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Produto: maxRoteirizador

RESUMO


O propósito desse manual é auxiliar o usuário na execução das rotinas e funcionalidades do maxRoteirizador.

1.0 PARAMETRIZAÇÃO


1.1 A tela de parametrização do portal é onde são realizadas todas as parametrizações necessárias para a melhor funcionalidade do sistema definindo de acordo com o processo interno da empresa.

1.1.1 Para acessar a tela de parâmetro do portal maxRoteirizador o usuário deve:


  • Acessar a rotina do maxRoteirizador;
  • No canto superior direito, clicar no símbolo da engrenagem;
  • Escolher a opção “Portal”;
  • Alterar os parâmetros de acordo com a necessidade.


1.2 Ainda em parâmetros é necessário ter o vínculo do usuário do maxRoterizador VS usuário do ERP. Esse vínculo é obrigatório para a usabilidade da ferramenta.

1.2.1Para o usuário fazer o vínculo ele deve:

  •  Acessar a rotina do maxRoteirizador;
  •   No canto superior direito, clicar no símbolo da engrenagem;
  •   Escolher a opção “Usuário”;
  •   Clicar no botão Editar o usuário;
  •  Preencher o campo Tipo de Usuário;
  •   Preencher o campo Filiais;
  •   Preencher o campo Perfil de Acesso;
  •   Fazer o vínculo do usuário do ERP
  •   Salvar a edição do cadastro.

1.3 Em Perfil de acesso o usuário pode criar um perfil e configurar conforme necessário, depois de definido ele pode fazer o vínculo do perfil criado no cadastro do usuário desejado, assim todos os usuários vinculados a este perfil terão os mesmos acessos.

1.3.1 Para o usuário criar um perfil de acesso ele deve:

  • Acessar a rotina do maxRoteirizador;
  • No canto superior direito, clicar no símbolo da chave;
  • Escolher a opção de “Perfil de Acesso”;
  • Clicar no símbolo de mais (+) no canto inferior direito da tela;
  • Dar um nome para o perfil de acesso;
  • Selecionar as opções do perfil;
  • Transferir as opções selecionadas para o lado direito da tela;
  • Salvar o novo Perfil de acesso.

1.4 Em Logo da Empresa, é possível o usuário inserir a logo de sua empresa no maxRoteirizador, o sistema aceita logos no formato PNG, JPG ou GIF.

1.4.1Para o usuário fazer a inclusão da logo ele deve:

  •  Acessar a rotina do maxRoteirizador;
  • No canto superior direito, clicar no símbolo da chave;
  • Escolher a opção de “Logo da Empresa”;
  • Clicar no botão da logo;
  • Carregar a logo.



1.5 A opção de Geração de coordenadas é essencial pois, através das coordenadas dos clientes o sistema captura a localização deles para a montagem da carga.


1.5.1Para o usuário que vai gerar as coordenadas dos clientes ele deve:


  • Acessar a rotina do maxRoteirizador;
  • No canto superior direito, clicar no símbolo da chave;
  • Escolher a opção de “Geração de Coordenadas/Geo”;
  • Escolher a opção de acordo com a necessidade;
  • Clicar em gerar.


1.6 A opção de cancelar pedidos é utilizada exclusivamente para usuários que utilizarão a montagem da carga por importação de XML.

1.6.1 Se você é usuário de importação XML, para cancelar um pedido você deve:


  • Acessar a rotina do maxRoteirizador;
  • No canto superior direito, clicar no símbolo da chave;
  • Escolher a opção de “Cancelar Pedidos”;
  • Digitar o número do pedido a ser cancelado (você pode informar mais de um pedido a ser cancelado);
  • Clicar no botão Cancelar os Pedidos Selecionados.

Manual de uso

2.0 CONSULTAS


2.1 O primeiro menu é onde temos as telas de consultas que são:


  • Carregamentos;
  • Painel de Baixa Pagamento de Frete;
  • Painel de Carga Automática;
  • -Falha de Geocode.


2.1.1Na tela de consulta de carregamentos é onde verificamos todos os carregamentos montados pelo maxRoteirizador e os carregamentos de origem do ERP. Nessa tela o usuário pode:


  •  Roteirizar os carregamentos montados pelo ERP;
  •  Roteirizar os carregamentos montados pelo maxRoteirizador e que sofreram alteração no ERP;
  •  Verificar a sequência de entrega gerada depois da roteirização;
  •  Imprimir o Romaneio depois da carga roteirizada;
  •  Editar os dados complementares da carga
  •  Para clientes que usam importação XML, também pode cancelar um carregamento.


2.2 Na tela de Painel de Baixa de Pagamento de Frete é onde o sistema armazena as cargas que são informadas na aba Variáveis de Custo que o carregamento é terceirizado. Nessa tela o usuário pode:


  •  Consultar os carregamentos com valor do frete informado;
  •  Consultar os fretes em aberto a serem pagos;
  •  Emitir um relatório de frete em aberto;
  •  Depois dos fretes pagos pelo financeiro (informação na integrada), pode baixar os fretes pagos;
  •  Consultar todos os fretes baixados e pagos;
  •  Emitir um relatório de fretes baixados/pagos.


