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Produto: Pedido de Venda



Este Webinar foi realizado em Janeiro de 2019.

Aprenda a utilizar o recurso de Geolocalização para acompanhar seus vendedores externos e melhorar o desempenho do seu time em suas rotas comerciais!


Perguntas e Respostas

 1 - Como é feito a justificativa das visitas que foram feitas e não positivadas? Ex: RCA foi até o cliente fez a visita, mais não vendeu. Como ele justifica?

R.: No pedido de venda, dê um clique longo sobre o cliente, irá aparecer a opção de justificar visita, o RCA irá preencher com a justificativa de não venda para este estabelecimento.

Ao fazer a justificativa, a mesma poderá ser pesquisada no Portal Executivo, Geolocalização, opção Pedido e Justificativas por Localização.

 2 - O geolocalização permite usar a rota para produtos pedido de venda e pronta entrega ao mesmo tempo?

R.: Para rodar nas duas operações é necessário ter um portal Executivo para cada Produto, por exemplo um para o Pronta Entrega e outro para o Pedido de Venda, pois a estrutura do Banco de Dados de cada produto é diferente e independente. 

 3 - Porque a opção Pedido e Justificativa por localização não aparece na Versão 18?

R.: Para que a opção de Pedido e Justificativa apareça para uso, é necessário ir na aba Administração, Cadastrar usuários, Selecione o usuário e clique em Editar, vá na aba Acesso a Rotinas, Geolocalização, e marque a opção Pedido e Justificativa por Localização, peça para o Usuário sair do Portal Executivo e entrar novamente, que o relatório irá estar disponível para uso.

 4 - A checagem se o pedido foi feito na loja do cliente é pela digitação do pedido, ou pela sincronização?

R.: É feita pela digitação do pedido. Mesmo fazendo a sincronização no final do dia, será considerado o horário que o pedido foi feito.

Para não ter problema com a localização da digitação do pedido é ideal que seja ativado o parâmetro ATIVAR_GPS_PEDIDO, no Portal Admin, na aba Parametrização. Assim sempre que for digitar um pedido, é obrigatório ativar o Localização do celular.

 5 - Existe um raio que possa ser criado que proíbe o vendedor de digitar e sincronizar o pedido sem estar no cliente?

R.: Sim, é o processo de Cerca Eletrônica, esta parametrização te permite informar um raio em Metros, que o RCA poderá fazer o pedido, segundo a localização cadastrada no cliente. Parâmetro GPS_EDGE_BLOCK no Portal Admin, na aba Parametrização.

Obs.: Para utilizar a cerca eletrônica, é recomendável que o processo de Rota já esteja maduro, ou seja, que todos os clientes da rota tenham no cadastro do ERP a Latitude e Longitude, que os RCA’s já saibam trabalhar com Rota. E que as Rotas já tenham sido criadas e liberadas para os RCA’s.

 6 - É possível emitir um relatório no painel de auditoria sobre os KM rodados de um RCA durante um mês?

R.:  Sim, no painel de auditoria consolidado.

 7 - As notificações da presença do vendedor no PDV, quando não positivado a venda, não está demonstrado no relatório Resultado de Acompanhamento de Vendedores. Qual o parâmetro para isto?

R.:  Neste relatório será mostrado, a não venda, quando o Vendedor fizer a justificativa de não venda. Neste caso seria bom ter o Check-In Check-Out para ter uma informação mais clara das informações neste relatório.

 8 - Tem como criar rota para os vendedores?

R.: Sim, a rota deve ser criada no ERP, que o Pedido de Vendas, traz estas informações para serem utilizadas pelos vendedores.

 9 - Quando o RCA não realizada venda, mas preenche a justificativa, o Acompanhamento de Atendimento não exibe nenhuma justificativa, mesmo tendo o motivo no Painel de Auditoria. Por que?

R.: Este relatório ele não exibe a justificativa, neste caso para ter a informação de visita neste cliente, pode ser utilizado o processo de Check-In Check-Out para ter todas as informações da vista deste cliente.

