Requisitos:
Pedido de Venda versão 16 ou superior.
O usuário deve ter conhecimento em consulta SQL.
Passo a Passo a ser realizado no Módulo Administrador:
Passo 1: Acessar o Portal Admin.
Passo 2: Clique na aba Cadastro e em seguida na opção Gerador de Relatórios Personalizados.
Passo 3: Ao abrir clique no botão Novo.
Passo 4: Ao iniciar o desenvolvimento do relatório preencha os campos:
- Nome do Relatório - Digite o nome para ser exibido na listagem dos relatórios personalizados;
- Descrição Sucinta - Descreva quais informações o relatório ira apresentar;
- Descrição - Essa descrição será exibida ao editar o relatório.
Concluída essa etapa clique no botão Próxima.
Passo 5: Em Conteúdo da Consulta descreva a consulta em SQL depois clique no botão Próxima.
Passo 6: Nesta etapa são definidos os filtros a serem utilizados para a consulta.
Se estiver marcado a opção Informado pelo usuário:
- Ordem - Digite o número referente à sequência na qual o campo será exibido no filtro;
- Parâmetro - Descreva o parâmetro que irá receber o dado selecionado ou digitado no filtro. Exemplo: DATAINICIO, DATAFIM;
- Componentes - Selecione uma das opções para o campo do filtro;
- Tipo de Dados - Escolha entre DATE, NUMERIC ou STRING;
- Legenda - Informe o nome do campo;
- Obrigatório - Use para definir o preenchimento do filtro como obrigatório para a consulta;
- Consulta - Caso não tenha sido informado o Parâmetro no SQL na tela anterior, uma consulta SQL pode ser elaborada aqui para ser usada como parâmetro de filtro.
Se tiver marcado a opção Filtro interno do sistema:
Passo 7: Definido o filtro clique no botão Salvar alterações do filtro selecionado para incluir. Finalizada a inserção dos filtros clique no botão Próxima.
Passo 8: Nesta etapa são configuradas as colunas/grids do resultado do relatório.
- Ordem - É a ordenação de listagem da coluna da esquerda para a direita;
- Campo no SQL - Descreva o Parâmetro que irá receber o dado selecionado ou digitado pelo usuário no filtro. Exemplo: CODCLI, NOMECLI ou TOTAL;
- Nome Cabeçalho - É a descrição apresentada na coluna;
- Comprimento - A largura da coluna em Pixels;
- Alinhamento - Pode ser selecionada a posição de inicio do alinhamento do texto, se será a Direita, Esquerda ou Centro;
- Totalizador - Quando o campo for um totalizador marque a opção Sim, caso contrario deixe a opção Não marcada.
Ao fazer as configurações clique no botão Salvar alterações do filtro selecionado.
Passo 9: Após preencher os campos e selecionar as opções clique no botão Concluir para adicionar a coluna/grid.
Passo 10: Ao adicionar todas as colunas/grids clique no botão Concluir para salvar e finalizar a criação do relatório personalizado.
OBS.: Ao fazer as configurações e salvar, deve ser feita a sincronização do APK para atualizar as informações no parelho.
Passo a passo a ser realizado no Pedido de Venda Android:
Passo 1: Acesse a APK do Pedido de Venda.
Passo 2: Clique na opção Consultas > Relatórios. Ao entrar o sistema lista os relatórios disponíveis.
Passo 3: Clique no relatório desejado.
Passo 4: Ao abrir o relatório personalizado o sistema mostra os filtros, preencha com os dados solicitados como, por exemplo, data, código de cliente.
Passo 5: Depois clique no botão Solicitar relatório então o sistema exibe a mensagem: Você receberá uma notificação assim que o relatório estiver pronto.
Passo 6: Ao receber o retorno clique Consultas > Relatórios , menu superior direito , e depois na opção Listagem de relatórios solicitados.
Passo 7: Então o sistema exibe todos os resultados com a data e hora em que o relatório foi gerado.
Passo 8: Clique no relatório para ver o conteúdo.
Passo 9: Para sair do resultado do relatório clique no botão Voltar do aparelho e a seguir na opção Sim.