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Produto: maxRoteirizador

Resumo


O propósito desse manual é auxiliar o usuário na execução das rotinas e funcionalidades do maxRoteirizador.

1.0 Parametrização


1.1 A tela de parametrização do portal é onde são realizadas todas as parametrizações necessárias para a melhor funcionalidade do sistema definindo de acordo com o processo interno da empresa.

1.1.1 Para acessar a tela de parâmetro do portal maxRoteirizador o usuário deve:


  • Acessar a rotina do maxRoteirizador;
  • No canto superior direito, clicar no símbolo da engrenagem;
  • Escolher a opção “Portal”;
  • Alterar os parâmetros de acordo com a necessidade.


1.2 Ainda em parâmetros é necessário ter o vínculo do usuário do maxRoterizador VS usuário do ERP. Esse vínculo é obrigatório para a usabilidade da ferramenta.

1.2.1Para o usuário fazer o vínculo ele deve:

  •  Acessar a rotina do maxRoteirizador;
  •   No canto superior direito, clicar no símbolo da engrenagem;
  •   Escolher a opção “Usuário”;
  •   Clicar no botão Editar o usuário;
  •  Preencher o campo Tipo de Usuário;
  •   Preencher o campo Filiais;
  •   Preencher o campo Perfil de Acesso;
  •   Fazer o vínculo do usuário do ERP
  •   Salvar a edição do cadastro.

1.3 Em Perfil de acesso o usuário pode criar um perfil e configurar conforme necessário, depois de definido ele pode fazer o vínculo do perfil criado no cadastro do usuário desejado, assim todos os usuários vinculados a este perfil terão os mesmos acessos.


1.3.1 Para o usuário criar um perfil de acesso ele deve:

  • Acessar a rotina do maxRoteirizador;
  • No canto superior direito, clicar no símbolo da chave;
  • Escolher a opção de “Perfil de Acesso”;
  • Clicar no símbolo de mais (+) no canto inferior direito da tela;
  • Dar um nome para o perfil de acesso;
  • Selecionar as opções do perfil;
  • Transferir as opções selecionadas para o lado direito da tela;
  • Salvar o novo Perfil de acesso.

1.4 Em Logo da Empresa, é possível o usuário inserir a logo de sua empresa no maxRoteirizador, o sistema aceita logos no formato PNG, JPG ou GIF.

1.4.1Para o usuário fazer a inclusão da logo ele deve:

  •  Acessar a rotina do maxRoteirizador;
  • No canto superior direito, clicar no símbolo da chave;
  • Escolher a opção de “Logo da Empresa”;
  • Clicar no botão da logo;
  • Carregar a logo.


1.5 A opção de Geração de coordenadas é essencial pois, através das coordenadas dos clientes o sistema captura a localização deles para a montagem da carga.


1.5.1Para o usuário que vai gerar as coordenadas dos clientes ele deve:


  • Acessar a rotina do maxRoteirizador;
  • No canto superior direito, clicar no símbolo da chave;
  • Escolher a opção de “Geração de Coordenadas/Geo”;
  • Escolher a opção de acordo com a necessidade;
  • Clicar em gerar.


1.6 A opção de cancelar pedidos é utilizada exclusivamente para usuários que utilizarão a montagem da carga por importação de XML.

1.6.1 Se você é usuário de importação XML, para cancelar um pedido você deve:


  • Acessar a rotina do maxRoteirizador;
  • No canto superior direito, clicar no símbolo da chave;
  • Escolher a opção de “Cancelar Pedidos”;
  • Digitar o número do pedido a ser cancelado (você pode informar mais de um pedido a ser cancelado);
  • Clicar no botão Cancelar os Pedidos Selecionados.

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2.0 Consultas


2.1 O primeiro menu é onde temos as telas de consultas que são:


  • Carregamentos;
  • Painel de Baixa Pagamento de Frete;
  • Painel de Carga Automática;
  • Falha de Geocode.


2.1.1Na tela de consulta de carregamentos é onde verificamos todos os carregamentos montados pelo maxRoteirizador e os carregamentos de origem do ERP. Nessa tela o usuário pode:


  •  Roteirizar os carregamentos montados pelo ERP;
  •  Roteirizar os carregamentos montados pelo maxRoteirizador e que sofreram alteração no ERP;
  •  Verificar a sequência de entrega gerada depois da roteirização;
  •  Imprimir o Romaneio depois da carga roteirizada;
  •  Editar os dados complementares da carga
  •  Para clientes que usam importação XML, também pode cancelar um carregamento.


