Versions Compared
Key
- This line was added.
- This line was removed.
- Formatting was changed.
Produto: Pedido de Venda
1- Acesse a APK do Pedido de Venda.
2- Clique na opção Clientes.
4- Clique e segure sobe e o nome cliente que será feito o Chekin.
5- Clique na opção Efetuar Checkin.
6- Ao término do pedido, tocar e segurar encima do cliente novamente,
7- Tocar na opção Efetuar Checkout.
Artigos Relacionados
Content by Label | ||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
Resultado:
O sistema registrará o tempo entre check-in e check-out como o tempo que o representante permaneceu no cliente, os dados serão enviados ao Portal Executivo , na aba Geolocalização.
Parametrização:
Para habilitar a opção de Check-in / Check-outCheckin / Checkout:
1- Acessar o Portal Admin.
2- Clique na aba Parâmetros dos Sistema, no campo Pesquisar Parâmetro coloque o nome do parâmetro e o pesquise.
3- Deve ser configurado os parâmetros abaixo da seguinte forma para aparecer :
- UTILIZA_CHECKIN_CHECKOUT - Habilita utilização de checkin Checkin e checkout Checkout no Pedido de Venda versão 17. Trabalha em conjunto com o parâmetro GPS_IS_REQUIRED_CONFEC_PEDIDO como S. - Deve estar Marcado;
- GPS_IS_REQUIRED_CONFEC_PEDIDO - Quando este estiver setado como “S”, o RCA não conseguirá iniciar ou salvar um pedido sem o GPS ligado - Deve estar Marcado;
- OBRIGAR_ATENDIMENTO_PARA_CHECKOUT - Quando habilitado, obriga realizar um pedido ou justificativa de não venda, em um atendimento ao fazer o checkoutCheckout;
- TEMPO_MIN_PERMANENCIA - Configura o tempo mínimo de atendimento ao cliente, caso este utilize checkin Checkin / checkoutCheckout. O valor do parâmetro deve conter 5 caracteres, incluindo o dois pontos. Ex: 00:10. Ou seja, o tempo mínimo de atendimento seria 10 minutos;
- LIMITE_RAIO_CHECK_IN_OUT - Limite do raio para que se possa efetuar check-in e check-out - efetuar Checkin e Checkout - Parâmetro GPS_TRACKING_ENABLED é necessário;
- GPS_TRACKING_ENABLED - Cerca Eletrônica - Habilitar acompanhamento;
- OBRIGA_CHECKIN_NO_MESMO_DIA
Warning | ||
---|---|---|
| ||
Caso o parâmetro não seja listado, você pode cadastrar conforme o passo a passo Como criar parâmetro pela Área Administrativa? No aparelho Android, após a sincronização, ao dar um toque longo em cima do nome do cliente aparecerão as opções de check-in e check-outCheckin e Checkout. |
4- No cadastro de usuário, na aba permissões, a opção Bloquear captura de informações de Geolocalização deve estar desmarcada.
Warning | ||
---|---|---|
| ||
O recurso de Checkin/Checkout utiliza coordenadas para que o cliente saiba onde o RCA está no momento da confecção do pedido. Para habilitar o recurso de geolocalização é necessário habilitar/configurar os seguintes parâmetros: GPS_TRACKING_ENABLED - responsável por habilitar o serviço de geolocalização (rastreamento); GPS_TRACKING_STARTTIME - configura hora de início de captura de localizações, o valor padrão é 0000 ou seja a partir de meia noite as localizações começam a ser capturadas; GPS_TRACKING_STOPTIME - configura hora de término de captura de localizações, o valor padrão é 2359 ou seja às 23:59 as localizações param de ser capturadas. |
Ao realizar Check In realizar Checkin em um cliente, não é possível fazer Check In fazer Checkin em outro cliente sem finalizar o atendimento do primeiro.
Geralmente é possível efetuar um check in um Checkin e depois um checkout Checkout sem realizar nenhum atendimento (confecção de pedido ou justificativa) porém caso exista a necessidade de atendimento toda vez que um checkin Checkin for efetuado, basta ativar o parâmetro OBRIGAR_ATENDIMENTO_PARA_CHECKOUT.