 10 - O aplicativo permite que eu trave o GPS para não ser desativado?

R.: Não, pois este recurso é uma funcionalidade do Smartphone, onde o aplicativo da Máxima Sistemas não irá interferir. Neste caso o próprio RCA precisa ativar esta opção.

 11 - Sobre os dados nos Resultados de Pedidos por Região em consultas, os Pedidos na Área e os Fora da área. Dúvida: Esses dados são relacionados ao envio do pedido de dentro do cliente? caso ele digite no cliente mais só envie depois conta como dentro?

R.: O detalhe neste caso é o ato de digitar o pedido dentro do cliente, ou no raio permitido para esta localização de cliente. Pois os dados para o pedido é pego no ato da digitação e não da sincronização, então se a sincronização for feita fora do cliente não tem problemas.

 12 - Como faço para saber quais clientes da agenda foram visitados sem que eu olhe vendedor a vendedor?

R.: Dentro do Geolocalização, não tem um relatório neste formato, ou seja, tem-se um relatório apenas de vendedor por vendedor. 

 13 - Como faço a atualização do meu portal?

Para a atualização é necessário abrir uma Solicitação para a Máxima Sistemas, que um de nossos Analistas de Suporte irá entrar em contato para fazer a mesma.

 14 - Depois que temos um roteiro, conforme a rotina 354 do ERP WinThor, como o Geolocalização consegue montar um itinerário para o atendimento do RCA?

R.: A roteirização é divida em duas partes:

1ª Quando é feita a rota no ERP;

2ª Quando a Job Compromissos atualiza o Força de Vendas essa Job roda com um tempo pré determinado irá atualizar essas informações para o Pedido de Vendas, mas pode ser feito este processo de forma manual no portal Admin na aba Cadastros, Executar Jobs do sistema, selecione a Job Compromissos, ao executar-lá atualizará o que foi feito no ERP para o Aplicativo.

Para ver o roteiro vá na aba clientes irá abrir os clientes que serão utilizados na rota de hoje, e a sequencia que será exibida é a que foi cadastrada no ERP. 

Para mais informações sobre a visualização da rota pode ser visto o artigo Como posso visualizar o roteiro de outros dias?.

 15 - Em Geolocalização Mapas, existe ícones verde claro e verde escuro: verde claro são os clientes positivados fora de rota?

R.: Sim, Verde claro sãos as Vendas dentro da Rota e o Verde Escuro são as Vendas fora da Rota.

 16 - A MÁXIMA/GEO, sugere a ordem de visitas para otimizar a entrega?

R.: Ainda não temos esta opção. Hoje é validado a sequência cadastrada no ERP.

 17 - O Portal Executivo entrega um itinerário ideal, como existe na ferramenta maxRoteirizador?

R.: Ainda não temos, hoje validados como está cadastrado no ERP.

 18 - A localização do cliente no mapa está considerando a que está cadastrada no ERP Winthor ou de onde o RCA enviou o último pedido do cliente?

R.: As localizações exibidas no Mapa são os campos Latitude e Longitude cadastrada no cadastro do cliente no ERP, a grande questão é que estes campos podem ser preenchidos de várias formas:

  1. Ir no ERP e preencher de forma manual o cadastro do cliente;
  2. Ou por parametrização do pedido de vendas para salvar a localização do cliente:

Por Alteração no cadastro do cliente:

      • GPS_UPDATE_COORDENADAS_ON_ALTERACAO_CADASTRO_CLIENTE - Define em que momento irá alterar as coordenadas do cliente. -  Atualiza as  coordenadas do cliente ao alterar o cadastro.

No momento da justificativa de visita:

      • GPS_UPDATE_COORDENADAS_ON_JUSTIFICATIVA_VISITA - Define em que momento irá alterar as coordenadas do cliente. - Atualiza as coordenadas do cliente ao se justificar uma visita.