2.2 Na tela de Painel de Baixa de Pagamento de Frete é onde o sistema armazena as cargas que são informadas na aba Variáveis de Custo que o carregamento é terceirizado. Nessa tela o usuário pode:


  •  Consultar os carregamentos com valor do frete informado;
  •  Consultar os fretes em aberto a serem pagos;
  •  Emitir um relatório de frete em aberto;
  •  Depois dos fretes pagos pelo financeiro (informação na integrada), pode baixar os fretes pagos;
  •  Consultar todos os fretes baixados e pagos;
  •  Emitir um relatório de fretes baixados/pagos.


2.3 No Painel de Carga Automática é onde o usuário pode monitorar as cargas que foram parametrizadas para serem montadas de forma automática. Para o usuário consultar essas cargas ele deve:


  • Acessar o maxRoteirizador;
  • No menu principal acessar o submenu de consultas;
  • Escolher a opção “Painel de carga automática”.



2.4 Na tela de Falha Geocode é onde o sistema armazena as informações dos clientes que no processo de geração de coordenadas apresentou alguma falha de geração. O usuário pode acessar essa tela onde vai ter as informações dos clientes e o motivo da falha na geração das coordenadas. Para acessar essa tela o usuário deve:


  • Acessar o maxRoteirizador;
  • No menu principal escolher o submenu consultas;
  • Escolher a rotina Falha Geocode.



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3.0 Gráficos


3.1 O segundo menu é o de Gráficos onde o usuário tem acesso a dois tipos de gráficos que são:

  • Pedidos Roteirizados;
  • Pedidos Prontos para Montagem;


3.1.1 Na tela de pedidos roteirizados apresenta um gráfico de barras que mostra a quantidade de pedidos que foram roteirizados mês a mês. Para ter acesso a essa tela o usuário deve:


  •  Acessar o maxRoteirizador;
  •  No menu principal acessar o submenu “Gráficos”;
  •  Selecionar a opção Pedidos Roteirizados.


      3.1.2 Na tela de Pedidos Prontos para Montagem é onde o usuário tem acesso aos pedidos que estão liberados no ERP e vinculados as suas respectivas rotas. Esse gráfico mostra como os pedidos estão distribuídos de acordo com os vínculos de rotas dando informações de peso, volume e valor tanto forma geral como de cada rota. Para o usuário ter acesso a essas informações ele deve:


  •  Acessar o maxRoteirizador;
  • No menu principal acessar o submenu “Gráficos”;
  • Selecionar a opção Pedidos prontos para montagem.


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4.0 Cadastros


4.1 Terceiro menu é o de cadastros, onde o usuário faz os cadastros necessários para a utilização de forma eficiente da ferramenta. As telas de cadastros são:


  • Carga automática;
  • Combustível;
  • Clientes;
  • Centro de Distribuição;
  • Filiais;
  • Motoristas;
  • Rotas;
  • Tipo de Veículos;
  • Transportadoras;
  • Veículos.


4.2 No cadastro de carga automática é onde o usuário pode parametrizar a aplicação para que a inteligência artificial da ferramenta possa montar a carga de acordo com as parametrizações realizadas. Para o usuário ter acesso essa função ele deve:


  • Acessar o maxRoteirizador;
  • No menu principal acessar o submenu cadastros;
  • Escolher a opção “Carga automática;
  • No canto inferior direito de a tela clicar no sinal de mais (+);
  • Com a tela aberta informar a descrição;
  • Informar a hora que o sistema vai montar a carga;
  • Informar o Peso mínimo, Volume mínimo e/ou Valor mínimo;
  • Informar qual(is) dia(s) da semana essa montagem vai acontecer;
  • Escolher uma das métricas de corte (não obrigatório);
  • Informar o Centro de Distribuição de onde o veículo vai sair;
  • Informar quantos dias o veículo vai ficar na rota;
  • Informar de qual(is) filial(is) virá os pedidos;
  • Escolher qual(is) rota(s) vão fazer parte da montagem automática;
  • Escolher qual(is) praça(s) vão fazer parte da montagem automática (não obrigatório se escolher a rota);
  • Escolher o veículo para essa montagem automática;
  • Marcar os check box Rota Monitorada e Montagem automática;
  • Clicar no botão azul Salvar complemento da rota.



