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Produto: Pedido de Venda

 Gerador de Relatórios Personalizados tem como objetivo a independência do cliente com relação à extração de informação da sua base de dados, podendo criar seus relatórios personalizados que serão disponibilizados aos representantes no Pedido de Venda AndroidO usuário deve ter conhecimento em Consulta SQL para desenvolver a consulta que será feita no banco de dados.

Para configurar a utilização deste recurso, vá em Cadastro - Gerador de Relatórios Personalizados Construção de Relatório Personalizado clique no botão Novo .

Na primeira etapa preencha os campos:

  • Nome do relatório: será o nome do seu relatório, este nome irá parecer para o Vendedor/RCA no Pedido de Venda Android;
  • Descrição: deve ser preenchido com um breve resumo sobre o Relatório.


Depois de preencher, clique no botão Próximo  para ir à próxima etapa.


Nesta será informado no campo Conteúdo da Consulta, a estrutura de SQL que irá montar a base do Relatório,  este SQL será responsável pela consulta no Banco de Dados.

Exemplo de Consulta SQL:
SELECT NUMPED,CODCLI,VLTOTAL,DTENTREGA
    FROM
        PCPEDC
    WHERE
        CODUSUR = {CODUSUR}
        AND
        DTENTREGA = {DATA};


Importante!

O SQL deve ser montado utilizando as tabelas ou views do Banco de Dados da MáximaTech.


Botões:

  • Inserir Filtro: Quando clicar nesta opção, deve ser informado o capo que irá fazer parte da pequisa, por exemplo {NUMPED}, este campo irá parecer na APK para ser preenchido pelo RCA e assim gerar o Relatório. Ao clicar no botão Inserir Filtro ele irá abir o pop up abaixo para ser inserido o filtro para preenchimento do RCA;

  • Formar SQL: Irá formatar o SQL criado para a pesquisa do Relatório;
  • Validar SQL: Irá fazer uma consulta no banco para validar se o SQL está construído corretamente.


Caso seja necessário retornar a etapa anterior clique no botão Anterior , e para prosseguir clique no botão Próxima .


Nesta etapa são definidos os filtros a serem utilizados para a consulta.

Se estiver marcado a opção Informado pelo usuário:

  • Ordem - Digite o número referente à sequência na qual o campo será exibido no filtro;
  • Parâmetro - Descreva o parâmetro que irá receber o dado selecionado ou digitado no filtro. Exemplo: DATAINICIO, DATAFIM;
  • Componentes - Selecione uma das opções para o campo do filtro;
  • Tipo de Dados - Escolha entre DATE, NUMERIC ou STRING;
  • Legenda - Informe o nome do campo;
  • Obrigatório - Use para definir o preenchimento do filtro como obrigatório para a consulta;
  • Consulta - Caso não tenha sido informado o Parâmetro no SQL na tela anterior, uma consulta SQL pode ser elaborada aqui para ser usada como parâmetro de filtro.

Se tiver marcado a opção Filtro interno do sistema:

Definido o filtro clique no botão Salvar alterações do filtro selecionado para incluir. Finalizada a inserção dos filtros clique no botão Próxima .

Caso seja necessário retornar a etapa anterior clique no botão Anterior .

Por fim será configuradas as colunas/grids do resultado do relatório.



  • Ordem - É a ordenação de listagem da coluna da esquerda para a direita;
  • Campo no SQL - Descreva o Parâmetro que irá receber o dado selecionado ou digitado pelo usuário no filtro. Exemplo: CODCLI, NOMECLI ou TOTAL;
  • Nome Cabeçalho - É a descrição apresentada na coluna;
  • Comprimento - A largura da coluna em Pixels;
  • Alinhamento - Pode ser selecionada a posição de inicio do alinhamento do texto, se será a DireitaEsquerda ou Centro;
  • Totalizador - Quando o campo for um totalizador marque a opção Sim, caso contrario deixe a opção Não marcada.

Ao fazer as configurações clique no botão Salvar alterações do filtro selecionado.

Após preencher os campos e selecionar as opções clique no botão Concluir  para adicionar a coluna/grid.

Caso seja necessário retornar a etapa anterior clique no botão Anterior .

Ao adicionar todas as colunas/grids clique no botão Concluir para salvar e finalizar a criação do relatório personalizado.

Observação:

Ao fazer as configurações e salvar, deve ser feita a sincronização do APK para atualizar as informações no parelho.

Para manipular os relatórios criados:

Na tela inicial da Cosnstrução de Relatórios Personalizados, será listado todos os relatórios criados para Editar ou Excluir:

  • Para editar selecione o relatório e clique no botão Editar .
  • Para apagar um relatório da lista selecione e clique no botão Excluir .


O Relatório Personalizado no Pedido de Venda Android

Para o RCA imprimir um Relatório Personalizado ele deve ir na opção Consultas > Relatórios.  Selecionar o Relatório desejado, Preencher os campos obrigatórios e clicar em Solicitar relatório então o sistema exibe a mensagem: Você receberá uma notificação assim que o relatório estiver pronto.


Será recebido no Pedido de Venda Android um alerta que o relatório foi gerado , clique em Consultas > Relatórios , menu superior direito , e depois na opção Listagem de relatórios solicitados.


O sistema exibe todos os resultados com a data e hora em que o relatório foi gerado. Clique no relatório para ver o conteúdo.



Artigo sugerido pelo analista Angelita Leite.

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