Esta melhoria permite que a empresa identifique automaticamente se algum cliente possui restrição ativa na Sefaz antes de incluir o cliente no mapa para a montagem de um carregamento.
Com isso, a operação evita montar cargas contendo pedidos de clientes bloqueados, garantindo mais segurança fiscal e prevenindo retrabalho no processo de entrega.
O comportamento é totalmente configurável através de um parâmetro no sistema, podendo ser habilitado de forma geral ou por filial.
A validação de restrições na Sefaz está sendo disponibilizada de forma progressiva.
Atualmente, o processo de consulta e retorno automático funciona apenas para os seguintes estados:
Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Assim que os demais estados forem incluídos no processo de validação, a habilitação ocorrerá automaticamente conforme cada estado passe a permitir a consulta.
1-Acesse os Parâmetros do Sistema no maxRoteirizador e busque pelo parâmetro: Validar Cliente Sefaz:

2-Defina se deseja habilitar ou desabilitar a validação, podendo ser configurado de forma geral para todas as filiais ou apenas para filiais específicas.
Quando habilitado, o sistema passa a verificar automaticamente a situação dos clientes na Sefaz ao iniciar o processo de montagem do carregamento.
1-Acesse o ícone de Configurações no maxRoteirizador e busque pelo cadastro de Certificados Digitais:

2-Para realizar a configuração, basta selecionar a filial, o certificado utilizado na emissão de notas fiscais dessa filial e a senha do certificado, após isso, clicar para Validar Certificado e depois clicar em Salvar.

Quando tudo estiver configurado, o certificado digital será listado na mesma tela.
1-Se o parâmetro estiver ativo, ao filtrar os pedidos no mapa de roteirização, o sistema identifica automaticamente clientes:

2-Caso existam clientes bloqueados, será exibido um modal listando todos os clientes com pendência:

Apenas clientes com CNPJ passam por validação.Só serão validados os clientes que tiverem pedidos realizados após a devida configuração.Se o parâmetro estiver desabilitado, a montagem ocorre normalmente sem validação. |
Artigo revisado por José Vitor Silva