4.3 Na tela de Cadastro de Combustível é onde o usuário vai cadastrar os combustíveis usados pela frota da empresa. Para cadastrar os combustíveis o usuário deve:


  • Acessar o maxRoteirizador;
  • No menu principal, selecionar o submenu combustível;
  • No canto inferior direito da tela, clicar no sinal de mais (+);
  • Com a tela aberta informar o campo descrição do combustível;
  • Informar o preço do litro do combustível;
  •  Clicar no botão azul salvar.



4.4 Na tela de cadastro de clientes, todas as informações vêm integradas do ERP, mas é possível fazer algumas correções/alterações. Isso é feito da seguinte forma:

  • Acessar o maxRoteirizador;
  •  No menu principal, acessar o sub menu clientes;
  •  Filtrar o cliente que deseja pesquisar.
  •  Clicar no ícone editar;


4.4.1 Com a tela do cliente aberta você pode:


  • Corrigir/incluir as coordenadas;
  • Informar o tempo médio de entrega para o cliente;
  • Incluir endereço alternativo de entrega (caso não venha integrado do ERP);
  • Selecionar o dia da montagem de carga para esse cliente.



4.5 O centro de distribuição é o cadastro do local de onde a frota saí para fazer as entregas, também é o ponto de partida para o sistema começar a roteirização. Para o usuário cadastrar um CD ele deve:


  • Acessar o maxRoteirizador;
  • No menu principal, acessar o submenu “Centro Distribuição”;
  • No canto inferior direito da tela, clicar no sinal de mais (+);
  •  Preencher todos os campos e clicar no botão azul Coordenadas;
  •  Após gerar as coordenadas com base no endereço cadastrado, clicar em salvar.



4.6 O cadastro de Filiais é para clientes que usam o processo de importação XML. Clientes que usam o processo de importação do ERP, não há necessidade fazer esse cadastro, pois as informações virão na integração.


4.6.1 Clientes que utilizam importação XML devem fazer esse cadastro da seguinte forma:

                      

  • Acessar o maxRoteirizador;
  • No menu principal, acessar o sub menu “Filiais”;
  • No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);
  • Com acesso a tela, preencher todos os campos;
  •  Salvar o cadastro;




4.7 O cadastro de Motoristas é para clientes que usam o processo de importação XML. Clientes que usam o processo de importação do ERP, não é necessário fazer esse cadastro, pois as informações virão na integração.



4.7.1 Clientes que utilizam importação XML devem fazer esse cadastro da seguinte forma:

  • Acessar o maxRoteirizador;
  • No menu principal, acessar o sub menu “Motoristas”;
  • No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);
  • Com a tela aberta, preencher todos os campos obrigatórios (*) em “Informações do Motorista”;
  • Clicar em salvar motorista.


4.7.2 Em informações complementares do Motorista, você pode preencher os campos:

  • Ajudantes = Caso tenha ajudantes fixos para motoristas;
  • Custo hora motorista = Caso queira que essa informação componha o custo básico da montagem da carga;
  • Carga horária = Para fazer o cálculo do custo hora com o motorista;
  • Salvar complemento motorista.


4.8 O cadastro de Rotas é para clientes que usam o processo de importação XML. Clientes que usam o processo de importação do ERP, não é necessário fazer esse cadastro, pois as informações virão na integração.


4.8.1 Clientes que utilizam importação XML devem fazer esse cadastro da seguinte forma:

  • Acessar o maxRoteirizador;
  • No menu principal, acessar o sub menu “Rotas”;
  • No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);
  • Com a tela aberta, preencher todos os campos obrigatórios (*);
  •  Clicar em salvar rota.




