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Produto: Pedido de Venda
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Este Webinar foi realizado em Janeiro de 2019. |
Aprenda a utilizar o recurso de Geolocalização para acompanhar seus vendedores externos e melhorar o desempenho do seu time em suas rotas comerciais!
Perguntas e Respostas
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R.: No pedido de venda, dê um clique longo sobre o cliente, irá aparecer a opção de justificar visita, o RCA irá preencher com a justificativa de não venda para este estabelecimento. Ao fazer a justificativa, a mesma poderá ser pesquisada no Portal Executivo, Geolocalização, opção Pedido e Justificativas por Localização. |
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R.: Para rodar nas duas operações é necessário ter um portal Executivo para cada Produto, por exemplo um para o Pronta Entrega e outro para o Pedido de Venda, pois a estrutura do Banco de Dados de cada produto é diferente e independente. |
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R.: Para que a opção de Pedido e Justificativa apareça para uso, é necessário ir na aba Administração, Cadastrar usuários, Selecione o usuário e clique em Editar, vá na aba Acesso a Rotinas, Geolocalização, e marque a opção Pedido e Justificativa por Localização, peça para o Usuário sair do Portal Executivo e entrar novamente, que o relatório irá estar disponível para uso. |
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R.: É feita pela digitação do pedido. Mesmo fazendo a sincronização no final do dia, será considerado o horário que o pedido foi feito. Para não ter problema com a localização da digitação do pedido é ideal que seja ativado o parâmetro ATIVAR_GPS_PEDIDO, no Portal Admin, na aba Parametrização. Assim sempre que for digitar um pedido, é obrigatório ativar o Localização do celular. |
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R.: Sim, é o processo de Cerca Eletrônica, esta parametrização te permite informar um raio em Metros, que o RCA poderá fazer o pedido, segundo a localização cadastrada no cliente. Parâmetro GPS_EDGE_BLOCK no Portal Admin, na aba Parametrização. Obs.: Para utilizar a cerca eletrônica, é recomendável que o processo de Rota já esteja maduro, ou seja, que todos os clientes da rota tenham no cadastro do ERP a Latitude e Longitude, que os RCA’s já saibam trabalhar com Rota. E que as Rotas já tenham sido criadas e liberadas para os RCA’s. |
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R.: Sim, no painel de auditoria consolidado. |
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R.: Neste relatório será mostrado, a não venda, quando o Vendedor fizer a justificativa de não venda. Neste caso seria bom ter o Check-In Check-Out para ter uma informação mais clara das informações neste relatório. |
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R.: Sim, a rota deve ser criada no ERP, que o Pedido de Vendas, traz estas informações para serem utilizadas pelos vendedores. |
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R.: Este relatório ele não exibe a justificativa, neste caso para ter a informação de visita neste cliente, pode ser utilizado o processo de Check-In Check-Out para ter todas as informações da vista deste cliente. |
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R.: Não, pois este recurso é uma funcionalidade do Smartphone, onde o aplicativo da Máxima Sistemas não irá interferir. Neste caso o próprio RCA precisa ativar esta opção. |
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R.: O detalhe neste caso é o ato de digitar o pedido dentro do cliente, ou no raio permitido para esta localização de cliente. Pois os dados para o pedido é pego no ato da digitação e não da sincronização, então se a sincronização for feita fora do cliente não tem problemas. |
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R.: Dentro do Geolocalização, não tem um relatório neste formato, ou seja, tem-se um relatório apenas de vendedor por vendedor. |
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Para a atualização é necessário abrir uma Solicitação para a Máxima Sistemas, que um de nossos Analistas de Suporte irá entrar em contato para fazer a mesma. |
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R.: A roteirização é divida em duas partes: 1ª Quando é feita a rota no ERP; 2ª Quando a Job Compromissos atualiza o Força de Vendas essa Job roda com um tempo pré determinado irá atualizar essas informações para o Pedido de Vendas, mas pode ser feito este processo de forma manual no portal Admin na aba Cadastros, Executar Jobs do sistema, selecione a Job Compromissos, ao executar-lá atualizará o que foi feito no ERP para o Aplicativo. Para ver o roteiro vá na aba clientes irá abrir os clientes que serão utilizados na rota de hoje, e a sequencia que será exibida é a que foi cadastrada no ERP. Para mais informações sobre a visualização da rota pode ser visto o artigo Como posso visualizar o roteiro de outros dias?. |
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R.: Sim, Verde claro sãos as Vendas dentro da Rota e o Verde Escuro são as Vendas fora da Rota. |
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R.: Ainda não temos esta opção. Hoje é validado a sequência cadastrada no ERP. |