  • No Painel de Carga Automática é onde o usuário pode monitorar as cargas que foram parametrizadas para serem montadas de forma automática. Para o usuário consultar essas cargas ele deve:


- Acessar o maxRoteirizador;

- No menu principal acessar o submenu de consultas;

- Escolher a opção “Painel de carga automática”.




  • Na tela de Falha Geocode é onde o sistema armazena as informações dos clientes que no processo de geração de coordenadas apresentou alguma falha de geração. O usuário pode acessar essa tela onde vai ter as informações dos clientes e o motivo da falha na geração das coordenadas. Para acessar essa tela o usuário deve:


- Acessar o maxRoteirizador;

- No menu principal escolher o submenu consultas;

- Escolher a rotina Falha Geocode.







  1. GRÁFICOS


      4.1 O segundo menu é o de Gráficos onde o usuário tem acesso a dois tipos de gráficos que são:

- Pedidos Roteirizados;

- Pedidos Prontos para Montagem;


  • Na tela de pedidos roteirizados apresenta um gráfico de barras que mostra a quantidade de pedidos que foram roteirizados mês a mês. Para ter acesso a essa tela o usuário deve:


               - Acessar o maxRoteirizador;

            - No menu principal acessar o submenu “Gráficos”;

            - Selecionar a opção Pedidos Roteirizados.







      4.1.2 Na tela de Pedidos Prontos para Montagem é onde o usuário tem acesso aos pedidos que estão liberados no ERP e vinculados as suas respectivas rotas. Esse gráfico mostra como os pedidos estão distribuídos de acordo com os vínculos de rotas dando informações de peso, volume e valor tanto forma geral como de cada rota. Para o usuário ter acesso a essas informações ele deve:


               - Acessar o maxRoteirizador;

- No menu principal acessar o submenu “Gráficos”;

            - Selecionar a opção Pedidos prontos para montagem.





  1. CADASTROS


  • Terceiro menu é o de cadastros, onde o usuário faz os cadastros necessários para a utilização de forma eficiente da ferramenta. As telas de cadastros são:


- Carga automática;

- Combustível;

- Clientes;

- Centro de Distribuição;

- Filiais;

- Motoristas;

- Rotas;

- Tipo de Veículos;

- Transportadoras;

- Veículos.


  • No cadastro de carga automática é onde o usuário pode parametrizar a aplicação para que a inteligência artificial da ferramenta possa montar a carga de acordo com as parametrizações realizadas. Para o usuário ter acesso essa função ele deve:


            - Acessar o maxRoteirizador;

            - No menu principal acessar o submenu cadastros;

            - Escolher a opção “Carga automática;

            - No canto inferior direito de a tela clicar no sinal de mais (+);

            - Com a tela aberta informar a descrição;

            - Informar a hora que o sistema vai montar a carga;

            - Informar o Peso mínimo, Volume mínimo e/ou Valor mínimo;

            - Informar qual(is) dia(s) da semana essa montagem vai acontecer;

            - Escolher uma das métricas de corte (não obrigatório);

            - Informar o Centro de Distribuição de onde o veículo vai sair;

            - Informar quantos dias o veículo vai ficar na rota;

            - Informar de qual(is) filial(is) virá os pedidos;

            - Escolher qual(is) rota(s) vão fazer parte da montagem automática;

            - Escolher qual(is) praça(s) vão fazer parte da montagem automática (não obrigatório se escolher a rota);

            - Escolher o veículo para essa montagem automática;

            - Marcar os check box Rota Monitorada e Montagem automática;

            - Clicar no botão azul Salvar complemento da rota.




  • Na tela de Cadastro de Combustível é onde o usuário vai cadastrar os combustíveis usados pela frota da empresa. Para cadastrar os combustíveis o usuário deve:


            - Acessar o maxRoteirizador;

            - No menu principal, selecionar o submenu combustível;

            - No canto inferior direito da tela, clicar no sinal de mais (+);

            - Com a tela aberta informar o campo descrição do combustível;

            - Informar o preço do litro do combustível;

            - Clicar no botão azul salvar.



5.1.3 Na tela de cadastro de clientes, todas as informações vêm integradas do ERP, mas é possível fazer algumas correções/alterações. Isso é feito da seguinte forma:

            - Acessar o maxRoteirizador;

            - No menu principal, acessar o submenu clientes;

            - Filtrar o cliente que deseja pesquisar.

            - Clicar no ícone editar;



5.1.3.1 Com a tela do cliente aberta você pode:


            - Corrigir/incluir as coordenadas;

            - Informar o tempo médio de entrega para o cliente;

            - Incluir endereço alternativo de entrega (caso não venha integrado do ERP);

            - Selecionar o dia da montagem de carga para esse cliente.




5.1.4 O centro de distribuição é o cadastro do local de onde a frota saí para fazer as entregas, também é o ponto de partida para o sistema começar a roteirização. Para o usuário cadastrar um CD ele deve:


                       - Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Centro Distribuição”;

                       - No canto inferior direito da tela, clicar no sinal de mais (+);

                       - Preencher todos os campos e clicar no botão azul Coordenadas;

                               - Após gerar as coordenadas com base no endereço cadastrado, clicar em salvar.





