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Este Webinar foi realizado em Janeiro de 2019.


Perguntas e Respostas

 1 - Como é feito a justificativa das visitas que foram feitas e não positivadas? Ex: RCA foi até o cliente fez a visita, mais não vendeu. Como ele justifica?

R.: No pedido de venda, dê um clique longo sobre o cliente, irá aparecer a opção de justificar visita, o RCA irá preencher com a justificativa de não venda para este estabelecimento.

Ao fazer a justificativa, a mesma poderá ser pesquisada no Portal Executivo, Geolocalização, opção Pedido e Justificativas por Localização.

 2 - O geolocalização permite usar a rota para produtos pedido de venda e pronta entrega ao mesmo tempo?

R.: Para rodar nas duas operações é necessário ter um portal Executivo para cada Produto, por exemplo um para o Pronta Entrega e outro para o Pedido de Venda, pois a estrutura do Banco de Dados de cada produto é diferente e independente. 

 3 - Porque a opção Pedido e Justificativa por localização não aparece na Versão 18?

R.: Para que a opção de Pedido e Justificativa apareça para uso, é necessário ir na aba Administração, Cadastrar usuários, Selecione o usuário e clique em Editar, vá na aba Acesso a Rotinas, Geolocalização, e marque a opção Pedido e Justificativa por Localização, peça para o Usuário sair do Portal Executivo e entrar novamente que o relatório irá estar disponível para uso.

 4 - A checagem se o pedido foi feito na loja do cliente é pela digitação do pedido, ou pela sincronização?

R.: É feita pela digitação do pedido. Mesmo fazendo a sincronização no final do dia, será considerado o horário que o pedido foi feito.

Para não ter problema com a localização da digitação do pedido é ideal que seja ativado o parâmetro ATIVAR_GPS_PEDIDO, no Portal Admin, na aba Parametrização. Assim sempre que for digitar um pedido, é obrigatório ativar o Localização do celular.

 5 - Existe um raio que possa ser criado que proíbe o vendedor de digitar e sincronizar o pedido sem estar no cliente?

R.: Sim, é o processo de Cerca Eletrônica, esta parametrização te permite informar um raio em Metros, que o RCA poderá fazer o pedido, segundo a localização cadastrada no cliente. Parâmetro GPS_EDGE_BLOCK no Portal Admin, na aba Parametrização.

Obs.: Para utilizar a cerca eletrônica, é recomendável que o processo de Rota já esteja maduro, ou seja, que todos os clientes da rota tenham no cadastro do ERP a Latitude e Longitude, que os RCA’s já saibam trabalhar com Rota. E que as Rotas já tenham sido criadas e liberadas para os RCA’s.

 6 - É possível emitir um relatório no painel de auditoria sobre os KM rodados de um RCA durante um mês?

R.:  Sim, no painel de auditoria consolidado.

 7 - As notificações da presença do vendedor no PDV, quando não positivado a venda, não está demonstrado no relatório Resultado de Acompanhamento de Vendedores. Qual o parâmetro para isto?

R.:  Neste relatório será mostrado, a não venda, quando o Vendedor fizer a justificativa de não venda. Neste caso seria bom ter o Check-In Check-Out para ter uma informação mais clara das informações neste relatório.

 8 - Tem como criar rota pros vendedores?

R.: Sim, a rota deve ser criada no ERP, que o Pedido de Venda, traz estas informações para serem utilizadas pelos vendedores.

 9 - Quando o RCA não realizada venda, mas preenche a justificativa, o Acompanhamento de Atendimento não exibe nenhuma justificativa, mesmo tendo o motivo no Painel de Auditoria. Por que?

R.: Este relatório ele não exibe a justificativa, neste caso para ter a informação de visita neste cliente, pode ser utilizado o processo de Check-In Check-Out para ter todas as informações da vista deste cliente.

 10 - O aplicativo permite que eu trave o GPS para não ser desativado?

R.: Não, pois este recurso é uma funcionalidade do smartphone, onde o aplicativo da Máxima Sistemas não irá interferir. Neste caso o próprio RCA precisa ativar esta opção

 11 - Sobre os dados nos Resultados de Pedidos por Região em consultas, os Pedidos na Área e os Fora da área. Dúvida: Esses dados são relacionados ao envio do pedido de dentro do cliente? caso ele digite no cliente mais só envie depois conta como dentro?

R.: O detalhe neste caso é o ato de digitar o pedido dentro do cliente, ou no raio permitido para esta localização de cliente. Pois os dados para o pedido é pego da digitação e não da sincronização, então se a sincronização for feita fora do cliente não tem problemas.

 12 - Como faço para saber quais clientes da agenda foram visitados sem que eu olhe vendedor a vendedor?

R.: Neste caso dentro do Geolocalização, não tem um relatório neste formato, ou seja, vou ter um relatório apenas de vendedor por vendedor. 

 13 - Como faço a atualização do meu portal?