Ao enviar um novo pedido de vendas:

      • GPS_UPDATE_COORDENADAS_ON_PEDIDO -  Define em que momento irá alterar as coordenadas do cliente. - Atualiza as coordenadas do cliente ao se enviar um pedido;
      • CONFIRMA_ATUALIZACAO_COORDENADA_CLIENTE - Ao término da confecção de um pedido, o sistema vai questionar o usuário se ele deseja atualizar as informações de GPS do cliente (Em conjunto com GPS_TRACKING_ENABLED).

Obs: Ainda existe o parâmetro para preencher as coordenadas apenas quando os campos estiverem vazios:

      • GPS_UPDATE_COORDENADAS_SOMENTE_SE_NAO_PREENCHIDO - Só altera as coordenadas se estiverem vazias. - Atualiza coordenadas cliente SOMENTE se as coordenadas já não tiverem sido preenchidas.
 19 - Qual a possibilidade de colocar o cumprimento da agenda? Pois na opção de Painel de Auditoria, mistura clientes dentro e fora da rota, onde consigo acompanhar apenas os agendados?

R.: Neste caso ele mistura os dados pois muitas vezes existe a necessidade ir no cliente que não está na rota de hoje, o que pode ser feito é parametrizar o pedido de vendas, para não fazer a visita fora de rota, e quando houver a necessidade de fazer esta visita fora da rota parametrizar para permitir gerar rota avulsa, que nesta tela irá aparecer como se o cliente estivesse na rota deste RCA para este dia.

Como bloquear pedido fora de rota no Pedido de Venda Android?

 20 - Se Hora da última posição estiver menor que a Hora do último pedido, isso não seria um erro? Pois se o vendedor enviou o pedido às 2 da tarde, e a hora da última posição estiver menor, não faz sentido.

R.: Não necessariamente, por Exemplo:

Salvei um pedido as 14h, e sincronizei para enviar, mas desde as 12h não é ativado o GPS, ou seja, desde as 12h não é enviado os dados de localização.

Para evitar que isso aconteça, é necessário ativar o parâmetro  GPS_IS_REQUIRED_CONFEC_PEDIDO - Quando este estiver setado como “S”, o RCA não conseguirá iniciar ou salvar um pedido sem o GPS ligado - que não deixa o Representante enviar o pedido caso o GPS esteja desligado. Este parâmetro é ativado no Portal Admin, na aba Parâmetros do Sistema.

E existe ainda a possibilidade de verificar se o Representante desligou o GPS propositalmente, na opção Geolocalização, Mapas, clique no representante depois na opção Informações do Aparelho, na opção Provedor selecione GPS, que será emitido o relatório do GPS deste RCA.

 21 - Na opção Geolocalização > Maps, os RCA's tem que abrir o app e sincronizar para constar como ativo? ou basta estar com o GPS ativado?

R.: Neste caso basta estar com o GPS ativado. No caso quando ele está com o GPS ativo e a internet inativada, ele irá coletar todas as marcações do GPS e ao ligar a internet, o aplicativo manda de forma automática para o banco de dados da Máxima Sistemas. O ideal seria estar com o GPS sempre ativo, e se possível a internet também.

 22 - A justificativa também diz se foi no raio do cliente?

R.: Sim, dá para verificar se a justificativa foi dentro ou fora do cliente. No painel de Auditoria, Clique na Filial, depois supervisor e por fim clique no RCA, no final do relatório da parte inferior da tela, irá mostrar o campo “Fora do PDV”, este campo se refere ao campo “Justificativa”.

 23- No Painel de Auditoria o cliente avulso é somado ao total visitado. Exemplo foi agendado 10 clientes e visitados 10 clientes, mesmo que ele não tenha visitado os 10 clientes agendados. Não dá para saber quantos clientes ele deixou de visitar?