5.1.5 O cadastro de Filiais é para clientes que usam o processo de importação XML. Clientes que usam o processo de importação do ERP, não há necessidade fazer esse cadastro, pois as informações virão na integração.



5.1.5.1 Clientes que utilizam importação XML devem fazer esse cadastro da seguinte forma:

                      

                       - Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Filiais”;

                       - No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

                       - Com acesso a tela, preencher todos os campos;

                       - Salvar o cadastro;








5.1.6 O cadastro de Motoristas é para clientes que usam o processo de importação XML. Clientes que usam o processo de importação do ERP, não é necessário fazer esse cadastro, pois as informações virão na integração.



5.1.6.1 Clientes que utilizam importação XML devem fazer esse cadastro da seguinte forma:

                       - Acessar o maxRoteirizador;

                      

- No menu principal, acessar o submenu “Motoristas”;

                       - No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

                                   - Com a tela aberta, preencher todos os campos obrigatórios (*) em “Informações do Motorista”;

                       - Clicar em salvar motorista.


5.1.6.2 Em informações complementares do Motorista, você pode preencher os campos:


                       - Ajudantes = Caso tenha ajudantes fixos para motoristas;

                                   - Custo hora motorista = Caso queira que essa informação componha o custo básico da montagem da carga;

                                   - Carga horária = Para fazer o cálculo do custo hora com o motorista;

                                   - Salvar complemento motorista.






 5.1.7 O cadastro de Rotas é para clientes que usam o processo de importação XML. Clientes que usam o processo de importação do ERP, não é necessário fazer esse cadastro, pois as informações virão na integração.

5.1.7.1 Clientes que utilizam importação XML devem fazer esse cadastro da seguinte forma:

                       - Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Rotas”;

                       - No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

                                   - Com a tela aberta, preencher todos os campos obrigatórios (*);

                       - Clicar em salvar rota.





5.1.8 No Menu cadastro na opção Tipo Veículo é onde cadastramos qual o tipo de veículo da frota. Essa informação será vinculada posteriormente no cadastro do veículo. Para cadastrar um tipo de veículos o usuário deve:

                       - Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Tipo Veículo”;

                       - No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

                                   - Com a tela aberta, preencher todos os campos obrigatórios (*);

                                   - No campo “Tamanho do veículo é só deixar o cursor do mouse no campo que ele mostra qual informação colocar;





                       - Clicar em salvar.



5.1.9 O cadastro de Veículos é para clientes que usam o processo de importação XML. Clientes que usam o processo de importação do ERP, não é necessário fazer esse cadastro, pois as informações virão na integração.

5.1.9.1 Clientes que utilizam importação XML devem fazer esse cadastro da seguinte forma:

                       - Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Veículos”;

                       - No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

                                   - Com a tela aberta, preencher todos os campos obrigatórios (*);

                       - Clicar em salvar rota.





5.1.9.2 As informações complementares são obrigatórias para todos. Com o veículo já cadastrado/integrado, preencha as informações complementares do veículo.


5.1.10 O cadastro de transportadora é para clientes que usam processos de entregas com transportadoras, também serve para clientes que não tem a frota própria e usa terceiros para fazer as entregas. Esse cadastro é dividido em duas partes sendo:

                             - Cadastro da(s) transportadora(s);

                       - Parametrização do cálculo de frete da(s) transportadora(s).

5.1.10.1 O cadastro da transportadora é feito da seguinte forma:

                       - Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Transportadora”;

                       - No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

                                   - Com a tela aberta, preencher todos os campos;

                       - Clicar em gerar coordenadas;





                       - Clicar em salvar.


5.1.10.2 Depois da cadastrado a transportadora, agora deve-se parametrizar o cálculo do frete da transportadora. Esse cadastro é feita da seguinte forma:

                       - Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Transportadora”;

                       - Na transportadora cadastrada, clicar no veículo;

                                   - Com a tela aberta, na parte superior da tela preencher os parâmetros de restrição da transportadora (caso tenha);

                      

                       - Na parte inferior da tela, cadastrar os parâmetros de cálculo de acordo com as informações negociadas com a transportadora;

                       - Clicar em salvar.



 

  1. RELATÓRIOS


  • No menu principal temos o submenu relatórios, onde estão os relatórios disponível no maxRoteirizador.


  1. IMPORTAR XML


  • No submenu importar XML é destinado exclusivamente para cliente que usam esse processo de importação XML.


  • É nesta tela onde o usuário importa os XML’s para assim montar os carregamentos a partir dos XML’s importados. A importação é feita da seguinte maneira:


- Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Importar XML”;

                       - No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

                      

                       - Com a tela aberta, clicar no botão ‘Selecionar’ (para buscar os XML’s a serem importados);

                       - Depois de selecionado os XML’s, clicar em ‘Importar’;

                       - Aguardar o sistema importar todos os XML’s selecionados.







  1. ROTEIRIZAÇÃO


  • No submenu roteirização é onde o usuário faz as montagens dos carregamentos, essa é a tela principal do sistema, assim que o usuário acessa o maxRoteirizador.

