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Produto: Pedido de Venda



Observação

Para o funcionamento correto é necessário fazer algumas validações no aparelho do RCA:

  • O aparelho precisa ter uma conta google registrada
  • Não pode estar no modo de economia de bateria
  • O GPS precisa estar no modo de alta precisão
  • O aplicativo pedido de vendas precisa de permissão no GPS
  • Gps sempre ativo


1.0 - Como realizar Chekin/Checkout no Pedido de Venda Android


1.1 - Acesse o aplicativo do Pedido de Venda e clique na opção Clientes;

1.2 - Clique e segure sobre e o nome cliente que será feito o Chekin e clique na opção Efetuar Checkin.


1.3 - Ao término do pedido, tocar e segurar encima do cliente novamente, tocar na opção Efetuar Checkout.



Dados Gerados pelo Processo

O sistema registrará o tempo entre check-in e check-out como o tempo que o representante permaneceu no cliente, os dados serão enviados ao Portal Executivo , na aba Geolocalização.



2.0 - Parametrização


2.1 - Acesse o Portal Administrativo, clique na aba Parâmetros dos Sistema;  



2.2 - No campo de pesquisa, busque pelos parâmetros e faça a pesquisa;


2.3 - Os parâmetros abaixo devem ser configurados da seguinte forma :

  • UTILIZA_CHECKIN_CHECKOUT -  Habilita utilização de Checkin e Checkout no Pedido de Venda versão 17. Trabalha em conjunto com o parâmetro GPS_IS_REQUIRED_CONFEC_PEDIDO como S. - Deve estar Marcado;
  • QTD_MAX_PED_FORA_ROTAQuantidade máxima de pedidos fora de rota aceitos no sistema. Deve estar Marcado, (quando o parâmetro possui um valor maior do que 0, essa quantidade de pedidos parametrizados porém ser realizada sem que o RCA faça checkin no cliente);
  • GPS_IS_REQUIRED_CONFEC_PEDIDO - Quando este estiver setado como “S”, o RCA não conseguirá iniciar ou salvar um pedido sem o GPS ligado - Deve estar Marcado;
  • OBRIGAR_ATENDIMENTO_PARA_CHECKOUT - Quando habilitado, obriga realizar um pedido ou justificativa de não venda, em um atendimento ao fazer o Checkout;
  • TEMPO_MIN_PERMANENCIA - Configura o tempo mínimo de atendimento ao cliente, caso este utilize Checkin / Checkout. O valor do parâmetro deve conter 5 caracteres, incluindo o dois pontos. Ex: 00:10. Ou seja, o tempo mínimo de atendimento seria 10 minutos;
  • LIMITE_RAIO_CHECK_IN_OUT - Limite do raio para que se possa efetuar Checkin e Checkout - Parâmetro GPS_TRACKING_ENABLED é necessário;
  • GPS_TRACKING_ENABLED  - Cerca Eletrônica - Habilitar acompanhamento;
  • OBRIGA_CHECKIN_NO_MESMO_DIA


Importante!

Caso o parâmetro não seja listado, você pode cadastrar conforme o passo a passo Como criar parâmetro pela Área Administrativa?

No aparelho Android, após a sincronização, ao dar um toque longo em cima do nome do cliente aparecerão as opções de Checkin e Checkout.


2.4 - No cadastro de usuário, na aba Permissões, a opção Bloquear captura de informações de Geolocalização deve estar desmarcada.


Importante!

O recurso de Checkin/Checkout utiliza coordenadas para que o cliente saiba onde o RCA está no momento da confecção do pedido. Para habilitar o recurso de geolocalização é necessário habilitar/configurar os seguintes parâmetros:

GPS_TRACKING_ENABLED - responsável por habilitar o serviço de geolocalização (rastreamento);

GPS_TRACKING_STARTTIME - configura hora de início de captura de localizações, o valor padrão é 0000 ou seja a partir de meia noite as localizações começam a ser capturadas;

GPS_TRACKING_STOPTIME - configura hora de término de captura de localizações, o valor padrão é 2359 ou seja às 23:59 as localizações param de ser capturadas.


2.5 - Ao realizar Checkin em um cliente, não é possível fazer Checkin em outro cliente sem finalizar o atendimento do primeiro.

