Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Produto: Pedido de Venda

Os processos abaixo irão trabalhar com captura de localização do Vendedor/RCA, mas os mesmos não são Jornada de Trabalho, o que eles fazem é sugerir uma melhor rota ao vendedor para auxiliar em seu trabalho.

As imagens com o processo de cada recurso possuiu link para os artigos completos, então para mais informações sobre o processo, clique na imagem.


O Rastreio de Vendedor, são processos que pegam a localização do vendedor, para acompanhar a visita em sua carteira de clientes e assim conseguir identificar se a Rota de Clientes foi efetivamente visitada.

Para isso existe alguns processos que podem ser feito esse acompanhamento, dentre ele a Geolocalização e o Chekin-Chekout. Abaixo como parametrizar estes processos.


Geolocalização 

No Geolocalização, o aparelho do Vendedor/RCA, irá capturar as coordenadas da Rota que está sendo feita, essas coordenadas são enviadas para o Server do Pedido de Venda, assim poderão ser utilizadas pelo Portal Executivo ou maxGestão, para montar o mapa com a rota feita pelo Vendedor/RCA

Para utilizar este recurso deve ser feito o processo abaixo:


 Os principais parâmetros para iniciar utilizar a Geolocalização são: 


No artigo Como parametrizar o pedido de vendas para utilizar o geolocalização?, você terá todos os parâmetros que envolvem este processo.


  • GPS_IS_REQUIRED_CONFEC_PEDIDO Quando este estiver setado como “S”, o RCA não conseguirá iniciar ou salvar um pedido sem o GPS ligado - Obriga o GPS estar ativo na confecção do Pedido. O RCA não conseguirá iniciar ou salvar um pedido sem o GPS ligado;

  • GPS_TRACKING_ENABLED - Cerca Eletrônica - Habilitar acompanhamento - Ativa o rastreamento da localização do aparelho quando o aplicativo do Pedido de Vendas ou maxPedido estiver instalado;

  • GPS_TRACKING_INTERVAL - Cerca Eletrônica - Define o intervalo de rastreamento, o mesmo é definido em segundos;  

  • GPS_TRACKING_STARTTIME - Cerca Eletrônica - Horário inicial do acompanhamento (pode ser alterado) - Define o horário para  inicio do rastreamento. Exemplo 0800 - Corresponde a 08:00;                 

  • GPS_TRACKING_STOPTIME - Cerca Eletrônica - Horário final do acompanhamento (pode ser alterado) - Define o horário para  término de rastreamento. Exemplo: 2359 - Corresponde a 23:59;

  • GPS_EDGE_BLOCK - Cerca Eletrônica - Validar cerca eletrônica - Para utilizar cerca eletrônica;

  • GPS_EDGE_METERS_SIZE - Cerca Eletrônica - Tolerância da cerca eletrônica (pode ser colocada a metragem desejada) - Para utilizar tolerância de cerca eletrônica, delimitar os metros no parâmetro;

  • No portal Admin → Cadastro → Cadastro de Usuários será necessário deixar a permissão Bloquear captura de informações de Geolocalização deverá estar desmarcada.  


Pedido de Venda Android

Depois de configurado para que o Vendedor/RCA utilize o processo de Geolocalização, o Pedido de Venda Android irá fazer a captura das coordenadas, para isso será necessário se atentar a alguns aspectos do aparelho:



Os recursos abaixo serão configurados no próprio aparelho do Vendedor/RCA, ou seja, são recursos nativo do aparelho, então pode mudar de lugar dependendo da marca e modelo do aparelho.

Geralmente com um clique logo sobre o aplicativo, ele irá aparecer algumas opção para configuração, selecione a Inform. do app, que será encontrado as poções de configurações abaixo.

Ou na opção de Configuração do Aparelho , deverá ser verificado e liberado as permissões abaixo.