Na tela principal temos:

1 – Grid com as informações de peso, volume, quantidade de pedidos, quantidade de entregas e valor de todos os pedidos filtrados no mapa;

2 – Legendas com as possíveis cores que os pedidos podem aparecer no mapa;

3 – Sinal de mais (+) para ter acesso aos filtros.

4 – Localização do Centro de Distribuição cadastrado anteriormente





5 – Ferramenta de seleção.






8.2 Ao clicar no sinal de mais (+), habilita a opção para abrir a tela de filtros do sistema, é nessa tela que o usuário de acordo com o seu processo, seleciona uma ou mais opção de filtros para trazer os pedidos na tela.


  • Depois de selecionar o filtro de acordo com a necessidade, clicar no botão “Filtrar”, como mostra a tela acima. Clicando no botão filtrar, o sistema irá plotar no mapa todos os pedidos disponíveis para montagem da carga.


  • Com os pedidos plotados no mapa, podemos montar as cargas de duas formas:


- Usando a ferramenta de seleção e desenhando no mapa;

- Usando a opção de agrupamento.

     

    8.4.1 Com a ferramenta de seleção, você pode desenhar a área no mapa selecionando os pedidos a serem incluídos em um carregamento. Os botões do lado inferior direita da tela são:

                             1- Botão inicial;

                       2 – Botão para filtrar os pedidos no mapa;

                       3 – Botão para desfazer a seleção dos pedidos;

                       4 – Botão de complemento do carregamento;

                       5 – Botão para montagem de carga via agrupamento;

                       6 – Botão com os detalhes dos pedidos selecionados no mapa.

      8.4.2 Com os pedidos selecionados no mapa, deve-se clicar no botão  (Complemento do carregamento). Clicando nesse botão, vai abrir a tela de complemento da carga com as abas “Complemento Carregamento” e Variáveis de Custo”. Nestas abas deve ser informado:

      8.4.2.1 Aba Complemento Carregamento deve informar os seguintes campos:

               - Destino da carga;

            - Veículo a ser usado na carga;

            - Motorista;

            - Definir datas de saída e chegada do veículo;

            - Informar ajudantes (caso tenha).






    8.4.2.2 Aba Variáveis de Custo é onde podemos informar alguns custos que podemos ter no carregamento. Estas informações não são obrigatórias para a montagem da carga, mas com essas informações preenchidas, irá compor o custo básico da montagem e alimentar os relatórios. Nesta tela você pode informar:

               - Quantidade de diárias;

            - Valor unitário da diária;

            - Quantidade de alimentação;

            - Valor unitário da alimentação;

            - Outras despesas da carga.






           

8.4.2.3 Se o carregamento for terceirizado, você pode marcar a opção “Carregamento terceirizado” e informar o valor do frete. Depois deve clicar em “Gravar pré carga”.



8.4.3 Com a pré carga feita, é a hora de fazer a roteirização. Para roteirizar a(s) carga(s) você deve:

               - Marcar a(s) carga(s) a ser(em) roteirizada(s);

            - Clicar no menu Ações;

            - Escolher a opção “Roteirizar carga”;

            - Carga será roteirizada.





  8.4.3.1 Com a carga roteirizada, você pode ver como o sistema gerou a rota clicando no ícone  para abrir a tela de visualização da rota.


8.4.3.2 Nessa tela você verifica como a rota de entrega foi criada. Vamos conhecer a tela e suas informações:

               1 – Relação das entregas sequenciadas (sequência pode ser alterada manualmente trocando de lugar);

            2 – Distância planejada para fazer todas as entregas;

            3 – Valor total da carga;

            4 – Valor total do custo da carga;

            5 – Percentual do custo da carga em cima do valor total da carga;

            6 – Custo com o funcionário. Informação vem do cadastro do motorista;

            7 – Custo com combustível. Informação vem do cadastro do veículo;

            8 – Despesas de viagem. Informação vem da aba variáveis de custo;





            9 – Botão ações. Serve para inverter a rota e/ou sequenciar a rota.





      8.4.3.3 Depois de conferir a roteirização e estiver tudo certo deve:

               - Clicar no botão fechar da tela acima;

            - Clicar em “Salvar carregamentos” (para a carga ser salva no ERP).


  • A outra forma de montagem de carregamento e usando a função de agrupamento dos pedidos. É possível agrupar os pedidos por:


- Agrupamento por Cidade;

- Agrupamento por Praça;

- Agrupamento por RCA;

- Agrupamento por Região;

- Agrupamento por Rota;

- Agrupamento por Transportadora.




  1. RESUMO


  • O propósito desse manual é auxiliar o usuário na execução das rotinas e funcionalidades do maxRoteirizador.


  1. PARAMETRIZAÇÃO


  • A tela de parametrização do portal é onde são realizadas todas as parametrizações necessárias para a melhor funcionalidade do sistema definindo de acordo com o processo interno da empresa.


