- Created by Rosana Fagundes dos Santos Matos, last modified on May 20, 2021
Produto: Pedido de Venda
Para saber mais sobre como cadastrar e editar parâmetros acesse os links
Pedidos
1-Estou com um RCA que não está autorizado a salvar pedido de cliente bloqueado, porém ele conseguiu enviar pedido, o que devo fazer?
R: É necessário marcar o parâmetro BLOQUEAR_CONFECCAO_PEDIDO_CLIENTE_BLOQ como “S” no Portal Administrador do Pedido de venda para bloquear confecção de pedido na Máxima para clientes bloqueados no Winthor.
2- RCA enviou cadastro de cliente pelo App e cliente foi liberado no winthor. Entretanto App continua impedido a digitação do pedido por não ter sido aprovado pela empresa. O que devo fazer?
R: É necessário marcar o parâmetro HABILITA_PED_CLI_NAO_SINC como "S" no Portal Administrativo, ele permite ao RCA digitar pedido de cliente recém cadastrado.
Atenção
A partir das versões 19.19.01 e 20.93.00
3- Meus pedidos estão caindo com a posição P no sistema ontem e hoje e não utilizo integradora, o que devo fazer?
R: Deve ser verificado no Portal Administrativo o valor do parâmetro POSICAOPEDIDO, caso utilizasse integradora é ela a responsável por processar a posição do pedido, sendo assim o parâmetro não teria interferência.
4- Nenhum RCA está conseguindo cancelar pedidos enviados. Como configurar para que consigam?
R: É necessário que o parâmetro PERMITE_CANCELAR_PEDIDO_ERP esteja marcado com sim para que os Rca’s consigam cancelar esses pedidos caso não tenha item bonificado nele. Também é necessário cessar a rotina 530, parâmetro 329 e 336 - dar permissão do usuário 8888 do Winthor realizar alteração no orçamento/pedido.
5- Preciso arrumar o pedido ou orçamento que envia para os clientes e a ordem tem que ser por descrição, como configurar?
R: É necessário que o parâmetro ORDENAR_PRODUTOS_DESCRICAO seja marcado como “S” no Portal Administrador.
6- RCA tem permissão por dia para enviar 03 pedidos fora de rota, mas, eles não estão conseguindo, o sistema sem ter nenhum pedido registrado, já mostra o pedido Bloqueado (erro) e a mensagem de que houve excedente de pedidos. O que devo fazer?
R: É necessário verificar a quantidade máxima de pedidos fora de rota, ou seja, valor informado no parâmetro QTD_MAX_PED_FORA_ROTA e o período no parâmetro PERIODO_PED_FORA_ROTA que determina dias, nesse caso esse parâmetro caso a quantidade de pedidos seja por dia deverá ser marcado com o valor 0.
7- Verificar por favor a possibilidade de personalizar o pedido por e-mail para que não saia um acréscimo que o vendedor adicionar no produto.
R: Nesse caso é necessário que o parâmetro APRESENTAR_DESCONTOS_PEDIDO_EMAIL seja marcado como N no Portal Administrador do Pedido de venda.
8- Voltar configuração do cadastro do cliente primeiro e depois autorizar o Rca para conseguir passar o pedido, pois eles estão conseguindo fazer o cadastro e já estão enviando diretamente o pedido, o que devo fazer?
R: Nesse caso o parâmetro HABILITA_PED_CLI_RECEM_CADASTRADO deve ser marcado como “N” não permitindo o RCA digitar pedido de cliente recém cadastrado.
Preço
1- Hoje um vendedor Rca conseguiu passar pedidos com preço de determinado produto a R$ 9,50 sendo que o menor preço dele é R$12,29, ou seja, menor que o mínimo permitido, o que devo fazer?
R: Além de adicionar o parâmetro VALIDAR_PRECO_MINIMO_201 o mesmo deve ser marcado como N (não), que indica que não irá permitir que seja feito pedidos com produtos abaixo do preço mínimo.
2- Percebi que o preço que está trazendo para o tablete são da TABELA PCTABPR, mas aqui na empresa trabalhamos com a precificação da 2017 ou seja na tabela PCEMBALAGEM. O que devo fazer?
R: Nesse caso é necessário marcar o parâmetro LISTAR_PRODUTOS_POR_EMBALAGENS como “S” no Portal Administrativo do Pedido de venda.
Cadastro de usuário e Perfil
1- Já habilitei todas as permissões para cadastros de clientes no pedido de vendas, verifiquei a rotina 132 e fiz todas as alterações necessárias, inclusive do parâmetro PESSOA FISICA e mesmo assim não consigo habilitar o cadastro de pessoa física, o que devo fazer?
R:O parâmetro incluso está marcado com o tipo inteiro quando o correto é o lógico. Além disso, o parâmetro DESABILITA_CADASTRO_PESSOA_FISICA deve estar como N (não).
2- Precisamos alterar a filial no cadastro de perfil, mas, não está salvando a alteração, o que devo fazer?