R.: No painel de auditoria, ele não mostra a separação dos clientes agendados e atendidos fora da rota, ou seja, se o Representante tem 20 clientes agendados ele visitou 20 clientes, mas 10 foram fora da rota e 10 dos que estavam na rota ele não irá fazer esta distinção.

 24 - No Painel de Auditória o Horário final (campo Ult. Cliente) é o último pedido digitado?

R.: É o horário do ultimo pedido digitado, a não ser que se utilize o processo de Check-In Check-Out, que então será o último Check-out feito.

Como utilizar as opções de check-in / check-out no Pedido de Venda Android?

 25 - No painel de Auditoria Consolidado, tenho um supervisor que hoje a agenda estava 0, foram visitados 8 e está constando visitas fora da agenda apenas 6, sendo que 2 foram visitas avulsas. Visita avulsa não deve ser tratado como fora da agenda?

R.: Neste caso não, a partir do momento que é gerado a visita avulsa, ele entra para agenda do dia do Representante, que foi feita a visita avulsa. Ele considera só estes clientes como parte a agenda apenas neste dia, para a próxima semana ou quinzena ele considera a agenda normal. Isso é nativo do próprio ERP que também considera desta forma.

 26 - Tenho uma dificuldade com a demora que o portal leva pra atualizar a posição do vendedor quando ele sincroniza. Quando olho no Painel de Auditoria o vendedor está aparecendo com a cor amarela, ligo para o vendedor e digo pra ele sincroniza ele sincroniza e tenho que espera mais ou menos 40 minutos pra ele ficar verde.

R.: O tempo de atualização está muito grande, a marcação do GPS não depende da sincronização do aparelho e sim da Internet, existe um Timer para ser atualizado as informações desde que a Internet esteja ativa, e o Timer não é muito grande , se a demora for constante, abra uma solicitação para que nossos Analistas de Suporte possam analisar esta demora.

 27 - Se eu crio uma rota para o vendedor e o mesmo sai dessa rota, tem como o sistema me informar automaticamente?

R.: Sim, isso pode ser feito pelo maxCom. Caso tenha interesse entre em contato com a Máxima Sistemas, ou se já possuir o produto esta função pode ser feita juntamente com nossos analistas de Suporte.

 28 - Se o RCA está com o GPS ligado, mas a Internet está desligada, ele continua capturando a localização do RCA?

R.: Sim, só que as capturas feitas do GPS será enviada para o banco de dados da Máxima, quando a Internet for ativada.

 29 - Pela sua experiência, os itinerários de atendimento são sempre feitos pela 354? No nosso caso, utilizamos a 354 para agendar as visitas em um dia da semana, porém não para a ordem de visitas.

R.: Geralmente sim.

Dica: Antes de cadastrar no ERP este itinerário, é bom consultar os representantes para que eles te mostrem a ordem de atendimento que geralmente utilizam, e depois ser cadastrado no ERP.

 30 - Se eu agendar 15 clientes na segunda feira dentro de um bairro eu consigo criar uma cerca nesse bairro caso ele saia o sistema me avise?

R.: Neste caso a Cerca eletrônica ela é feita por cliente, os clientes tem sua latitude e longitude cadastrada no ERP, que é enviado para o Força de Vendas, através dos parâmetros:

  • GPS_EDGE_BLOCK - Cerca Eletrônica - Validar cerca eletrônica - Com este parâmetro ativado, só será permitido fazer o pedido para o cliente quando o mesmo está dentro do raio estipulado pelo parâmetro GPS_EDGE_METERS_SIZE ;
  • GPS_EDGE_METERS_SIZE - Cerca Eletrônica - Tolerância da cerca eletrônica (pode ser colocada a metragem desejada) - Quando ativado o parâmetro GPS_EDGE_BLOCK, é necessário configurar aqui o raio em Metros que será validado para a fabricação do pedido e considerado dentro do cliente;

Obs.: Nos parâmetros acima são configurados a obrigatoriedade de usar a cerca e o raio de tolerância em metros para fazer o pedido de acordo com a localização do cliente.