Caso exista um tempo mínimo de permanência no cliente (por exemplo 10 minutos), deve ser configurado o parâmetro TEMPO_MIN_PERMANENCIA , este parâmetro possui o valor padrão de 00:00. Os minutos contam do tempo do check in até o checkoutdo Checkin até o Checkout.
Outra parametrização que pode ser feita é controlar a distância mínima entre um Checkin e/ou Checkout que o RCA deve estar para que estes processos sejam realizados, então deve ser configurado o parâmetro, LIMITE_RAIO_CHECK_IN_OUT, este parâmetro deve ser configurado com valor numérico que irá corresponder a quantidade em Metros que o RCA poderá ter de distância para o Checkin /Checkout, por exemplo, se for preenchido o parâmetro com o valor de 500, será necessário que o RCA esteja numa distância de pelo menos 500 metros para realizar ou o Checkinou o check in ou o checkout em um cliente.Image RemovedCheckout em um cliente.
Se o RCA estiver fora do raio do cliente, e tentar realizar check in (caso parametrizado conforme acima), a aplicação irá informar que não é possível realizar o Checkin
Image Added
Existe ainda a permissão Solicitar autorização para checkin foram do raio: quando marcado, aparecerá uma mensagem questionando se o RCA deseja entrar em contato com o T.I para gerar senha e contrassenha e assim, consiga realizar o atendimento.
E a opção Requer autorização para checkout fora do raio do cliente: quando marcado, aparecerá como na opção acima, uma mensagem questionando se o RCA deseja entrar em contato com o T.I para gerar senha e contrassenha e assim, consiga realizar o atendimento.
Warning | ||
---|---|---|
| ||
A contra senha das opções Solicitar autorização para checkin foram do raio e Requer autorização para checkout fora do raio do cliente irá ser gerada na aba Cadastros → Gerar autorizações do sistema. |
Geralmente, ao realizar um atendimento em determinado cliente no dia, é possível voltar a atendê-lo sem que seja necessário realizar novo Checkin / Checkout. Por exemplo:
O RCA foi no cliente x às 9 horas da manhã, fez Checkin, realizou um atendimento (justificou ou fez pedido) e após isso fez Checkout. A partir deste momento, caso o RCA queira simplesmente iniciar um pedido para este cliente, vai ser possível, mesmo sem realizar novamente o Checkin. Ou seja, nenhuma das validações será realizada novamente, e é possível justificar, fazer pedido, orçamento, etc. Caso seja necessário que a cada novo atendimento seja realizado Checkin novamente, mesmo que o cliente já tenha sido atendido no dia, basta habilitar o parâmetro OBRIGA_CHECKIN_NO_MESMO_DIA.
Note | ||
---|---|---|
| ||
A opção de check-in Checkin / checkout Checkout só está disponível no aplicativo Android.na APK. |
Info | ||
---|---|---|
| ||
Termos que podem confundir:O Raio do Checkin/ Checkout e cerca eletrônica são processos diferentes.O recurso de cerca eletrônica existe para delimitar uma área mínima que o RCA deve estar para realizar atendimento em um cliente, para isso, não é necessário que o mesmo utilize o recurso de check in/check out. Para ativar a cerca eletrônica é necessário habilitar o parâmetro GPS_EDGE_BLOCK e para limitar a área do atendimento do RCA é necessário habilitar o parâmetro GPS_EDGE_METERS_SIZE. Conforme dito anteriormente, o parâmetro LIMITE_RAIO_CHECK_IN_OUT mede a distância que o RCA está do cliente para que seja realizado ou o Checkin ou o Checkout. O parâmetro GPS_EDGE_METERS_SIZE irá bloquear caso a distância que o RCA está do cliente em qualquer processo: pedido, orçamento, justificativa,até mesmo check in, etc. Check in / Check out não é JornadaConforme visto neste artigo, não é necessário configurar o processo de Jornada de trabalho para utilizar o processo de Checkin / Checkout. Para mais informações sobre o processo de Jornada de Trabalho consulte o artigo Como utilizar o recurso Jornada de Trabalho no Pedido de Venda? |
Artigo sugerido por Matheus Lima