R: É necessário que o parâmetro COD_FILIAL_PADRAO seja ativado no Portal Administrador do Pedido de venda e deve ser realizado configuração das permissões de filial no cadastro do usuário ou perfil.
Produtos / Itens
1- Na tabela os produtos sem estoque antes ficavam vermelhos hoje não está, gostaria que ficassem em vermelho para melhor identificação, como ajustar?
R: Deve ser ajustado o parâmetro ATIVAR_COR_ESTOQUE_DISP_ZERADO que provavelmente está marcado como N (não) para S (sim) habilitando assim a função.
2- Gostaria de uma forma que não permitisse digitar itens duplicados sem alterar o parâmetro da 1526 do winthor, pois trabalhamos também com e não podemos aceitar o mesmo produto/ item no força de vendas e no atacarejo, pode me ajudar?
R: É necessário inserir o parâmetro SUBSTITUI_PRODUTO_EDICAO e marcar como S (sim) para evitar que o produto seja inserido em duplicidade pelo RCA, mesmo com o parâmetro da 1526 ativado.
3-Alguns itens ao ser inseridos estão retornando mensagem em relação ao percentual de lucratividade que está abaixo do mínimo, o que devo fazer?
R: Nesse caso pode ser habilitado o parâmetro NAOVALIDA_MARGEMIN_WINTHOR no Portal Administrativo do Pedido venda, assim não fará a validação da margem mínima de lucratividade configurada na 132.
Obs. Essa configuração se aplica apenas a versão 20.
4- Cadastrei o parâmetro RESTRINGIR_PRODUTOS_391 para não permitir que o vendedor consiga inserir item que tem restrição no Pedido, mas mesmo com versão mais recente da APK no aplicativo continua permitindo, preciso que apareça o alerta de produto com restrição, o que devo fazer?
R: Além da inclusão do parâmetro RESTRINGIR_PRODUTOS_391 é necessário marcar como N (não) para que a mensagem da restrição seja apresentada assim como a rotina 316, quando ele está marcado como S (sim) o item não será visualizado na Apk.
5- Gostaria que na aba tabela exibisse a descrição da marca do produto, é possível?
R: Sim, nesse caso é necessário habilitar o parâmetro LIST_PROD_FIELD_MARCA no Portal Administrador do Pedido de Venda.
6- Tenho um produto com embalagem tipo frios, ele utiliza uma política de preço fixo que validamos na rotina 316 e o valor sai corretamente, já no aplicativo Pedido de Venda o valor está incorreto convertendo pelo valor unitário da embalagem, o que fazer?
R: Nesse caso deve ser verificado se os parâmetros USAM_QT_UNIT_EMB_FRIOS e HABILITAR_VLUNIT_EMBALAGEM_FRIOS estão desmarcados o que indica que estão desativados.
7- Na notificação de estoque está aparecendo todos os produtos cadastrados e não apenas os que chegaram, como configurar para que apareça somente os que chegaram recente?
R: Nesse caso o parâmetro QTD_DIAS_NOTIFICACAO_ESTOQUE deve ser habilitado e selecionado em quantidade de dias que deseja que o sistema valide, como por exemplo valor “5”, assim ele validará somente de 5 dias.
8- Está mostrando acréscimo divergente na listagem de produtos que possuem preço fixo, o devo fazer?
Na listagem de produtos por padrão mostra o valor de tabela e não com acréscimo, para que mostre o preço fixo é necessário habilitar o parâmetro EXIBIR_PRECOFIXO_LISTAGEM como “S”.
Resumo de vendas
1 -No menu de representante aba resumo de vendas do aplicativo a positivação de clientes está zerada, como configurar para que possa visualizar?
R: É necessário realizar parametrização para gerar a positivação de clientes, marcar parâmetro GERAR_DADOS_POS_CLIENTES como S (sim).
Descontos
1- Preciso editar Layout pedido para mostrar a logo e ocultar descontos nos pedidos compartilhados via e-mail, como fazer?
R:É necessário a inclusão dos parâmetros LINK_LOGO_MARCA e APRESENTAR_DESCONTOS_PEDIDO_EMAIL deve estar como N (não) permitindo assim aparecer a logo e oculte descontos nos pedidos compartilhados.
Tipos de venda
1- Quais as parametrizações necessárias para habilitar a venda para entrega futura e simples remessa no Pedido de Venda (tipos 7 e 8)?
R: É necessário habilitar o parâmetro HABILITA_VENDA_ASSISTIDA,demais configurações podem ser verificadas através do link abaixo mencionado.
Saiba mais
http://basedeconhecimento.maximatech.com.br/pages/viewpage.action?pageId=4653805
Antes porém é preciso que esse tipo de venda esteja cadastrados no winthor , segue link abaixo.
https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=110429429
2- Preciso configurar no pedido de venda para restringir um produto ao tipo de venda bonificado, como fazer?
R: É necessário que seja realizada a configuração no Portal Administrativo aba cadastro / restringir produtos por tipo de venda e habilitar o parâmetro VALIDA_RESTRICAO_PRODUTO_POR_TIPO_VENDA como “S”.