  • Para acessar a tela de parâmetro do portal maxRoteirizador o usuário deve:


- Acessar a rotina do maxRoteirizador;

- No canto superior direito, clicar no símbolo da engrenagem;

- Escolher a opção “Portal”;

- Alterar os parâmetros de acordo com a necessidade.






  • Ainda em parâmetros é necessário ter o vínculo do usuário do maxRoterizador VS usuário do ERP. Esse vínculo é obrigatório para a usabilidade da ferramenta.


  • Para o usuário fazer o vínculo ele deve:

- - Acessar a rotina do maxRoteirizador;

  - No canto superior direito, clicar no símbolo da engrenagem;

  - Escolher a opção “Usuário”;

  - Clicar no botão Editar o usuário;

 - Preencher o campo Tipo de Usuário;

  - Preencher o campo Filiais;

  - Preencher o campo Perfil de Acesso;

  - Fazer o vínculo do usuário do ERP

  - Salvar a edição do cadastro.


  • Em Perfil de acesso o usuário pode criar um perfil e configurar conforme necessário, depois de definido ele pode fazer o vínculo do perfil criado no cadastro do usuário desejado, assim todos os usuários vinculados a este perfil terão os mesmos acessos.


  • Para o usuário criar um perfil de acesso ele deve:


- Acessar a rotina do maxRoteirizador;

- No canto superior direito, clicar no símbolo da chave;

- Escolher a opção de “Perfil de Acesso”;

- Clicar no símbolo de mais (+) no canto inferior direito da tela;

- Dar um nome para o perfil de acesso;

- Selecionar as opções do perfil;

- Transferir as opções selecionadas para o lado direito da tela;

- Salvar o novo Perfil de acesso.


custo.

  • Em Logo da Empresa, é possível o usuário inserir a logo de sua empresa no maxRoteirizador, o sistema aceita logos no formato PNG, JPG ou GIF.


  • Para o usuário fazer a inclusão da logo ele deve:


- Acessar a rotina do maxRoteirizador;

- No canto superior direito, clicar no símbolo da chave;

- Escolher a opção de “Logo da Empresa”;

- Clicar no botão da logo;

- Carregar a logo.






  • A opção de Geração de coordenadas é essencial pois, através das coordenadas dos clientes o sistema captura a localização deles para a montagem da carga.


  • Para o usuário que vai gerar as coordenadas dos clientes ele deve:


- Acessar a rotina do maxRoteirizador;

- No canto superior direito, clicar no símbolo da chave;

- Escolher a opção de “Geração de Coordenadas/Geo”;

- Escolher a opção de acordo com a necessidade;


- Clicar em gerar.



  • A opção de cancelar pedidos é utilizada exclusivamente para usuários que utilizarão a montagem da carga por importação de XML.


  • Se você é usuário de importação XML, para cancelar um pedido você deve:


- Acessar a rotina do maxRoteirizador;

- No canto superior direito, clicar no símbolo da chave;

- Escolher a opção de “Cancelar Pedidos”;

- Digitar o número do pedido a ser cancelado (você pode informar mais de um pedido a ser cancelado);

- Clicar no botão Cancelar os Pedidos Selecionados.


  1. CONSULTAS


  • O primeiro menu é onde temos as telas de consultas que são:


- Carregamentos;

- Painel de Baixa Pagamento de Frete;

- Painel de Carga Automática;

- Falha de Geocode.


  • Na tela de consulta de carregamentos é onde verificamos todos os carregamentos montados pelo maxRoteirizador e os carregamentos de origem do ERP. Nessa tela o usuário pode:


               - Roteirizar os carregamentos montados pelo ERP;

            - Roteirizar os carregamentos montados pelo maxRoteirizador e que sofreram           alteração no ERP;

            - Verificar a sequência de entrega gerada depois da roteirização;

            - Imprimir o Romaneio depois da carga roteirizada;

            - Editar os dados complementares da carga

- Para clientes que usam importação XML, também pode cancelar um carregamento.



  • Na tela de Painel de Baixa de Pagamento de Frete é onde o sistema armazena as cargas que são informadas na aba Variáveis de Custo que o carregamento é terceirizado. Nessa tela o usuário pode:


               - Consultar os carregamentos com valor do frete informado;

            - Consultar os fretes em aberto a serem pagos;

            - Emitir um relatório de frete em aberto;

            - Depois dos fretes pagos pelo financeiro (informação na integrada), pode baixar os fretes pagos;

            -  Consultar todos os fretes baixados e pagos;

            - Emitir um relatório de fretes baixados/pagos.






  • No Painel de Carga Automática é onde o usuário pode monitorar as cargas que foram parametrizadas para serem montadas de forma automática. Para o usuário consultar essas cargas ele deve:


- Acessar o maxRoteirizador;

- No menu principal acessar o submenu de consultas;

- Escolher a opção “Painel de carga automática”.




  • Na tela de Falha Geocode é onde o sistema armazena as informações dos clientes que no processo de geração de coordenadas apresentou alguma falha de geração. O usuário pode acessar essa tela onde vai ter as informações dos clientes e o motivo da falha na geração das coordenadas. Para acessar essa tela o usuário deve:


- Acessar o maxRoteirizador;

- No menu principal escolher o submenu consultas;

- Escolher a rotina Falha Geocode.







