Produto: Pedido de Venda
Pré-requisitos:
O parâmetro USAR_CAMPANHA_DESCONTO_PROGRESSIVO deve estar como “S” na tabela MXSPARAMETRO.
Introdução:
Note | ||
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Lembrando que essa funcionalidade é exclusiva do nosso sistema e não pode ser verificada no ERP Winthor |
A Campanha de Desconto Progressivo é uma campanha onde é validado a venda de famílias de produtos e baseado no total de famílias válidas, podendo ou não ser aplicado um percentual de desconto em todos os produtos pertencentes a campanha.
Lembrando que, caso mais de uma faixa de desconto esteja disponível para o cenário do cliente sempre será aplicada a faixa de maior percentual de desconto.
Essa campanha sobrescreve qualquer desconto já aplicado no produto e ela sempre é aplicada em todos produtos pertencentes a campanha.
Solução:
1.0 - Para começar, antes de criar uma campanha você deve criar uma Família de Produto pois ela que será vinculada a sua campanha. Uma família nada mais é que um agrupador. Para criar, editar ou excluir uma família você deve acessar a tela de Cadastro no Portal Admin e ir ao Portal Administrativo, na Aba de Cadastro, em seguida na opção Família de Produtos.
1.1 - Nessa tela você poderá adicionar uma família, editar uma existente ou excluir uma, contanto que ela não pertença a nenhuma campanha.
1.2 - Após selecionar Adicionar você será direcionado para uma nova tela para fornecer as informações da família.
- O campo Descrição é como se fosse o nome da família
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- O campo Filial é para qual filial essa família estará disponível
- ;
- Os campos Departamento, Seção, Categoria e Subcategoria são filtros para ajudar a pesquisa no campo Produto.
Warning | ||
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Fica uma observação que essa campanha está pronta para funcionar com embalagens, ou seja, sempre é levado em consideração tanto o código do produto quanto o código auxiliar. |
1.3 - Feito isso você preenche preencher as informações necessárias, adiciona adicionar os produtos que desejar e salva a família.
A opção Editar é semelhante a de Adicionar, a única diferença é que a tela já virá com as informações preenchidas.
1.4 - Para criar, editar ou excluir uma campanha você deve acessar a tela de Cadastro no Portal Admin e ir na ao Portal Administrativo, em Cadastro, em seguida na opção Campanha Progressiva.
Nessa tela você poderá adicionar uma campanha, editar uma existente, contanto que ela não esteja vencida, ou excluir.
1.5 - Após selecionar Adicionar você será direcionado para uma nova tela para fornecer as informações da campanha.
Existem duas abas na tela: Geral e Restrições.
Para a aba Geral existem três agrupadores: Cabeçalho, Família de Produtos e Faixas Progressivas.
Para o Cabeçalho:
O campo Descrição é como se fosse o nome da campanha.
O campo Data Inicial e Data Final indicam a vigência.
O campo Tipo Campanha possui duas opções: Acumulativa ou Pedido:
- Uma campanha do tipo Acumulativa é uma campanha que vai considerar as famílias de produto já vendidas para o mesmo cliente, pela mesma campanha e que a data do faturamento esteja válida em relação a data de vigência da campanha.
- Uma campanha do tipo Pedido só irá considerar as famílias inseridas no pedido atual, ignorando o histórico de venda do cliente.
O campo Filial é para qual filial essa campanha estará disponível, lembrando que só serão listadas famílias válidas para a filial informada neste campo.
O campo Metodologia é um local onde você pode detalhar e/ou explicar mais sobre a campanha, como se fosse uma observação (opcional).
Para a Família de Produtos:
O campo Família de Produtos lista as famílias disponíveis para a filial configurada na campanha.
O campo Quantidade Mínimaé referente a quantidade mínima de produtos dessa família que deverão ser inserido para que a mesma seja contabilizada como válida.
O campo Valor Mínimo é referente ao valor mínimo que deverá ser atingido fazendo a soma do valor de todos os produtos pertencentes a essa família para que seja contabilizada como válida (opcional).
Para as Faixas Progressivas:
O campo Quantidade de Família, no agrupamento Limitador, indica a quantidade de famílias, considerando da família de maior valor para a de menor valor, que receberão um desconto diferenciado, sobrescrevendo o desconto da faixa (opcional mas se torna obrigatório caso o Percentual de Desconto do Limitador esteja preenchido).
O campo Percentual de Desconto, no agrupamento Limitador, indica o desconto que será aplicado, considerando da família de maior valor para a de menor valor, sobrescrevendo o desconto da faixa (opcional mas se torna obrigatório caso a Quantidade de Família do Limitador esteja preenchido).
O campo Quantidade de Famílias indica quantas famílias válidas são necessárias para entrar nessa faixa.
O campo % Desconto informa o desconto que será aplicado ao entrar nessa faixa.
O campo Valor Mínimo é o valor mínimo que deverá ser atingido somando o valor de todos os produtos pertencentes a famílias válidas da campanha para que seja aplicado ou não a faixa (opcional).
Para a aba Restrições existem quatro outras abas: Clientes, Supervisores, Vendedores e Regiões.
O campo Código e o campo Descrição são filtros para ajudar a pesquisa.
O campo Tipo Restrição possui duas opções: Exclusivo ou Restrito:
- Uma restrição do tipo Exclusivo diz que a campanha será exclusiva para os códigos selecionados, ou seja, apenas eles conseguirão participar da campanha.
- Uma restrição do tipo Restrito diz que a campanha será restringida para os códigos selecionados, ou seja, apenas eles não conseguirão participar da campanha.
As restrições são acumulativas, ou seja, você deve atender todas restrições para poder visualizar a campanha, caso você esteja exclusivo em uma opção mais restrito em outra a restrição será prioritária e não será possível participar da campanha.
Após preencher o cabeçalho, definir as famílias pertencentes a campanha e suas regras de validação, criar as faixas de desconto também com suas regras e, se necessário, criar restrições, basta salvar a campanha.
A opção editar é semelhante a de Adicionar, a única diferença é que a tela já virá com as informações preenchidas.
Como o aplicativo é apenas um reflexo das regras cadastradas no Portal Admin o comportamento é bem simples e restrito.
Após adicionar alguns produtos no pedido você deverá selecionar o botão de opções (três pontinhos, no canto superior direito) e vai aparecer a opção Acompanhar desconto progressivo.
Caso exista alguma faixa válida serão exibidas informações como o percentual de desconto que será aplicado, o valor total do desconto, o valor atual do pedido e o novo valor do pedido.
Até então o desconto não será aplicado, isso é apenas uma prévia do que poderá acontecer.
Para aplicar o desconto deverá salvar o pedido e aí sim será exibido um alerta para aplicar ou não o desconto da campanha.
Hoje não existe nenhuma forma de listar e visualizar as campanhas disponíveis no aplicativo, apenas verificar se o pedido atende ou não alguma campanha/faixa.
Após enviar o pedido, será gerado uma autorização de preço no ERP WinThor, para que os descontos não sejam rejeitados, e o pedido seja gravado com sucesso.