Conta corrente
1- Um RCA terminou um dia com saldo do flexível valor R$ 3,10, e no outro dia transmitiu pedidos gastando o flex, no final do dia o saldo era R$ - 148,42. Verificamos os parâmetros e as permissões e estão para não deixar transmitir pedidos se ele não tiver saldo de Flex positivo, gostaríamos de ajuda pois ele está conseguindo mesmo com saldo negativo?
R: Deve ser incluso e habilitado o parâmetro BLOQUEAR_SALVAR_PEDIDO_SEMSALDORCA para bloquear que o Rca consiga enviar pedido quando estiver sem saldo na cc.
2- Gostaríamos de saber quais os parâmetros que devemos utilizar para impedir que o RCA consiga inserir um item no pedido caso não tenha saldo no CONTA CORRENTE?
R: Nesse caso o parâmetro DESABILITA_INSERCAO_ITEM_ACIMALIMITECREDITORCA deve estar marcado como “S” sim.
Títulos
1- Eu preciso ocultar títulos de outros Rca’s, apresentar apenas os títulos vinculados ao RCA/cliente, como faço?
R: É necessário que o parâmetro FILTRAR_DADOS_TITULOS_RCA seja ativado no Portal Administrador do Pedido de venda.
Versões
1- Eu enviei a nova versão do pedido de venda para os RCA, mas não apareceu para eles atualizarem no Pedido de venda Aplicativo, o que fazer?
R: E necessário verificar se o parâmetro FORCAR_VERIFICAR_NOVA_VERSAO está habilitado, caso não se torne uma opção para os vendedores, atualizar ou não a versão para a versão enviada.
2- Utilizamos a versão Apk 19.21.43 e uma mensagem de nova versão persiste em aparecer, o que fazer para que ela não apareça?
R: É necessário que o parâmetro FORCAR_VERIFICAR_NOVA_VERSAO esteja como “N” pois caso contrário a mensagem continuará aparecendo obrigando a verificar se há versão mais recente.
Geolocalização / Cerca eletrônica
1- Gostaria de ativar a geolocalização dos RCAS, como está sendo implantado o MaxCom essa será uma ferramenta de muita utilidade, como realizar ativação?
R: Nesse caso é possível ver tudo sobre geolocalização no link Como parametrizar o pedido de vendas para utilizar o geolocalização? - Base de Conhecimento MáximaTech - Base de Conhecimento MáximaTech (maximatech.com.br)
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2- Consigo criar uma regra no perfil do representante na qual ele não possa acessar a aba "clientes" no Pedido de Venda? Quero fazer isso justamente para não deixar Rca´s trabalhar em dias de folga, como faço?
R: Nesse caso é possível habilitar os parâmetros BLOQ_VENDA_FORA_HORARIO_COM_IM que controla os horários que o RCA poderá fazer pedidos pelo Apk (início da manhã), BLOQ_VENDA_FORA_HORARIO_COM_TM (Término manhã), BLOQ_VENDA_FORA_HORARIO_COM_IT (Início Tarde) e o BLOQ_VENDA_FORA_HORARIO_COM_TT (término da tarde)
Filiais
1- Preciso configurar filial retira, pois, não está aparecendo automaticamente, como fazer?
R: Nesse caso é possível ver tudo sobre Filila retira no link Como trabalhar com Filial Retira - Base de Conhecimento MáximaTech - Base de Conhecimento MáximaTech (maximatech.com.br)
2- Gostaria de configurar para que na Apk não fosse obrigatório selecionar filial de venda, como fazer?
R: Nesse caso o parâmetro GRAVAR_FILIAL_NF_NULO tem que ser marcado como “S” sim.
Obs. É preciso cuidado ao marcar esse parâmetro pois ele pode influenciar em várias outras configurações relacionadas a Filial.
3- Precisamos alterar Filial padrão, mas, não está salvando a alteração, o que devo fazer?
R: É necessário que o parâmetro COD_FILIAL_PADRAO seja ativado no Portal Administrador do Pedido de venda
4- Precisamos alterar a filial no cadastro de perfil, como fazer?
R: Deve ser realizado configuração das permissões de filial no cadastro do usuário ou perfil no Portal Administrativo do Pedido de Venda.
Metas
1- Como habilitar os parâmetros para disponibilizar as metas no tablete para o RCA?
R: Os parâmetros a serem habilitados são META_CLI que habilita meta por cliente e META_MENSAL habilita a visualização da aba mensal das metas dos representantes, ambos podem ser habilitados pelo Portal Administrativo do Pedido de venda.
2- Eu estou precisando da meta por fornecedor principal, gostaria de saber como faço para que essa opção fique disponível para acompanhamento no pedido de vendas.
R: É necessário que o parâmetro META_FRP seja habilitado como “S” sim no Portal Administrador do Pedido de venda.
Obs. saiba mais Tipos de metas
http://basedeconhecimento.maximatech.com.br/pages/viewpage.action?pageId=4654035