Neste caso abra uma Solicitação para a Máxima Sistemas, que um de nossos Analistas de Suporte irá entrar em contato para fazer a atualização.

 14 - Depois que temos um roteiro, conforme a rotina 354 do ERP WinThor, como o Geolocalização consegue montar um itinerário para o atendimento do RCA?

R.: A roteirização é divinda em duas partes:

1ª Quando é feita a rota no ERP;

2ª Quando a Job Compromissos atualiza o Força de Vendas essa Job roda com um tempo pré determinado irá atualizar essas informações par ao Pedido de Vendas, mas pode ser feito este processo de forma manual no portal Admin na aba Cadastros, Executar Jobs do sistema, selecione a Job Compromissos, ao executar ela atualiza o que foi feito no ERP e atualiza no Aplicativo.

Para ver o roteiro vá na aba clientes irá abrir os clientes que serão utilizados na rota de hoje, e a sequencia que será exibida é a que foi cadastrada no ERP. 

 15 - Em Geolocalização Mapas, existe ícones os verde claro e verde escuro: verde claro são os clientes positivados fora de rota?

R.: Sim, Verde claro Venda dentro da Rota e o Verde Escuro Venda fora da Rota.

 16 - A MÁXIMA/GEO, sugere a ordem de visitas para otimizar a entrega?

R.: Ainda não temos esta opção. Hoje é validado a sequência cadastrada no ERP.

 17 - O Portal Executivo entrega um itinerário ideal, como existe na ferramenta maxRoteirizador?

R.: Ainda não temos, hoje validados como está no ERP cadastrado.

 18 - A localização do cliente no mapa está considerando a que está cadastrada no ERP Winthor ou de onde o RCA enviou o último pedido do cliente?

R.: As localizações exibidas no Mapa são os campos Latitude e Longitude cadastrada no cadastro do cliente no ERP, a grande questão é que estes campos podem ser preenchidos de várias formas:

Ir no ERP e preenche de forma manual o cadastro do cliente;

Ou por parametrização do pedido de vendas para salvar a localização do cliente:

Por Alteração no cadastro do cliente:

    • GPS_UPDATE_COORDENADAS_ON_ALTERACAO_CADASTRO_CLIENTE - Define em que momento irá alterar as coordenadas do cliente. -  Atualiza as  coordenadas do cliente ao alterar o cadastro.

No momento da justificativa de visita:

    • GPS_UPDATE_COORDENADAS_ON_JUSTIFICATIVA_VISITA - Define em que momento irá alterar as coordenadas do cliente. - Atualiza as coordenadas do cliente ao se justificar uma visita.

Ao enviar um novo pedido de vendas:

    • GPS_UPDATE_COORDENADAS_ON_PEDIDO -  Define em que momento irá alterar as coordenadas do cliente. - Atualiza as coordenadas do cliente ao se enviar um pedido;
    • CONFIRMA_ATUALIZACAO_COORDENADA_CLIENTE - Ao término da confecção de um pedido, o sistema vai questionar o usuário se ele deseja atualizar as informações de GPS do cliente (Em conjunto com GPS_TRACKING_ENABLED).

Obs: Ainda tem o parâmetro para preencher as coordenadas apenas quando os campos estiverem vazios:

    • GPS_UPDATE_COORDENADAS_SOMENTE_SE_NAO_PREENCHIDO - Só altera as coordenadas se estiverem vazias. - Atualiza coordenadas cliente SOMENTE se as coordenadas já não tiverem sido preenchidas.
 19 - Qual a possibilidade de colocar o cumprimento da agenda? pois na opção de Painel de Auditoria, mistura clientes dentro e fora da rota, onde consigo acompanhar apenas os agendados?

R.: Neste caso ele mistura os dados pois muitas vezes existe a necessidade ir no cliente que não está na rota de hoje, o que pode ser feito é parametrizar o pedido de vendas, para não fazer a visita fora de rota, e quando houver a necessidade de fazer esta visita fora da rota parametrizar para permitir gerar rota avulsa, que nesta tela irá aparecer como se o cliente estivesse na hora deste RCA para este dia.

Como bloquear Pedido Fora de Rota, no Pedido de Vendas Android?

 20 - Se Hora da última posição estiver menor que a Hora do último pedido, isso não seria um erro? Pois se o vendedor enviou o pedido às 2 da tarde, e a hora da última posição estiver menor, não faz sentido.

R.: Não necessariamente, por Exemplo:

Salvei um pedido as 14h, e sincronizei para enviar, mas desde as 12h não é ativado o GPS, ou seja, desde as 12h não é enviado os dados de localização.

Para evitar que isso aconteça, é necessário ativar o parâmetro  GPS_IS_REQUIRED_CONFEC_PEDIDO - Quando este estiver setado como “S”, o RCA não conseguirá iniciar ou salvar um pedido sem o GPS ligado - que não deixa o Representante enviar o pedido caso o GPS esteja desligado.