Geralmente é possível efetuar um Checkin e depois um Checkout sem realizar nenhum atendimento (confecção de pedido ou justificativa) porém caso exista a necessidade de atendimento toda vez que um Checkin for efetuado, basta ativar o parâmetro OBRIGAR_ATENDIMENTO_PARA_CHECKOUT.

Caso exista um tempo mínimo de permanência no cliente (por exemplo  10 minutos), deve ser configurado o parâmetro TEMPO_MIN_PERMANENCIA , este parâmetro possui o valor padrão de 00:00. Os minutos contam do tempo do Checkin até o Checkout.

Outra parametrização que pode ser feita é controlar a distância mínima entre um Checkin e/ou Checkout que o RCA deve estar para que estes processos sejam realizados, então deve ser configurado o parâmetro, LIMITE_RAIO_CHECK_IN_OUT, este parâmetro deve ser configurado com valor numérico que irá corresponder a quantidade em Metros que o RCA poderá ter de distância para o Checkin /Checkout, por exemplo, se for preenchido o parâmetro com o valor de 500, será necessário que o RCA esteja numa distância de pelo menos 500 metros para realizar ou o Checkinou o Checkout em um cliente.

Se o RCA estiver fora do raio do cliente, e tentar realizar check in (caso parametrizado conforme acima), a aplicação irá informar que não é possível realizar o Checkin

2.6 - Existe ainda a permissão Solicitar autorização para checkin foram do raio: quando marcado, aparecerá uma mensagem questionando se o RCA deseja entrar em contato com o T.I para gerar senha e contrassenha e assim, consiga realizar o atendimento.

E a opção Requer autorização para checkout fora do raio do cliente: quando marcado, aparecerá como na opção acima, uma mensagem questionando se o RCA deseja entrar em contato com o T.I para gerar senha e contrassenha e assim, consiga realizar o atendimento.



Importante!

A contra senha das opções Solicitar autorização para checkin foram do raio Requer autorização para checkout fora do raio do cliente irá ser gerada na aba Cadastros → Gerar autorizações do sistema.


2.7 - Geralmente, ao realizar um atendimento em determinado cliente no dia, é possível voltar a atendê-lo sem que seja necessário realizar novo Checkin / Checkout. Por exemplo:

O RCA foi no cliente x às 9 horas da manhã, fez Checkin, realizou um atendimento (justificou ou fez pedido) e após isso fez Checkout. A partir deste momento, caso o RCA queira simplesmente iniciar um pedido para este cliente, vai ser possível, mesmo sem realizar novamente o Checkin. Ou seja, nenhuma das validações será realizada novamente, e é possível justificar, fazer pedido, orçamento, etc. Caso seja necessário que a cada novo atendimento seja realizado Checkin novamente, mesmo que o cliente já tenha sido atendido no dia, basta habilitar o parâmetro OBRIGA_CHECKIN_NO_MESMO_DIA. 


Alertas

A opção de Checkin / Checkout só está disponível na APK.

Observação:

3.0 - Termos que podem confundir:

 - O Raio do Checkin/ Checkout e cerca eletrônica são processos diferentes.

O recurso de cerca eletrônica existe para delimitar uma área mínima que o RCA deve estar para realizar atendimento em um cliente, para isso, não é necessário que o mesmo utilize o recurso de check in/check out.

Para ativar a cerca eletrônica é necessário habilitar o parâmetro GPS_EDGE_BLOCK e para limitar a área do atendimento do RCA é necessário habilitar o parâmetro GPS_EDGE_METERS_SIZE.

Conforme dito anteriormente, o parâmetro LIMITE_RAIO_CHECK_IN_OUT mede a distância que o RCA está do cliente para que seja realizado ou o Checkin ou o Checkout. O parâmetro GPS_EDGE_METERS_SIZE irá bloquear caso a distância que o RCA está do cliente em qualquer processo: pedido, orçamento, justificativa,até mesmo check in, etc.

 - Check in / Check out não é Jornada

Conforme visto neste artigo, não é necessário configurar o processo de Jornada de trabalho para utilizar o processo de Checkin / Checkout.



Para mais informações sobre o processo de Jornada de Trabalho consulte o artigo Como utilizar o recurso Jornada de Trabalho no Pedido de Venda?



Artigo sugerido por Matheus Lima