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Produto: Pedido de Venda


Antes de habilitar o recurso do cartão de crédito, é necessário seguir alguns critérios:

A empresa que utiliza o Pedido de Venda, e tem interesse de utilizar o Cartão de Crédito deve entrar em contato com a Cielo, abrir o processo de autorização de uso do Cartão de Crédito, e receber a autorização e a chave de uso, para iniciar o uso do cartão de crédito;

Importante!

Ao entrar em contato com a Cielo deve ser pedido para ser gerado o  MerchantId e MerchantKey e para o tipo de venda e-commerce.

Hoje só é validado a financeira Cielo para uso do Cartão de Crédito;

No ERP, é obrigatório ser criado um tipo de cobrança, tipo Cartão de Crédito, onde deve ser preenchido todas as informações sobre a forma de cobrança cartão de crédito para geração de faturamento TEF, como também os dados necessário sobre a quitação dos títulos;

Este recurso está disponível nas ultimas versões da 20 de APK, Server e Portal Admin.


Importante!

É muito importante fazer a parametrização do E-mail, pois neste caso sempre que o status do pedido estiver divergente com o status de liberação da Cielo, os responsáveis irão receber e-mails de avisos para regularizar a situação do status junto a Cielo ou no ERP para ajustar o pedido de venda.

Exemplos:

Pedido Cancelado no ERP e Pré Autorização liberada na Cielo 

Pedido Faturado no ERP e Autorização Cancelada na Cielo 

Esses casos devem ser verificados diretamente com a Cielo ou em seu ERP



A forma de pagamento com Cartão de Crédito é um trabalho em conjunto com o Pedido de Venda (APK, Server e Portal Admin), ERP e a Cielo. Ou seja, a APK recebe os dados do pedido e do cartão que será utilizado, envia para o server onde ele faz uma requisição de reserva do valor para ficar pré autorizado, o pedido é enviado para o ERP e ao ser faturado o mesmo faz a confirmação do uso do valor reservado.

No Portal Admin, poderá ser consultado os pedidos que utilizaram cartão de crédito, e o status de como está o andamento do cartão. 



Abaixo o fluxo do cartão de crédito, clique na opção desejada para ter acesso as informações de cada parte do processo:



Para que o processo do cartão de crédito seja utilizado da melhor maneira, é preciso seguir todos os passos acima.

1º - Parametrização Inicial:  Será feita a parametrização para que o processo de Cartão de Crédito possa ser utilizado e visto na APK pelo Vendedor;

2º - Uso na APK: Será mostrado como é feito o preenchimento dos dados do cartão para o Pedido de Venda;

3º - Relatórios e Acompanhamentos: Terá as informações do andamento da aprovação do valor requisitado para a operadora do Cartão de crédito;

4º Cadastro de E-mails de Acompanhamento: O cadastro do e-mail é muito importante para que o Vendedor, Cliente e Financeiro da Empresa, recebe as notificações de Criação, e Status da Situação de Autorização do pagamento.


Resumo e Orientações:

A forma de cobrança Cartão de Crédito, só será utilizada para o tipo de venda Normal;

A Cobrança tem que ser do tipo cartão de credito no ERP;

Ao realizar a venda, é feita uma pré-autorização no valor do pedido, junto com a CIELO;

A pré autorização tem um prazo de validade definido pela parâmetro PRAZO_EXPIRACAO_AUTORIZACAO;

Quando o pedido é faturado, é feita a autorização no valor do pedido (ou abaixo, em casos de cortes ou redução do preço);

Caso o pedido seja cancelado, antes de ser faturado, a pré autorização é estornada;

Caso o pedido contenha produtos de peso variável, que possa aumentar o valor atendido do pedido depois que foi enviado para o ERP, o valor a mais, não é acrescido, pois não contempla uma margem definida para lançar a mais do valor do pedido. Neste caso pode ser feito o cancelamento manual do valor pré-autorizado pela Cielo, e lançar novamente no ERP, ou o valor a mais ser pago pelo cliente em outra transação de cartão ou gerar outra forma de pagamento com este valor excedente, essas alternativas todas serão tratadas no ERP pelo Cliente;

Não existe cancelamento de autorização, quando o pedido é cancelado depois de faturado, assim é necessário o cliente (neste caso nosso cliente) entre em contato com a Cielo para fazer o cancelamento manualmente;




Artigo sugerido pelo analista Angelita Leite.

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