- Acessar a aplicação maxMotorista e na parte lateral esquerda no menu, selecionar a aba “Cadastros” e clicar para expandi-la:
- Após expandir, procurar pela aba “Ausência Registro de Jornada”:
- A página “Ausência Registro de Jornada” é dívida em três campos, o primeiro é o campo do cadastro, segundo o campo de pesquisa, terceiro o campo de listagem com os botões de ações “Editar e Remover”:
BLOCO – Cadastro Ausência Registro de Jornada
Neste bloco é que o usuário poderá cadastrar uma ausência.
No campo Data início e Data fim o usuário irá definir qual o período de ausência do funcionário.
Nos campos de marcação e seleção: "Motorista” e "Ajudante” é o que definirá a seleção do campo logo abaixo. Escolha qual funcionário deseja cadastrar a ausência. De acordo com a escolha do usuário, o campo é afetado.
- Para motorista:
- Para ajudante:
- No campo de “Motivo” o usuário seleciona o motivo da ausência. Atualmente o sistema tem cadastrado dois tipos: “Atestado” e “Folga”:
- Por fim, o campo de “Justificativa”, onde usuário poderá escrever uma descrição da ausência:
Preenchido, basta clicar no botão Cadastrar Ausência, lembrando que é necessário preencher todos os campos para cadastrar uma ausência (Data Início, Data Fim, Motorista ou Ajudante, Motivo e Justificativa). Caso não deseja realizar cadastro e apenas zerar os campos, clicar em Limpar Campos.
BLOCO – Pesquisar Ausências
Neste bloco o usuário consegue localizar ausências cadastradas, através de uma pesquisa especifica, informando a data início, data fim, tipo de funcionário (Motorista ou Ajudante) e nome do funcionário.
BLOCO – Listagem de ausências cadastradas
Neste bloco é que será visualizado o resultado do bloco anterior (Pesquisar Ausências). Trazendo informações como Tipo de Ausência, Nome, Justificativa, Data Início, Data Fim.
Percebe-se que caso a pesquisa do usuário tenha êxito, o campo de ações terá dois botões, Edição e Remoção.
Ao clicar na ação de Edição:
Uma tela de edição será aberta, permitindo editar as mesmas informações que foram preenchidas no cadastro de ausência.
Realizado a edição basta clicar em “Editar Ausência” ou “Cancelar”.
O botão Remover:
Será exibido um alerta, se o usuário realmente deseja remover a ausência cadastrada:
Caso a resposta seja Sim a ausência é removida para o funcionário em questão e a página de listagem atualizada. Caso seja “Não”, o usuário retorna para a página anterior.
Menu -> Relatórios -> Relatório de Registros de Jornada
Exportar para PDF -> Novo campo (Tipo Ausência)
Exportar para Excel -> Novo Campo (Tipo Ausência, Justificativa)
Listagem (Relatório de Registros de Jornada)
Agora será possível ver a ausência no relatório registro de jornada.
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