4.9 No Menu cadastro na opção Tipo Veículo é onde cadastramos qual o tipo de veículo da frota. Essa informação será vinculada posteriormente no cadastro do veículo. Para cadastrar um tipo de veículos o usuário deve:

  • Acessar o maxRoteirizador;
  • No menu principal, acessar o submenu “Tipo Veículo”;
  • No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);
  • Com a tela aberta, preencher todos os campos obrigatórios (*);
  • No campo “Tamanho do veículo é só deixar o cursor do mouse no campo que ele mostra qual informação colocar;
  • Clicar em salvar.


4.10 O cadastro de Veículos é para clientes que usam o processo de importação XML. Clientes que usam o processo de importação do ERP, não é necessário fazer esse cadastro, pois as informações virão na integração.

4.10.1 Clientes que utilizam importação XML devem fazer esse cadastro da seguinte forma:

  • Acessar o maxRoteirizador;
  • No menu principal, acessar o submenu “Veículos”;
  • No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);
  • Com a tela aberta, preencher todos os campos obrigatórios (*);
  • Clicar em salvar rota.



4.10.2 As informações complementares são obrigatórias para todos. Com o veículo já cadastrado/integrado, preencha as informações complementares do veículo.



4.11 O cadastro de transportadora é para clientes que usam processos de entregas com transportadoras, também serve para clientes que não tem a frota própria e usa terceiros para fazer as entregas. Esse cadastro é dividido em duas partes sendo:

  • Cadastro da(s) transportadora(s);
  • Parametrização do cálculo de frete da(s) transportadora(s).


4.11.1 cadastro da transportadora é feito da seguinte forma:

  • Acessar o maxRoteirizador;
  • No menu principal, acessar o submenu “Transportadora”;
  • No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);
  • Com a tela aberta, preencher todos os campos;
  • Clicar em gerar coordenadas;
  • Clicar em salvar.


4.12 Depois da cadastrado a transportadora, agora deve-se parametrizar o cálculo do frete da transportadora. Esse cadastro é feita da seguinte forma:

  • Acessar o maxRoteirizador;
  • No menu principal, acessar o sub menu “Transportadora”;
  • Na transportadora cadastrada, clicar no veículo;
  • Com a tela aberta, na parte superior da tela preencher os parâmetros de restrição da transportadora (caso tenha);
  • Na parte inferior da tela, cadastrar os parâmetros de cálculo de acordo com as informações negociadas com a transportadora;
  • Clicar em salvar.


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5.0 Relatórios


5.1 No menu principal temos o sub menu relatórios, onde estão os relatórios disponível no maxRoteirizador.


6.0 Importar XML


6.1 No submenu importar XML é destinado exclusivamente para cliente que usam esse processo de importação XML.


6.2 É nesta tela onde o usuário importa os XML’s para assim montar os carregamentos a partir dos XML’s importados. A importação é feita da seguinte maneira:


  • Acessar o maxRoteirizador;
  • No menu principal, acessar o sub menu “Importar XML”;
  • No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);
  • Com a tela aberta, clicar no botão ‘Selecionar’ (para buscar os XML’s a serem importados);
  • Depois de selecionado os XML’s, clicar em ‘Importar’;
  • Aguardar o sistema importar todos os XML’s selecionados.


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7.0 Roteirização


7.1 No sub menu roteirização é onde o usuário faz as montagens dos carregamentos, essa é a tela principal do sistema, assim que o usuário acessa o maxRoteirizador. Na tela principal temos:


  1. Grid com as informações de peso, volume, quantidade de pedidos, quantidade de entregas e valor de todos os pedidos filtrados no mapa;
  2. Legendas com as possíveis cores que os pedidos podem aparecer no mapa;
  3. Sinal de mais (+) para ter acesso aos filtros.
  4. Localização do Centro de Distribuição cadastrado anteriormente
  5. Ferramenta de seleção



7.2 Ao clicar no sinal de mais (+), habilita a opção para abrir a tela de filtros do sistema, é nessa tela que o usuário de acordo com o seu processo, seleciona uma ou mais opção de filtros para trazer os pedidos na tela.




7.3 Depois de selecionar o filtro de acordo com a necessidade, clicar no botão “Filtrar”, como mostra a tela acima. Clicando no botão filtrar, o sistema irá plotar no mapa todos os pedidos disponíveis para montagem da carga.


7.4 Com os pedidos plotados no mapa, podemos montar as cargas de duas formas:


  • Usando a ferramenta de seleção e desenhando no mapa;
  • Usando a opção de agrupamento.