  1. GRÁFICOS


      4.1 O segundo menu é o de Gráficos onde o usuário tem acesso a dois tipos de gráficos que são:

- Pedidos Roteirizados;

- Pedidos Prontos para Montagem;


  • Na tela de pedidos roteirizados apresenta um gráfico de barras que mostra a quantidade de pedidos que foram roteirizados mês a mês. Para ter acesso a essa tela o usuário deve:


               - Acessar o maxRoteirizador;

            - No menu principal acessar o submenu “Gráficos”;

            - Selecionar a opção Pedidos Roteirizados.







      4.1.2 Na tela de Pedidos Prontos para Montagem é onde o usuário tem acesso aos pedidos que estão liberados no ERP e vinculados as suas respectivas rotas. Esse gráfico mostra como os pedidos estão distribuídos de acordo com os vínculos de rotas dando informações de peso, volume e valor tanto forma geral como de cada rota. Para o usuário ter acesso a essas informações ele deve:


               - Acessar o maxRoteirizador;

- No menu principal acessar o submenu “Gráficos”;

            - Selecionar a opção Pedidos prontos para montagem.





  1. CADASTROS


  • Terceiro menu é o de cadastros, onde o usuário faz os cadastros necessários para a utilização de forma eficiente da ferramenta. As telas de cadastros são:


- Carga automática;

- Combustível;

- Clientes;

- Centro de Distribuição;

- Filiais;

- Motoristas;

- Rotas;

- Tipo de Veículos;

- Transportadoras;

- Veículos.


  • No cadastro de carga automática é onde o usuário pode parametrizar a aplicação para que a inteligência artificial da ferramenta possa montar a carga de acordo com as parametrizações realizadas. Para o usuário ter acesso essa função ele deve:


            - Acessar o maxRoteirizador;

            - No menu principal acessar o submenu cadastros;

            - Escolher a opção “Carga automática;

            - No canto inferior direito de a tela clicar no sinal de mais (+);

            - Com a tela aberta informar a descrição;

            - Informar a hora que o sistema vai montar a carga;

            - Informar o Peso mínimo, Volume mínimo e/ou Valor mínimo;

            - Informar qual(is) dia(s) da semana essa montagem vai acontecer;

            - Escolher uma das métricas de corte (não obrigatório);

            - Informar o Centro de Distribuição de onde o veículo vai sair;

            - Informar quantos dias o veículo vai ficar na rota;

            - Informar de qual(is) filial(is) virá os pedidos;

            - Escolher qual(is) rota(s) vão fazer parte da montagem automática;

            - Escolher qual(is) praça(s) vão fazer parte da montagem automática (não obrigatório se escolher a rota);

            - Escolher o veículo para essa montagem automática;

            - Marcar os check box Rota Monitorada e Montagem automática;

            - Clicar no botão azul Salvar complemento da rota.




  • Na tela de Cadastro de Combustível é onde o usuário vai cadastrar os combustíveis usados pela frota da empresa. Para cadastrar os combustíveis o usuário deve:


            - Acessar o maxRoteirizador;

            - No menu principal, selecionar o submenu combustível;

            - No canto inferior direito da tela, clicar no sinal de mais (+);

            - Com a tela aberta informar o campo descrição do combustível;

            - Informar o preço do litro do combustível;

            - Clicar no botão azul salvar.



5.1.3 Na tela de cadastro de clientes, todas as informações vêm integradas do ERP, mas é possível fazer algumas correções/alterações. Isso é feito da seguinte forma:

            - Acessar o maxRoteirizador;

            - No menu principal, acessar o submenu clientes;

            - Filtrar o cliente que deseja pesquisar.

            - Clicar no ícone editar;



5.1.3.1 Com a tela do cliente aberta você pode:


            - Corrigir/incluir as coordenadas;

            - Informar o tempo médio de entrega para o cliente;

            - Incluir endereço alternativo de entrega (caso não venha integrado do ERP);

            - Selecionar o dia da montagem de carga para esse cliente.




5.1.4 O centro de distribuição é o cadastro do local de onde a frota saí para fazer as entregas, também é o ponto de partida para o sistema começar a roteirização. Para o usuário cadastrar um CD ele deve:


                       - Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Centro Distribuição”;

                       - No canto inferior direito da tela, clicar no sinal de mais (+);

                       - Preencher todos os campos e clicar no botão azul Coordenadas;

                               - Após gerar as coordenadas com base no endereço cadastrado, clicar em salvar.





5.1.5 O cadastro de Filiais é para clientes que usam o processo de importação XML. Clientes que usam o processo de importação do ERP, não há necessidade fazer esse cadastro, pois as informações virão na integração.



5.1.5.1 Clientes que utilizam importação XML devem fazer esse cadastro da seguinte forma:

                      

                       - Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Filiais”;

                       - No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

                       - Com acesso a tela, preencher todos os campos;

                       - Salvar o cadastro;








5.1.6 O cadastro de Motoristas é para clientes que usam o processo de importação XML. Clientes que usam o processo de importação do ERP, não é necessário fazer esse cadastro, pois as informações virão na integração.



