login, será mostrado uma tela com um cronômetro informando o tempo restante para que o RCA possa utilizar a aplicação novamente.

Na aba Cadastro, opção Cadastro de Jornada de Trabalho:

Ao selecionar a opção Impedir acesso ao sistema fora da jornada de trabalho, quando selecionado, se o RCA/Vendedor tentar logar antes do horário de trabalho a aplicação irá informar o horário de inicio do trabalho dele, e não permitirá que seja logado na APK, se for no final do expediente e o horário do último Período da jornada chegue ao fim, a aplicação irá fechar automaticamente e irá realizar a marcação de Saída para o RCA/Vendedor.


Importante!

A parte de parametrização deve ser configurada de acordo com a necessidade do cliente, lembrando que a opção do parâmetro FORCAR_JORNADA, quando desmarcada a mesma não impedirá que o RCA/Vendedor possa iniciar um pedido mesmo se não tiver iniciado a Jornada de Trabalho.