Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Produto: maxRoteirizador


Informações 

Esta melhoria permite que a empresa identifique automaticamente se algum cliente possui restrição ativa na Sefaz antes de incluir o cliente no mapa para a montagem de um carregamento.

Com isso, a operação evita montar cargas contendo pedidos de clientes bloqueados, garantindo mais segurança fiscal e prevenindo retrabalho no processo de entrega.

O comportamento é totalmente configurável através de um parâmetro no sistema, podendo ser habilitado de forma geral ou por filial.


Observação Importante sobre a Disponibilidade da Validação 

A validação de restrições na Sefaz está sendo disponibilizada de forma progressiva.

Atualmente, o processo de consulta e retorno automático funciona apenas para os seguintes estados:

Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Assim que os demais estados forem incluídos no processo de validação, a habilitação ocorrerá automaticamente conforme cada estado passe a permitir a consulta.

Configuração do Parâmetro

Para ativar a validação:

1-Acesse os Parâmetros do Sistema no maxRoteirizador e busque pelo parâmetro: Validar Cliente Sefaz:



2-Defina se deseja habilitar ou desabilitar a validação, podendo ser configurado de forma geral para todas as filiais ou apenas para filiais específicas.

Quando habilitado, o sistema passa a verificar automaticamente a situação dos clientes na Sefaz ao iniciar o processo de montagem do carregamento.


Configuração do Certificado Digital:

Para realizar o cadastro do Certificado Digital:

1-Acesse o ícone de Configurações no maxRoteirizador e busque pelo cadastro de Certificados Digitais:


2-Para realizar a configuração, basta selecionar a filial, o certificado utilizado na emissão de notas fiscais dessa filial e a senha do certificado, após isso, clicar para Validar Certificado e depois clicar em Salvar.



Quando tudo estiver configurado, o certificado digital será listado na mesma tela.


Funcionamento da Validação:

Quando o usuário realizar uma pesquisa de pedidos para montagem:

1-Se o parâmetro estiver ativo, ao filtrar os pedidos no mapa de roteirização, o sistema identifica automaticamente clientes:

  • Pessoa Jurídica (CNPJ)
  • Com bloqueio ativo na Sefaz:

2-Caso existam clientes bloqueados, será exibido um modal listando todos os clientes com pendência:

  • O usuário poderá:
  • Selecionar os clientes que deseja incluir na montagem
  • Prosseguir sem selecioná-los, caso queira montar o carregamento sem esses clientes
  • Fechar o aviso e avançar para a montagem sem os clientes



Voltar

Observações Importantes:

Apenas clientes com CNPJ passam por validação.

Só serão validados os clientes que tiverem pedidos realizados após a devida configuração.

Se o parâmetro estiver desabilitado, a montagem ocorre normalmente sem validação.


Artigo revisado por José Vitor Silva