5.1.6.1 Clientes que utilizam importação XML devem fazer esse cadastro da seguinte forma:

                       - Acessar o maxRoteirizador;

                      

- No menu principal, acessar o submenu “Motoristas”;

                       - No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

                                   - Com a tela aberta, preencher todos os campos obrigatórios (*) em “Informações do Motorista”;

                       - Clicar em salvar motorista.


5.1.6.2 Em informações complementares do Motorista, você pode preencher os campos:


                       - Ajudantes = Caso tenha ajudantes fixos para motoristas;

                                   - Custo hora motorista = Caso queira que essa informação componha o custo básico da montagem da carga;

                                   - Carga horária = Para fazer o cálculo do custo hora com o motorista;

                                   - Salvar complemento motorista.






 5.1.7 O cadastro de Rotas é para clientes que usam o processo de importação XML. Clientes que usam o processo de importação do ERP, não é necessário fazer esse cadastro, pois as informações virão na integração.

5.1.7.1 Clientes que utilizam importação XML devem fazer esse cadastro da seguinte forma:

                       - Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Rotas”;

                       - No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

                                   - Com a tela aberta, preencher todos os campos obrigatórios (*);

                       - Clicar em salvar rota.





5.1.8 No Menu cadastro na opção Tipo Veículo é onde cadastramos qual o tipo de veículo da frota. Essa informação será vinculada posteriormente no cadastro do veículo. Para cadastrar um tipo de veículos o usuário deve:

                       - Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Tipo Veículo”;

                       - No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

                                   - Com a tela aberta, preencher todos os campos obrigatórios (*);

                                   - No campo “Tamanho do veículo é só deixar o cursor do mouse no campo que ele mostra qual informação colocar;





                       - Clicar em salvar.



5.1.9 O cadastro de Veículos é para clientes que usam o processo de importação XML. Clientes que usam o processo de importação do ERP, não é necessário fazer esse cadastro, pois as informações virão na integração.

5.1.9.1 Clientes que utilizam importação XML devem fazer esse cadastro da seguinte forma:

                       - Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Veículos”;

                       - No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

                                   - Com a tela aberta, preencher todos os campos obrigatórios (*);

                       - Clicar em salvar rota.





5.1.9.2 As informações complementares são obrigatórias para todos. Com o veículo já cadastrado/integrado, preencha as informações complementares do veículo.


5.1.10 O cadastro de transportadora é para clientes que usam processos de entregas com transportadoras, também serve para clientes que não tem a frota própria e usa terceiros para fazer as entregas. Esse cadastro é dividido em duas partes sendo:

                             - Cadastro da(s) transportadora(s);

                       - Parametrização do cálculo de frete da(s) transportadora(s).

5.1.10.1 O cadastro da transportadora é feito da seguinte forma:

                       - Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Transportadora”;

                       - No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

                                   - Com a tela aberta, preencher todos os campos;

                       - Clicar em gerar coordenadas;





                       - Clicar em salvar.


5.1.10.2 Depois da cadastrado a transportadora, agora deve-se parametrizar o cálculo do frete da transportadora. Esse cadastro é feita da seguinte forma:

                       - Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Transportadora”;

                       - Na transportadora cadastrada, clicar no veículo;

                                   - Com a tela aberta, na parte superior da tela preencher os parâmetros de restrição da transportadora (caso tenha);

                      

                       - Na parte inferior da tela, cadastrar os parâmetros de cálculo de acordo com as informações negociadas com a transportadora;

                       - Clicar em salvar.



 

  1. RELATÓRIOS


  • No menu principal temos o submenu relatórios, onde estão os relatórios disponível no maxRoteirizador.


  1. IMPORTAR XML


  • No submenu importar XML é destinado exclusivamente para cliente que usam esse processo de importação XML.


  • É nesta tela onde o usuário importa os XML’s para assim montar os carregamentos a partir dos XML’s importados. A importação é feita da seguinte maneira:


- Acessar o maxRoteirizador;

                       - No menu principal, acessar o submenu “Importar XML”;

                       - No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

                      

                       - Com a tela aberta, clicar no botão ‘Selecionar’ (para buscar os XML’s a serem importados);

                       - Depois de selecionado os XML’s, clicar em ‘Importar’;

                       - Aguardar o sistema importar todos os XML’s selecionados.







  1. ROTEIRIZAÇÃO


  • No submenu roteirização é onde o usuário faz as montagens dos carregamentos, essa é a tela principal do sistema, assim que o usuário acessa o maxRoteirizador.

Na tela principal temos:

1 – Grid com as informações de peso, volume, quantidade de pedidos, quantidade de entregas e valor de todos os pedidos filtrados no mapa;

2 – Legendas com as possíveis cores que os pedidos podem aparecer no mapa;

3 – Sinal de mais (+) para ter acesso aos filtros.

4 – Localização do Centro de Distribuição cadastrado anteriormente





5 – Ferramenta de seleção.






8.2 Ao clicar no sinal de mais (+), habilita a opção para abrir a tela de filtros do sistema, é nessa tela que o usuário de acordo com o seu processo, seleciona uma ou mais opção de filtros para trazer os pedidos na tela.