     

7.4.1 Com a ferramenta de seleção, você pode desenhar a área no mapa selecionando os pedidos a serem incluídos em um carregamento. Os botões do lado inferior direita da tela são:

  1. Botão inicial;
  2. Botão para filtrar os pedidos no mapa;
  3. Botão para desfazer a seleção dos pedidos;
  4. Botão de complemento do carregamento;
  5. Botão para montagem de carga via agrupamento;
  6. Botão com os detalhes dos pedidos selecionados no mapa.



7.4.2 Com os pedidos selecionados no mapa, deve-se clicar no botão  (Complemento do carregamento). Clicando nesse botão, vai abrir a tela de complemento da carga com as abas “Complemento Carregamento” e Variáveis de Custo”. Nestas abas deve ser informado:

7.4.3 Aba Complemento Carregamento deve informar os seguintes campos:

  • Destino da carga;
  • Veículo a ser usado na carga;
  • Motorista;
  • Definir datas de saída e chegada do veículo;
  • Informar ajudantes (caso tenha).


7.4.4 Aba Variáveis de Custo é onde podemos informar alguns custos que podemos ter no carregamento. Estas informações não são obrigatórias para a montagem da carga, mas com essas informações preenchidas, irá compor o custo básico da montagem e alimentar os relatórios. Nesta tela você pode informar:

  • Quantidade de diárias;
  • Valor unitário da diária;
  • Quantidade de alimentação;
  • Valor unitário da alimentação;
  • Outras despesas da carga.


           

7.4.5 Se o carregamento for terceirizado, você pode marcar a opção “Carregamento terceirizado” e informar o valor do frete. Depois deve clicar em “Gravar pré carga”.


7.4.6 Com a pré carga feita, é a hora de fazer a roteirização. Para roteirizar a(s) carga(s) você deve:

  • Marcar a(s) carga(s) a ser(em) roteirizada(s);
  • Clicar no menu Ações;
  • Escolher a opção “Roteirizar carga”;
  • Carga será roteirizada.


 7.4.7 Com a carga roteirizada, você pode ver como o sistema gerou a rota clicando no ícone  para abrir a tela de visualização da rota.



7.4.8 Nessa tela você verifica como a rota de entrega foi criada. Vamos conhecer a tela e suas informações:

  1.  Relação das entregas sequenciadas (sequência pode ser alterada manualmente trocando de lugar);
  2.  Distância planejada para fazer todas as entregas;
  3.  Valor total da carga;
  4.  Valor total do custo da carga;
  5.  Percentual do custo da carga em cima do valor total da carga;
  6. Custo com o funcionário. Informação vem do cadastro do motorista;
  7.  Custo com combustível. Informação vem do cadastro do veículo;
  8.  Despesas de viagem. Informação vem da aba variáveis de custo;
  9. Botão ações. Serve para inverter a rota e/ou sequenciar a rota.




7.4.9 Depois de conferir a roteirização e estiver tudo certo deve:

  • Clicar no botão fechar da tela acima;
  • Clicar em “Salvar carregamentos” (para a carga ser salva no ERP).


7.5 A outra forma de montagem de carregamento e usando a função de agrupamento dos pedidos. É possível agrupar os pedidos por:


  1. Agrupamento por Cidade;
  2. Agrupamento por Praça;
  3. Agrupamento por RCA;
  4. Agrupamento por Região;
  5. Agrupamento por Rota;
  6. Agrupamento por Transportadora.



7.5.1 Para o usuário conseguir usar a função de agrupamento dos pedidos ele deve:


  • Acessar a tela principal do maxRoteirizador (Mapa);
  • No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);
  • Em seguida clicar no filtro;
  • Filtrar os pedidos no mapa de acordo com a necessidade;
  • Com os pedidos no mapa clicar em carregamentos em montagem;
  • Clicar no botão ações;
  • Escolher a opção “Agrupar”;
  • Clicar em uma das opções de agrupamento.


7.5.2 Depois de agrupado é só seguir os mesmos passos do item 7.4 6 até 7.4.9 

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Manual em PDF


Artigo sugerido pelo Analista Gláucio Nascimento

Revisado pela Analista Rosana Matos.