1.Este recurso se utiliza inteiramente do GPS, então o mesmo precisa estar em modo alta precisão;

2.O GPS do aparelho não pode estar descalibrado ou com defeito, senão o mesmo irá pegar coordenadas diferente da realidade;

3.O aplicativo tem que ter  permissão para acesso LOCAL ou GPS;

4.A utilização do modo economia de bateria é totalmente proibida pois esse recurso do aparelho prejudica no desempenho do GPS;

5.Pacote de dados de internet deverá sempre estar ativo;

6.A opção de Notificação tem que estar ativada;

7.O aplicativo tem que estar permitido para ser utilizado em 2º plano;

8.O aparelho do Vendedor/RCA não pode ficar em contato direto com objetos metálicos como papel alumínio, recipientes de alumínio, ou recipientes que tenham características isolantes.

Exemplo de Isolamento:

Marmita de alumínio, caçamba de Caminhão, telha de zinco, locais subterrâneos como garagem de prédio.


Utilizando o processo de Geolocalização ainda é possível alterar a coordenada dos clientes durante a confecção dos pedidos. Para isso será necessário fazer uma parametrização:

  • GPS_UPDATE_COORDENADAS_ON_ALTERACAO_CADASTRO_CLIENTE - Define em que momento irá alterar as coordenadas do cliente. -  Atualiza as  coordenadas do cliente ao alterar o cadastro;

  • GPS_UPDATE_COORDENADAS_ON_JUSTIFICATIVA_VISITA - Define em que momento irá alterar as coordenadas do cliente. - Atualiza as coordenadas do cliente ao se justificar uma visita;

  • GPS_UPDATE_COORDENADAS_ON_PEDIDO -  Define em que momento irá alterar as coordenadas do cliente. - Atualiza as coordenadas do cliente ao se enviar um pedido;

  • GPS_UPDATE_COORDENADAS_SOMENTE_SE_NAO_PREENCHIDO - Só altera as coordenadas se estiverem vazias. - Atualiza coordenadas cliente SOMENTE se as coordenadas já não tiverem sido preenchidas;

  • CONFIRMA_ATUALIZACAO_COORDENADA_CLIENTE - Ao término da confecção de um pedido, o sistema vai questionar o usuário se ele deseja atualizar as informações de GPS do cliente (Em conjunto com GPS_TRACKING_ENABLED).

  • No portal Admin → Cadastro → Cadastro de Usuários será necessário deixar a permissão Bloquear captura de informações de Geolocalização deverá estar desmarcada. 


No artigo Como parametrizar o pedido de vendas para utilizar o geolocalização?, você terá todos os parâmetros que envolvem este processo.


Check-in/Check-out

Com este processo, o Vendedor/RCA irá ticar a visita feita em um cliente, ou seja, sempre que o Vendedor/RCA inciar uma visita ao cliente ou venda, ele faz um Checkin, informando que chegou no cliente, e ao terminar a vista ou venda, ele faz o checkout, informando que terminou o atendimento. Assim dá para saber quanto tempo o Vendedor/RCA ficou no cliente, e quais os clientes ele visitou aquele dia.

No artigo Como utilizar as opções de Checkin / Checkout no Pedido de Venda Android?, você terá todos a todo o passo a passo e parâmetros, que envolvem este processo.

Para utilizar este processo será necessário habilitar alguns parâmetros, abaixo os principais parâmetros que envolve o check in e check out:

  • UTILIZA_CHECKIN_CHECKOUT -  Habilita utilização de check in e check out no Pedido de Venda versão 17. Trabalha em conjunto com o parâmetro GPS_IS_REQUIRED_CONFEC_PEDIDO como S. - Deve estar Marcado.

  • LIMITE_RAIO_CHECK_IN_OUT - Ira determinar o limite de raio que o representante poderá realizar a chegada e saída. Parâmetro GPS_TRACKING_ENABLED é necessário.

  • GPS_IS_REQUIRED_CONFEC_PEDIDO - Quando este estiver setado como “S”, o RCA não conseguirá iniciar ou salvar um pedido sem o GPS ligado - Deve estar Marcado.

  • GPS_TRACKING_ENABLED - Cerca Eletrônica - Habilitar acompanhamento - Ativa o rastreamento da localização do aparelho quando o aplicativo do Pedido de Vendas ou maxPedido estiver instalado;

  • VALIDAR_CHECKIN_SEQ_VISITA_AVULSA - Não obriga check in quando ocorrer venda avulsa, fora do local do cliente. 



Artigo sugerido pelo analista Lucas Silva.

  • No labels