  • Depois de selecionar o filtro de acordo com a necessidade, clicar no botão “Filtrar”, como mostra a tela acima. Clicando no botão filtrar, o sistema irá plotar no mapa todos os pedidos disponíveis para montagem da carga.


  • Com os pedidos plotados no mapa, podemos montar as cargas de duas formas:


- Usando a ferramenta de seleção e desenhando no mapa;

- Usando a opção de agrupamento.

     

    8.4.1 Com a ferramenta de seleção, você pode desenhar a área no mapa selecionando os pedidos a serem incluídos em um carregamento. Os botões do lado inferior direita da tela são:

                             1- Botão inicial;

                       2 – Botão para filtrar os pedidos no mapa;

                       3 – Botão para desfazer a seleção dos pedidos;

                       4 – Botão de complemento do carregamento;

                       5 – Botão para montagem de carga via agrupamento;

                       6 – Botão com os detalhes dos pedidos selecionados no mapa.

      8.4.2 Com os pedidos selecionados no mapa, deve-se clicar no botão  (Complemento do carregamento). Clicando nesse botão, vai abrir a tela de complemento da carga com as abas “Complemento Carregamento” e Variáveis de Custo”. Nestas abas deve ser informado:

      8.4.2.1 Aba Complemento Carregamento deve informar os seguintes campos:

               - Destino da carga;

            - Veículo a ser usado na carga;

            - Motorista;

            - Definir datas de saída e chegada do veículo;

            - Informar ajudantes (caso tenha).






    8.4.2.2 Aba Variáveis de Custo é onde podemos informar alguns custos que podemos ter no carregamento. Estas informações não são obrigatórias para a montagem da carga, mas com essas informações preenchidas, irá compor o custo básico da montagem e alimentar os relatórios. Nesta tela você pode informar:

               - Quantidade de diárias;

            - Valor unitário da diária;

            - Quantidade de alimentação;

            - Valor unitário da alimentação;

            - Outras despesas da carga.






           

8.4.2.3 Se o carregamento for terceirizado, você pode marcar a opção “Carregamento terceirizado” e informar o valor do frete. Depois deve clicar em “Gravar pré carga”.



8.4.3 Com a pré carga feita, é a hora de fazer a roteirização. Para roteirizar a(s) carga(s) você deve:

               - Marcar a(s) carga(s) a ser(em) roteirizada(s);

            - Clicar no menu Ações;

            - Escolher a opção “Roteirizar carga”;

            - Carga será roteirizada.





  8.4.3.1 Com a carga roteirizada, você pode ver como o sistema gerou a rota clicando no ícone  para abrir a tela de visualização da rota.


8.4.3.2 Nessa tela você verifica como a rota de entrega foi criada. Vamos conhecer a tela e suas informações:

               1 – Relação das entregas sequenciadas (sequência pode ser alterada manualmente trocando de lugar);

            2 – Distância planejada para fazer todas as entregas;

            3 – Valor total da carga;

            4 – Valor total do custo da carga;

            5 – Percentual do custo da carga em cima do valor total da carga;

            6 – Custo com o funcionário. Informação vem do cadastro do motorista;

            7 – Custo com combustível. Informação vem do cadastro do veículo;

            8 – Despesas de viagem. Informação vem da aba variáveis de custo;





            9 – Botão ações. Serve para inverter a rota e/ou sequenciar a rota.





      8.4.3.3 Depois de conferir a roteirização e estiver tudo certo deve:

               - Clicar no botão fechar da tela acima;

            - Clicar em “Salvar carregamentos” (para a carga ser salva no ERP).


  • A outra forma de montagem de carregamento e usando a função de agrupamento dos pedidos. É possível agrupar os pedidos por:


- Agrupamento por Cidade;

- Agrupamento por Praça;

- Agrupamento por RCA;

- Agrupamento por Região;

- Agrupamento por Rota;

- Agrupamento por Transportadora.






  • Para o usuário conseguir usar a função de agrupamento dos pedidos ele deve:


- Acessar a tela principal do maxRoteirizador (Mapa);

- No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

- Em seguida clicar no filtro;

- Filtrar os pedidos no mapa de acordo com a necessidade;

- Com os pedidos no mapa clicar em carregamentos em montagem;

- Clicar no botão ações;

- Escolher a opção “Agrupar”;

- Clicar em uma das opções de agrupamento.

       

         8.5.2 Depois de agrupado é só seguir os mesmos passos do item 8.4.3


  • Para o usuário conseguir usar a função de agrupamento dos pedidos ele deve:


- Acessar a tela principal do maxRoteirizador (Mapa);

- No canto inferior direito, clicar no sinal de mais (+);

- Em seguida clicar no filtro;

- Filtrar os pedidos no mapa de acordo com a necessidade;

- Com os pedidos no mapa clicar em carregamentos em montagem;

- Clicar no botão ações;

- Escolher a opção “Agrupar”;

- Clicar em uma das opções de agrupamento.

       

         8.5.2 Depois de agrupado é só seguir os mesmos passos do item 8.4.3



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