E existe ainda a possibilidade de verificar se o Representante desligou o GPS propositalmente, na opção Geolocalização, Mapas, clique no representante depois na opção Informações do Aparelho, na opção Provedor selecione GPS, que será emitido o relatório do GPS deste RCA.

 21 - Geolocalização > Maps, os RCA's tem que abrir o app e sincronizar para contar como ativo? ou basta estar com o GPS ativado?

R.: Neste caso basta estar com o GPS ativado. No caso quando ele está com o GPS ativo e a internet inativa, ele irá coletar todas as marcações do GPS e ao ligar a internet, o aplicativo manda de forma automática para o banco de dados da Máxima Sistemas. O ideal seria estar com o GPS sempre ativo, e se possível a internet também.

 22 - A justificativa também diz se foi no raio do cliente?

R.: Sim, dá para colocar se a justificativa foi dentro ou fora do cliente. No painel de Auditoria, Clica na Filial, depois supervisor e por fim clique no RCA, no final do relatório que está na tela irá mostrar na parte inferior da tela tem o campo “Fora do PDV” ele se refere ao campo “Justificativa”.

 23- No Painel de Auditoria o cliente avulso é somado ao total visitado. ex agendado 10 e visitados 10, mesmo que ele não tenha visitado os 10 clientes agendados. Não dá para saber quantos clientes ele deixou de visitar?

R.: No painel de auditoria, ele não mostra a separação dos clientes agendados e atendidos fora da rota, ou seja, se o Representante tem 20 clientes agendados ele visitou 20 clientes, mas 10 foram fora da rota e 10 dos que estavam na rota ele não irá fazer esta distinção.

 24 - No painel de auditória o Horário final (campo Ult. Cliente) é o último pedido digitado?

R.: É o horário do ultimo pedido digitado sim, menos quando se usa o processo de check-in / check-out, então será o último Check-out feito.

Como utilizar as opções de check-in / check-out no Pedido de Venda Android?

 25 - No painel de auditoria consolidado, tenho um supervisor que hoje a agenda estava 0, foram visitados 8 e está constando visitas fora da agenda apenas 6, sendo que 2 foram visitas avulsas. Visita avulsa não deve ser tratado como fora da agenda?

R.: Neste caso não, a partir do momento que é gerado a visita avulsa, ele entra para agenda do dia que foi feita a visita avulsa. Ele considera só daquele dia, para a próxima semana ou quinzena ele considera a agenda normal. Isso é nativo do próprio ERP ele também considera desta forma.

 26 - Tenho uma dificuldade com a demora que o portal leva pra atualizar a posição do vendedor quando ele sincroniza. Quando olho no Painel de Auditoria o vendedor está parecendo amarelo, ligo para o vendedor e digo pra ele sincroniza ele sincroniza e tenho que espera mais ou menos 40 minutos pra ele ficar verde.

R.: Neste caso, esse tempo está muito grande, a marcação do GPS não depende da sincronização do aparelho e sim da Internet, existe um Timer para ser atualizado as informações desde que a Internet esteja ativa, e o Timer não é muito grande , se a demora for constante, abra uma solicitação para que nossos Analistas de Suporte posam analisar esta demora.

 27 - Se eu crio uma rota para o vendedor e o mesmo sai dessa rota, tem como o sistema me informar automaticamente?

R.: Neste caso, isso pode ser feito pelo maxCom. Caso tenha interesse entre em contato com nossa equipe de ou se já possua o produto esta função pode ser feita juntamente com nossos analistas de Suporte.

 28 - Se o RCA está com o GPS ligado, mas a internet está desligada, ele continua capturando a localização do RCA?

R.: Sim, só que será enviada para o banco de dados da Máxima, quando a Internet for ativada.

 29 - Pela sua experiência, os itinerários de atendimento são sempre feitos pela 354? No nosso caso, utilizamos a 354 para agendar as visitas em um dia da semana, porém não para a ordem de visitas?

R.: Geralmente sim, mas é bom consultar com os representantes para ele te mostrar a ordem de atendimento que eles geralmente fazem, isso é uma dica, mas pode ser feito diretamente no ERP.

 30 - Se eu agendar 15 clientes na segunda feira dentro de um bairro eu consigo criar uma cerca nesse bairro caso ele saia o sistema me avise?

R.: Neste caso a Cerca eletrônica ela é feita por cliente, os clientes tem sua latitude e longitude cadastrada no ERP, que é enviado para o Força de Vendas, nos parâmetros:

  • GPS_EDGE_BLOCK - Cerca Eletrônica - Validar cerca eletrônica - Para utilizar cerca eletrônica;
  • GPS_EDGE_METERS_SIZE - Cerca Eletrônica - Tolerância da cerca eletrônica (pode ser colocada a metragem desejada) - Para utilizar tolerância de cerca eletrônica, delimitar os metros no parâmetro;

Obs.: Os parâmetros acima são configurados a obrigatoriedade de usar a cerca e o raio de tolerância em metros para fazer o pedido de acordo com a localização do cliente.

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