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R.: Ainda não temos, hoje validados como está cadastrado no ERP. |
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R.: As localizações exibidas no Mapa são os campos Latitude e Longitude cadastrada no cadastro do cliente no ERP, a grande questão é que estes campos podem ser preenchidos de várias formas:
Por Alteração no cadastro do cliente:
No momento da justificativa de visita:
Ao enviar um novo pedido de vendas:
Obs: Ainda existe o parâmetro para preencher as coordenadas apenas quando os campos estiverem vazios:
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R.: Neste caso ele mistura os dados pois muitas vezes existe a necessidade ir no cliente que não está na rota de hoje, o que pode ser feito é parametrizar o pedido de vendas, para não fazer a visita fora de rota, e quando houver a necessidade de fazer esta visita fora da rota parametrizar para permitir gerar rota avulsa, que nesta tela irá aparecer como se o cliente estivesse na rota deste RCA para este dia. |
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R.: Não necessariamente, por Exemplo: Salvei um pedido as 14h, e sincronizei para enviar, mas desde as 12h não é ativado o GPS, ou seja, desde as 12h não é enviado os dados de localização. Para evitar que isso aconteça, é necessário ativar o parâmetro GPS_IS_REQUIRED_CONFEC_PEDIDO - Quando este estiver setado como “S”, o RCA não conseguirá iniciar ou salvar um pedido sem o GPS ligado - que não deixa o Representante enviar o pedido caso o GPS esteja desligado. Este parâmetro é ativado no Portal Admin, na aba Parâmetros do Sistema. E existe ainda a possibilidade de verificar se o Representante desligou o GPS propositalmente, na opção Geolocalização, Mapas, clique no representante depois na opção Informações do Aparelho, na opção Provedor selecione GPS, que será emitido o relatório do GPS deste RCA. |
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R.: Neste caso basta estar com o GPS ativado. No caso quando ele está com o GPS ativo e a internet inativada, ele irá coletar todas as marcações do GPS e ao ligar a internet, o aplicativo manda de forma automática para o banco de dados da Máxima Sistemas. O ideal seria estar com o GPS sempre ativo, e se possível a internet também. |
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R.: Sim, dá para verificar se a justificativa foi dentro ou fora do cliente. No painel de Auditoria, Clique na Filial, depois supervisor e por fim clique no RCA, no final do relatório da parte inferior da tela, irá mostrar o campo “Fora do PDV”, este campo se refere ao campo “Justificativa”. Image Modified |
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R.: No painel de auditoria, ele não mostra a separação dos clientes agendados e atendidos fora da rota, ou seja, se o Representante tem 20 clientes agendados ele visitou 20 clientes, mas 10 foram fora da rota e 10 dos que estavam na rota ele não irá fazer esta distinção. |
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R.: É o horário do ultimo pedido digitado, a não ser que se utilize o processo de Check-In Check-Out, que então será o último Check-out feito. Como utilizar as opções de check-in / check-out no Pedido de Venda Android? |
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R.: Neste caso não, a partir do momento que é gerado a visita avulsa, ele entra para agenda do dia do Representante, que foi feita a visita avulsa. Ele considera só estes clientes como parte a agenda apenas neste dia, para a próxima semana ou quinzena ele considera a agenda normal. Isso é nativo do próprio ERP que também considera desta forma. |
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R.: O tempo de atualização está muito grande, a marcação do GPS não depende da sincronização do aparelho e sim da Internet, existe um Timer para ser atualizado as informações desde que a Internet esteja ativa, e o Timer não é muito grande , se a demora for constante, abra uma solicitação para que nossos Analistas de Suporte possam analisar esta demora. |
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R.: Sim, isso pode ser feito pelo maxCom. Caso tenha interesse entre em contato com a Máxima Sistemas, ou se já possuir o produto esta função pode ser feita juntamente com nossos analistas de Suporte. |
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R.: Sim, só que as capturas feitas do GPS será enviada para o banco de dados da Máxima, quando a Internet for ativada. |
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R.: Geralmente sim. Dica: Antes de cadastrar no ERP este itinerário, é bom consultar os representantes para que eles te mostrem a ordem de atendimento que geralmente utilizam, e depois ser cadastrado no ERP. |
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R.: Neste caso a Cerca eletrônica ela é feita por cliente, os clientes tem sua latitude e longitude cadastrada no ERP, que é enviado para o Força de Vendas, através dos parâmetros:
Obs.: Nos parâmetros acima são configurados a obrigatoriedade de usar a cerca e o raio de tolerância em metros para fazer o pedido de acordo com a localização do cliente. |
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